Socialização para bebê

A importância de brincar com outras crianças

Brincar com outros bebês e crianças pode render algumas lágrimas e puxões de cabelo, mas tem muito a acrescentar em relação ao desenvolvimento dos pequenos. Por isso é tão importante a socialização do bebê.

Processos de fala do bebê

Nesta fase geralmente seu bebê está tentando falar algumas palavras, como "mama" e "papa". Muitas de suas tentativas ainda são abstratas, como "bo" para "bola", por exemplo. Estes novos sons levam os outros a dar ao bebê as palavras que ele quer, e é isso que ensina a linguagem a ele. 

Antes de ele se apaixonar por dar nomes às coisas ao seu redor, ele apontará para elas. É um processo que os psicólogos chamam de "ação conjunta compartilhada". Ele começará a balançar seu dedo para os objetos que quer e logo passará a apontar para coisas interessantes, apenas para compartilhá-los com você. Ele fará caretas para que você ria e dançará e fará poses para reter sua atenção. Ninguém entende o significado por trás dos gestos e comportamentos dele melhor que você, então ele se dedicará por inteiro a obter as respostas que deseja.

Sua pequena borboleta social

Muitos bebês dessa idade gostam de estar com crianças da sua própria idade, como irmãos, parentes e vizinhos. Seu bebê pode gostar de olhar para outras crianças e pode até tentar imitá-las, mas brincar realmente juntos só ocorre depois. 

Segundo a pedagoga Cynthia Adriana Alves Fernandes Pinto Coelho, pós-graduada em psicopedagogia com foco em Infância, Cultura e Práticas Formativas, explica que a interação com outros bebês começa a partir dos seis meses. Nessa fase, no entanto, se resume a sorrisos e imitações. “O bebê imita os adultos, mas também imita as crianças. Isso pode oferecer desafios e possibilidades, tanto motores quanto linguísticas. Ele vai imitar o que outro bebê faz e vai achar gostoso, será um aprendizado”, afirma.

Antes de completar um ano, o bebê ainda tem mais interesse por objetos e brinquedos, pois está começando a explorar o mundo. Mas um pouco mais tarde, principalmente a partir de um ano e meio, interage com outras crianças – mesmo que as duas fiquem brincando sozinhas, mas uma ao lado da outra. Essa interação traz novas experiências ricas que o pequeno não vive com um adulto.

Uma observação sobre imitação infantil

Os bebês gostam de repetir qualquer ação que gere uma risada. Cuidado para o que você recompensa com um sorriso – pode não ser algo que mereça uma repetição!  Ao invés disso, concentre-se em ensinar as crianças mais velhas como trocar de brinquedos com seu bebê.

Como fazer o bebê socializar

A escolinha não é o único espaço onde pode ocorrer a socialização das crianças. 

Em espaços comuns, como parques e pracinhas, é possível marcar encontros para que os pequenos interajam. Há, ainda, aulas de natação e outras atividades que podem ser boa opção. Ter um irmão, ou parentes pequenos próximos com quem conviva com frequência, também.

“Muitas vezes, os pais não confiam na capacidade da criança e no seu desenvolvimento físico, biológico e motor. Portanto, há o medo de deixar a criança experimentar”, afirma Cynthia. "Mas colocar a criança na escolinha, ou permitir que conviva mais com outros bebês em áreas públicas, tem impactos positivos a curto e a longo prazo."

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Resumo

Brincar com outros bebês e crianças pode render algumas lágrimas e puxões de cabelo, mas tem muito a acrescentar em relação ao desenvolvimento dos pequenos. Por isso é tão importante incentivar a socialização do bebê.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie