Pular para navegação
Pampers© amor sonhos & brincadeiras
Bem-vindo(a)  
Cadastre-se   ou   Entrar 
Brasil

Cinco formas de incentivar seu filho a falar

0   Pessoas comentaram
nesse artigo
 
0
 
0
Social Sharing

Ler este artigo

O que é isso? Seu bebê está fingindo ler para o ursinho preferido? Prepare aquele grande sorriso de mamãe orgulhosa!

Após completar um ano, ele começará a se preparar para se tornar uma criança muito falante. No entanto, na medida em que sua fala se desenvolve, é importante não comparar seu filho com outras crianças. Cada criança desenvolve habilidades de fala em ritmos diferentes, e todas têm disposições diferentes. Mesmo depois de completarem um ano, algumas crianças simplesmente não falam tanto quanto as outras.

Dito isso, veja aqui cinco coisas que você pode fazer com seu bebê para incentivar a experimentação ativa e aberta das palavras. Prepare-se para ouvir muitos balbucios!

Faz de conta.
A maioria das crianças conhece cerca de 50 palavras ao completarem 2 anos de idade. Muitos conseguem até falar duas palavras juntas e comunicar uma frase, ainda que curta. A imitação é uma importante forma de aprendizado infantil. Você pode brincar de fazer imitações com seu bebê, como fazer de conta que fala ao telefone, ele vai adorar imitá-la.

Outras brincadeiras que desenvolvem a fala do bebê incluem a montar um restaurante com animais de pelúcia e comida de mentirinha ou usar uma caixa registradora de brinquedo para fazer de conta que está em uma quitanda. Procure dar ao bebê um tempo para brincar sem você influenciá-lo; fazer isso todos os dias desenvolverá sua criatividade. Você achará o máximo vê-lo organizar seus brinquedos e começar a tagarelar com eles.

Leiam juntos.
Procure ler pelo menos alguns livros junto com seu filho, em voz alta, a cada dia. Você também pode levá-lo à biblioteca com frequência. Enquanto você lê, peça ao seu bebê para ajudá-la a virar as páginas. Aponte para as ilustrações e faça perguntas para criar um diálogo (“O que o cachorro está falando?” ou “Onde está o fazendeiro?”). Quando você tiver vários livros em casa, leia as mesmas estórias várias vezes. Você vai ficar impressionada com a rapidez com que a criança se lembra da história; em algumas partes ele até vai querer participar. Mais tarde, convide-o a ler suas histórias favoritas para os bonecos e animais de pelúcia.

Fale com seu filho.
Mantenha um diálogo com seu filho todos os dias, com voz de adulto. Quando seu filho fizer um ano, você poderá passar a usar menos a “fala de bebê” e começar a falar com ele com sua voz normal. Ele vai começar a perceber alguns sinais e imitar os sons que você faz, e vai começar a falar como uma pequena criança. Use gestos para que ele os imite quando não encontrar as palavras certas.

Faça perguntas.
Algumas crianças de 2 anos de idade experimentam fazer frases de duas ou três palavras. Você pode incentivar essas respostas fazendo perguntas ao seu filho durante o dia, como “Que brinquedo você quer?” ou “Quem é ele?”). Embora suas “frases” não expressem o pensamento completo, elas normalmente são fáceis de entender. Comunique-se constantemente com seu filho e balance a cabeça ou sorria, mesmo que sua resposta esteja tecnicamente incorreta ou sem sentido.

Introduza palavras novas.
Muito provavelmente as primeiras palavras do bebê serão os nomes da família, brinquedos favoritos e itens caseiros encontrados diariamente, como leite. A coisa mais importante a ser lembrada sobre o desenvolvimento da fala é que os bebês aprendem ouvindo e praticando sozinhos. Aponte e descreva itens novos para a criança, desde partes do corpo, como braços e pernas, até coisas na natureza, como pássaros e árvores. E acima de tudo, divirta-se!


 
Social Sharing
 
0

Comentários dos membros

Você pode gostar de

Pampers Total Confort– Absorção mais rápida para até 12h de Sono de Ouro.

Saiba mais sobre Pampers Total Confort
Pampers Total Confort