Diarreia infantil

Tudo sobre como tratar a diarreia no seu bebê

Um dos sintomas mais comuns de problemas de barriga é a diarreia – fezes aquosas que são diferentes na aparência e frequência do que aquelas que seu bebê fazia antes. (Esse é um detalhe importante, uma vez que muitas crianças pequenas, especialmente os bebês amamentados, normalmente têm fezes finas ou aquosas.

A maioria das diarreias infecciosas é causada por vírus que tendem a ser mais comuns no verão, mas podem vir a qualquer hora. Essas infecções geralmente duram vários dias, mas você só tem de dar tempo ao tempo.

Mantenha seu bebê hidratado

A chave é dar a seu bebê abundância de líquidos, mesmo se ele não tiver muito apetite ou parecer ter muita sede. Continue a alimentá-lo se a sua diarreia for leve. Dê-lhe pequenas porções de alimentos leves que contenham fibra pectina ao longo do dia. Tente compota de maçã, arroz, bananas e purê de batatas. Se você estiver se alimentando com leite artificial, adicione 30 ou 60 ml extras de água à mistura, diluindo a fórmula ligeiramente. Evite chás, que não têm os sais necessários, bem como sucos de frutas – eles realmente podem aumentar a perda de fluido por causa de seu alto teor de sal. 

Se as fezes do seu bebê forem particularmente frequentes e aquosas (de hora em hora, por exemplo, e encharcaram a fralda), pode ser necessário dar-lhe 30 ou 60 ml de uma solução eletrolítica comercial a cada hora ou duas um dia antes de voltar à sua alimentação padrão.

Procure um médico se a diarreia não passar

Se a diarreia não estiver melhorando, consulte o seu profissional de saúde. Dar ao seu bebê qualquer medicamento para diarreia sem instruções muito explícitas de um profissional de saúde experiente pode ser perigoso. Esses tratamentos podem causar sérias paralisações do intestino e sedação.

A diarreia quase sempre cria irritação da pele na área da fralda. De acordo com opiniões de profissionais, o aspecto mais importante da saúde da pele infantil e redução da irritação é manter a área da fralda limpa e seca com trocas imediatas de fraldas quando as fezes forem eliminadas. Troque a fralda do seu bebê com frequência e aplique vaselina ou uma pomada com óxido de zinco na área – ou use uma fralda com vaselina incorporada no forro – para proteger a pele dele das propriedades queimaduras das fezes de funcionamento rápido.

Na minha opinião, o aspecto mais importante da saúde da pele infantil e redução da irritação é manter a área da fralda limpa e seca com trocas imediatas de fraldas quando as fezes forem eliminadas.

Dra. Mary Sommerland, (Dermatologista Consultor, Reino Unido)

Quando buscar ajuda médica

É difícil saber quando entrar em contato com o profissional de saúde, mas se o seu filho estiver exibindo qualquer dos seguintes sintomas, ligue para seu profissional de saúde imediatamente:

  • Boca seca, falta de lágrimas, urina escura, ou passando mal

  • Fezes contendo pus ou sangue, ou que sejam pretas ou verdes persistentemente

  • Vômitos que acompanham a diarreia, com duração de mais de oito horas

  • Febre alta ou dor abdominal grave que acompanha a diarreia.

Pequenas queixas em relação à barriga são típicas entre as crianças. É importante que você entenda como tratá-las em casa para evitar atendimentos de emergência, internações e desconforto prolongado. Seu pequeno logo se sentirá melhor!

Para mais informações leia também:

  1. Ideias de lanches saudáveis para sua criança 

  2. O que dar de comer a uma criança de 2 anos Atualizada Maio 07, 2018 | 1 Minutos de leitura 

  3. Nutrição infantil: uma dieta vegetariana equilibrada para as crianças pequenas

Resumo

Um dos sintomas mais comuns de problemas de barriga é a diarreia. A maioria das diarreias infecciosas é causada por vírus que tendem a ser mais comuns no verão, mas podem vir a qualquer hora. Essas infecções geralmente duram vários dias, mas você só tem de dar tempo ao tempo. Saiba como tratar a diarreia do seu bebê.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Fontes

Consentimento de cookie