Seu bebê bateu ou arrancou o dente?

Cerca de um terço de todas as crianças pequenas experimentam algum trauma relacionado a dentes, geralmente entre 18 e 40 meses. Aqui está o que fazer quando os branquinhos perolados levarem um golpe.

Batida no dente

Se o dente de leite for arrancado por completo, as chances são de que o dentista não será capaz de reimplantá-lo. Os dentes permanentes, por outro lado, podem ser reimplantados dentro de até duas horas depois de terem sido feridos.

O que fazer

Em todos os casos de dentes faltando, aplique pressão constante e firme no buraco. Se o sangramento não parar após 10 minutos, vá ao dentista ou à sala de emergência. Uma vez que o sangramento tiver parado, dê um remédio recomendado para aliviar a dor.

Ruptura parcial

Se o dente estiver, em parte, fora da gengiva ou houver uma fissura correndo até a parte superior do dente, ou uma bolhinha de carne avermelhada (a polpa dentária) de fora, vá ao dentista imediatamente. Se o dente acaba se mexendo um pouco, seu filho provavelmente empurrará o dente de volta no lugar com sua língua. Se um dente afundou para dentro da gengiva (intrusão), mas não estiver quebrado ou sangrando, espere pela próxima visita ao dentista.

Ação de extração

Após qualquer trauma dental, os dentes de leite são susceptíveis a mudarem de cor ao longo de um período de várias semanas. Isso significa que o interior do dente morreu e pode ter de ser removido.

Problemas de gengiva

Se o seu filho cortou ou machucou as gengivas ou lábios, aplique pressão a frio com um pequeno saco de gelo ou uma barra de frutas congeladas. Se o corte for maior do que 0,6 centímetros ou atravessar a borda do lábio, leve seu pequeno ao seu profissional de saúde. O profissional de saúde pode garantir que tudo se curará corretamente. Não entre em pânico se o seu filho cortar a língua e você vir um monte de sangue. A língua tem um bom suprimento de sangue, e mesmo que ela assuste, geralmente se cura sozinha.

Adeus às cáries

Mesmo que eles não sejam permanentes, os dentes feridos do bebê ainda precisam de atenção. O trauma neles pode prejudicar os dentes permanentes em desenvolvimento sob a gengiva, possivelmente atrasando o tempo em que eles aparecem.

DICA:

É uma boa ideia fazer uma consulta odontológica antes de o seu bebê estar realmente correndo pra todo lado. Pediatras e dentistas recomendam que a primeira visita seja junto com seu primeiro aniversário.

Resumo

Você sabia que cerca de um terço de todas as crianças pequenas experimentam algum trauma relacionado a dentes, geralmente entre 18 e 40 meses? Saiba o que fazer quando os branquinhos levarem um golpe e como ajudar o seu filho

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie