Gravidez de homem

Gravidez feminina afeta os homens com sintomas físicos e emocionais

Muitas pessoas não sabem, mas é super normal que pais "grávidos" reclamem de enjoo matinal, desejos de comida e dores nas costas - coisas que esperam de suas esposas, não de si mesmos.

Sintomas físicos

Pesquisadores afirmam que até 60% dos homens sofrem algum tipo de sintoma físico quando suas parceiras estão grávidas. (O Dr. Jerrold Lee Shapiro, especialista no tema de futuros pais, admite que ganhou 15 quilos nas duas vezes em que sua mulher engravidou).

Estas mudanças são mais provavelmente o resultado do desejo masculino de participar mais da gravidez que, afinal, transformará a sua vida. Os homens estão se preparando para sua nova função como pai.

Embora seja esperado, na maior parte das culturas ocidentais, que os pais participem ativamente no parto, eles recebem pouca orientação quanto ao seu envolvimento.

  1. O que eles devem fazer?

  2. Como eles devem se sentir durante os nove meses?

Os papéis dos seus próprios pais geralmente não dão a eles uma direção clara. E, às vezes, brincadeiras de boa intenção de amigos e colegas de trabalho aumentaram, e não diminuirão, sua ansiedade.

A tensão pode aumentar quando os homens vão, com suas parceiras, a exames pré-natal ou a outras atividades "apenas para mulheres".

Os futuros pais se sentem constrangidos e se perguntam: Onde eu devo ficar?

O que devo observar?

Como eu me sinto sobre essa outra pessoa tocando e examinando minha esposa intimamente?

Posso fazer perguntas sem parecer estúpido?

Sintomas emocionais

Não são apenas mulheres grávidas que experimentam as mudanças de humor da gravidez. Muitos homens também passam por mudanças emocionais durante a gravidez, especialmente mau humor e depressão. Estes sintomas podem estar conectados a suas preocupações sobre perder o amor e a afeição de suas parceiras, depois que o bebê nascer.

Assim como futuras mães preparam suas casas para a chegada do bebê, os homens geralmente mostram preocupações e comportamentos durante a gravidez. Uma preocupação comum é proteger a família. Alguns pais levam isso muito a sério, instalando novas travas ou consertando tudo o que está quebrado na casa; outros se concentram se estão ganhando dinheiro suficiente e se podem pegar mais trabalho.

Como ajudar a si próprio

Embora os futuros pais às vezes se sintam perdidos sobre como agir durante a gravidez, as soluções podem ser simples. Falar sobre as suas preocupações ajuda você a enfrentá-las e pode ajudar a resolvê-las também. Há outro benefício em falar: Quando você está sendo mais aberto sobre suas preocupações, você também está explorando o tipo de pai que será.

A seguinte lista de tarefas pode apontar um caminho:

  1. Falar com sua parceira sobre como você se sente sobre se tornar pai.

  2. Acompanhe sua parceira ao máximo de exames pré-natal que puder. Lembre-se de que são oportunidades para você e ela fazer perguntas.

  3. Comparecer juntos a aulas de educação pré-natal.

  4. Compartilhe seus medos com sua esposa e, se possível, com outros homens. Isso pode ajudar a evitar sentimentos de isolamento, que podem prejudicar o relacionamento.

  5. Fale com seu bebê antes de nascer. Isso não só é divertido, mas ajudará a tornar o bebê mais real para você.

  6. Envolva-se em questões como escolher o nome do bebê com o seu parceiro. Pode parecer assustador no começo, mas ferramentas como Gerador de Nomes Pampers podem ajudar.

Sinais de que você está sobrecarregado

Pode haver vezes em que você precise de ajuda extra, como muitos futuros pais. Um sinal é assumir todos os tipos de projetos adicionais. Se isso ocorrer, pode ser devido a questões que não foram resolvidas. Novamente, converse com sua parceira, seus amigos ou outros homens.

Questões subjacentes que podem exigir ajuda adicional para um futuro pai incluem:

  • Falta de desejo em aceitar a gravidezVocê está muito preocupado com o número de mudanças que logo enfrentará? Você vê a maioria destas mudanças como negativas?

  • Fortes preocupações de que algo dará errado com a criança ou com a gravidezEmbora seja natural ficar um pouco preocupado, você está convencido de que haverá um problema? Você não está à vontade em discutir isso com seu obstetra ou com o médico da família?

  • Lamentar a perda de algo em sua própria vidaPode ser sua juventude, sua liberdade ou outra coisa

O muda quando você se torna pai e se sente ‘’grávido’’? 

Não se surpreenda se você se descobrir passando por mudanças emocionais ou físicas durante a gravidez, que afeta muitos homens desta forma.

Por exemplo, minha própria experiência me deixou mais ligado nas finanças da família. Mas levei vários anos para perder estes quilos a mais.

Saiba mais: Conheça o significado dos 10 nomes de bebês mais utilizados no Brasil

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Futuros papais: Preparando-se para virar pai

  2. Como aliviar o estresse durante a gravidez

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Nasce Uma Família: Planejando a Gravidez | Episódio 1

Resumo

Pesquisadores afirmam que até 60% dos homens sofrem algum tipo de sintoma físico quando suas parceiras estão grávidas. Estas mudanças são mais provavelmente o resultado do desejo masculino de participar mais da gravidez que, afinal, transformará a sua vida. Os homens estão se preparando para sua nova função como pai.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie