Ideias de lanches saudáveis para sua criança

Lanches saudáveis para crianças são fáceis de combinar uma vez que você sabe o que utilizar. 

Aqui estão algumas dicas para o seu bebê enquanto ele cresce e se desenvolve.

Lanches para o seu filho de um ano de idade

Seu filho de um ano não parece comer mais nada, já que seu apetite e taxa de crescimento diminuíram. Mais uma razão para atiçá-lo com lanches saborosos, saudáveis e nutritivos. Os bebês dessa idade estão prontos para comer coisas com a mão. 

Confira essa lista:

  1. Ovos são uma boa fonte de nutrição equilibrada. O ferro na gema do ovo é bom para os bebês. Porém, alguns bebês podem ser alérgicos a claras de ovos, por isso, preste atenção a qualquer reação. Não se preocupe com o colesterol. Os bebês precisam de mais do que você. Três ou quatro ovos por semana são suficientes. Mini Omeletes cortados em quadrados e tiras são fáceis de manusear.

  2. Frutas frescas são melhores do que apenas suco de frutas. Embora o suco de fruta tenha muito açúcar, as frutas em si são ótimas fontes de vitaminas e outros nutrientes. Dê ao seu filho pequenas fatias de um pêssego fresco e suculento ou banana amassada e veja quanto tempo ele consegue resistir!

  3. Molho de maçã é outra maneira inteligente de dar frutas ao seu filho. Esteja pronta para uma bagunça, já que seu filho verá isso como uma comida para comer com as mãos.

  4. Tirinhas de queijo ou pequenos cubos de queijo são uma boa maneira de dar cálcio ao seu filho. Queijo cottage também é uma boa pedida; mais uma vez, esteja pronta para uma bagunça!

  5. Legumes cozidos em cubos, como cenoura e vagem, fazem um lanche saboroso. Evite ervilhas inteiras.

  6. Batatas, cozidas e cortadas em cubos, resolvem o problema. Cuidado com o hábito da batata frita: muita quantidade, muito gordurosa e muito salgada.

Lanches para o seu filho de 1 ano e 5 meses de idade

Nessa idade, a sua criança precisa de dois ou três lanches nutritivos por dia, além das refeições. Tente isto:

  1. Bananas maduras cortadas em pedaços ou oferecidas inteiras

  2. Torrada: a comida principal da sua criança pequena. Tente espalhar uma fina camada de manteiga de amendoim cremosa ou queijo cremoso para dar mais valor nutritivo.

  3. Tirinhas de queijo, fatias de mussarela, cubos de queijo branco - o que funcionar. Se você encontrar um queijo que sua criança pequena goste, deixe-o comer.

  4. Manteiga de amendoim e biscoitos são geralmente um sucesso.

  5. Pedaços de cereais sem açúcar —Coloque um pouco em um copo para um lanche da tarde.

  6. Bolos de arroz sem sal. –Grandes e divertidos para as pequenas mãos segurarem.

  7. Bagels. Essas são alternativas maravilhosas para lanches saudáveis. Corte-os em pedaços pequenos o suficiente ou apenas na metade para mastigar. Adicione o queijo cremoso, queijo derretido e resfriado ou purê de frutas.

Lanches para seu filho de dois anos de idade

Observe a dieta do seu filho para se certificar de que ele está recebendo o suficiente dos nutrientes importantes, como ferro, cálcio, vitaminas B e proteínas. Aqui está uma lista de alguns alimentos repletos de nutrientes que dão ótimos lanches para o seu pequeno se deliciar.

  1. Ovos mexidos, ovos cozidos. Eles são uma grande fonte de ferro e proteínas. Faça mini omeletes e corte-os em pedaços médios.

  2. Palitos de tirinhas de queijo, fatias e cubos de queijos, uma maneira inteligente de fazer o seu pequeno comer cálcio e proteína.

  3. Palitos de peixe: –um dos favoritos para o jantar e boa fonte de cálcio. Combine com um delicioso purê de batatas para obter carboidratos, e você tem uma refeição!

  4. Produtos de grãos sem sal, como bolos de arroz e torradas, são grandes fontes de vitaminas B, e as crianças geralmente gostam por terem sabor suave..

  5. Fatias de maçã, fatias de pêssego, ameixas, rodelas de laranja. –Você não tem como errar com frutas frescas.

  6. Frutas secas e passas. Certifique-se de cortar a fruta em tiras e remover os caroços das ameixas ou tâmaras.

  7. "Pequenas árvores" ou pedaços cozidos no vapor de brócolis e couve-flor, ficam muito boas com purê de batatas. Se forem introduzidos cedo, esses podem tornar-se lanches favoritos.

Alimentos que devem ser evitados

Certos alimentos oferecem sérios riscos de asfixia para crianças dessa faixa etária.

Tais como:

  • Salsicha (a menos que cortado em pedaços pequenos

  • Uvas inteiras, tomates cereja inteiros

  • Balas duras

  • Oleaginosas

  • Pipoca

  • Cenouras cruas, aipo, vagem, ou qualquer vegetal duro

  • Sementes (tais como sementes de abóbora ou sementes de girassol)

  • Pedaços grandes de qualquer comida, como carne ou batatas

  • Pedaços grandes de manteiga de amendoim (utilize sempre o tipo cremoso e espalhe-o levemente em um biscoito ou torrada.)

Um pouco sobre sucos

O suco é uma bebida doce que é altamente viciante para seus filhos. Sucos engarrafados podem provocar infecções de ouvido e cáries nos dentes. Um copo pequeno de suco para acompanhar um lanche é bom, mas certifique-se de que o suco não se torne o prato principal. Suco de fruta de verdade é melhor do que "bebidas de frutas", coquetéis ou outros produtos sintéticos. Leia os rótulos e certifique-se de que o suco será bom para o seu filho.

Para saber mais informações, leia também:

  1. Alimentação saudável para crianças pequenas: alimentos bons para crianças 

  2. Indo ao restaurante com seu bebê 

  3. Ensinando seu bebê a ter amor pela leitura

Resumo

Se seu filho de um ano não parece comer mais nada, não se preocupe. O apetite e taxa de crescimento diminuíram. Por isso, temos mais uma razão para atiçá-lo com lanches saborosos, saudáveis e nutritivos. Os bebês dessa idade estão prontos para comer coisas com a mão, o que pode ser útil para consumir esses lanchinhos.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie