Segurança durante o sono do bebê

Aprenda como proteger o bebê de possíveis acidentes noturnos

Quantas vezes você coloca o seu bebê para dormir e se preocupa com sua segurança? Você coloca sua orelha perto de sua cabeça para verificar se ele está bem? Tenha certeza que existem várias coisas que você pode fazer para manter seu bebê seguro quando ele está dormindo. Conheça as 3 principais dicas para seu bebê dormir bem!

Posição de dormir para bebês

Embora o risco de síndrome da morte súbita do lactente seja muito reduzido após os seis meses, ainda é uma boa ideia colocar seu bebê para dormir de costas. Só não se surpreenda se ele não ficar nessa posição. Depois de seis meses, é provável que o bebê role durante a noite, e ele também está muito melhor no sentido de conseguir deixar a cabeça livre da cama para respirar bem.

Os pais podem ajudar seu bebê a dormir implementando uma rotina consistente de dormir no início da noite que pode incentivar mais sono por esse período, além de ensiná-lo a descansar por mais tempo

Mantenha seu bebê seguro quando ele estiver dormindo

Mantenha cobertores, roupa de cama fofinha, travesseiros e bichos de pelúcia e almofadas muito macias fora do berço do seu bebê.

  • Mantenha a amamentação, se puder.

  • Controle a temperatura em torno de seu bebê; vista-o com roupas leves - mantenha-o aquecido, mas não muito quente.

  • Fumar no quarto do seu bebê é totalmente proibido – na verdade, isso nunca deveria acontecer em qualquer lugar perto dele.

  • Certifique-se de que o colchão do seu bebê esteja limpo e firme e se encaixa na cama corretamente.

  • A roupa de cama deve ter o tamanho certo do colchão também.

  • Nada de móbiles (sejam de atividades ou comuns) no berço dos bebês com mais de 5 meses. Os móbiles devem estar fora do alcance do bebê, quando utilizados. 

  • O colchão deve ser colocado no nível mais baixo para os bebês que conseguem se puxar e ficar de pé.

Observações sobre o berço do bebê

Tem certeza de que o berço do seu bebê é seguro?

Se você o comprou novo, não precisa se preocupar – todos os berços modernos têm de atender às diretrizes de segurança federais. Se você optar por usar um berço mais antigo, então aqui estão alguns fatos para ter em mente:

  • Berços feitos antes de 1985 podem ter barras que estejam muito distantes entre si (mais de 6 cm) e podem prender a cabeça do bebê.

  • Os cantos não devem ser maiores do que 1,6 mm.

  • Não deve haver recortes de design na cabeceira

  • Evite os berços com laterais removíveis. Eles foram proibidos nos EUA em dezembro de 2010.

  • Berços com pintura com tinta contendo chumbo (o que é muito comum em berços acabados antes de 1972) devem ser lixados e repintados com um esmalte resistente. 

Manter seu filho seguro quando ele está dormindo é crucial para o bem-estar dele e sua própria paz de espírito.

Os pais podem ajudar seu bebê a dormir implementando uma rotina consistente de dormir no início da noite que pode incentivar mais sono à noite e ensiná-lo a descansar por mais tempo.

Dr. Louisa Gossé, (Centro De Desenvolvimento Cérebro E Cognitivo, Universidade De Birbeck De Londres)

Em resumo

Quantas vezes você coloca o seu bebê para dormir e se preocupa com sua segurança? Tenha certeza que existem várias coisas que você pode fazer para manter seu bebê seguro quando ele está dormindo. Conheça as 3 principais dicas para seu bebê dormir bem!

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Tudo Sobre o Sono do Bebê Recém-Nascido

  2. Problemas de sono do recém-nascido

  3. Técnicas para acalmar o bebê 

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. 9 medidas para garantir a segurança do sono das crianças

  2. Recomendações sobre sono seguro

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Fontes

Consentimento de cookie