11ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 11 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Como funciona o crescimento do bebê durante a 11ª semana de gravidez

Nesta fase o bebê já possui características próprias em seu rostinho, além das papilas gustativas e formatos dos dedos. Por conta do crescente desenvolvimento, a sua cabecinha é ainda maior que o restante do corpinho, porém as orelhas se encontram em seus devidos lugares e as pálpebras já protegem os olhos.

Durante essa fase, já é possível identificar o sexo do bebê através do exame de Sexagem Fetal. Outro fator importante dessa fase, é que o coração do seu pequeno está batendo ferozmente há semanas, mas só agora ficou alto o suficiente para ouvir. O coração de um feto bate duas vezes mais rápido que o seu, entre 120 a 160 batimentos por minuto

Desenvolvimento do corpinho

Durante as 11 semanas do bebê, a cabeça segue crescendo juntamente com a formação do rosto, nariz e boca.

  • Nesta etapa o seu bebê já deixou de ser chamado embrião, mede quase 5 cm.

  • O tamanho de uma fruta pequena e o seu esqueleto cresce a passos agigantados.  

  • Os ossos começam a se solidificar, ainda que sejam de um material flexível. Os seus órgãos estão formados e funcionam completamente.  

  • O sistema nervoso do bebê vai se desenvolvendo e o seu cérebro e as terminações nervosas se conectam mediante impulsos elétricos. 

Por outra parte, você verá que os seus dedos já estão separados e começa a enxergar as unhas 

Acompanhamento médico 

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. Além de realizar Ecografia (tranvaginal) e ver seu bebê evoluindo. À 11ª semana de gestação na ecografia (transvaginal) pode identificar-se:  

  • Ventrículos laterais e os plexos coroideus;( base do sistema nervoso) 

  • Aparecem pontos de ossificação na cara fetal que junto com as clavículas são os primeiros a identificar-se; 

  • Logo depois visualizam-se também os pontos de ossificação costais e vertebrais; 

  • Começa a visualizar-se a segmentação das extremidades podendo identificar-se os dedos no final da 10ª semana

  • No abdómen identifica-se a herniação fisiológica do intestino, que se finaliza até ao final da 12ª semana; 

  • A cavidade amniótica ocupa a maioria da cavidade coriônica, mas não contactam; 

  • Identifica-se bem o trofoblasto que será a futura placenta. 

Exames da 11ª semana 

Os exames na gravidez são importantes para que o obstetra acompanhe o desenvolvimento e a saúde do bebê, assim como a saúde da mulher, já que interfere diretamente na gestação. Assim, em todas as consultas o médico avalia o peso da gestante, a pressão arterial e a circunferência abdominal, e indica a realização de alguns exames como exames de sangue, de urina, ginecológicos e ultrassonografias. 

Na 11ª semana da gestação é normal o médico pedir os seguintes exames: 

  1. Exames de sangue 

  2. Urina 

  3. Ultrassons obstétricos  

  4. Exames para identificar infecções - Sífilis,HIV, Rubéola, Citomegalovírus, Toxoplasmose,Hepatite B e C. 

  5. Translucência Nucal (TN) 

É importante seguir todas as orientações médicas, e nessa fase o médico pode recomendar ácido fólico e/ou outros suplementos, justamente para manter seu corpo saudável e o bebê mais ainda. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra

Seus sintomas nas 11 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo 

Nessa fase, a barriga da mamãe continua crescendo e começa a mostrar forma. Os seios começam a ficar cada vez mais doloridos devido à produção de leite que irá servir para uma futura amamentação.

É natural o cabelo da mamãe começar a crescer mais rápido. E também é natural começar a nascer pelos em outras partes do corpo. Não se assuste!

Sintomas e cuidados 

Na 11ª semana da gestação, são necessários algumas medidas que podem ajudar com os desconfortos que podem surgir no caminho, como:

  • Fadiga: É natural sentir-se cansada durante a gravidez, especialmente no início, quando o hormônio progesterona está sobrecarregado e faz você se sentir esgotada. Seu corpo está trabalhando duro para sustentar seu bebê, então reserve bastante tempo para descansar e relaxar.

  • Micção frequente: Se você achar que está urinando muito mais do que o normal, pode ser um sinal de gravidez, pois seus rins estão processando mais líquido, que acaba na bexiga. No entanto, não beba menos água, pois manter-se hidratado é muito importante.

  • Seios sensíveis e inchados: No início, seus seios podem parecer mais sensíveis e aumentados, mas à medida que seu corpo se ajusta às mudanças hormonais, o desconforto pode diminuir.

  • Azia: Durante a gravidez, os músculos que mantêm os ácidos digestivos fora do estômago tendem a relaxar, o que pode levar ao refluxo ácido, comumente conhecido como azia. Faça refeições pequenas e frequentes e evite frituras, frutas cítricas, chocolate e alimentos condimentados para ajudar a prevenir a azia.

Dica extra de cuidados na gravidez 

"C" de "crescer"!  

Enquanto você está grávida, você precisa de 80 a 100 mg de vitamina C por dia. A vitamina C ajuda o bebê a construir novas células e a desenvolver ossos e dentes saudáveis. Acrescentar laranja, mamão, morango e brócolis à sua dieta pode facilmente aumentar a ingestão de vitamina C. Saiba mais em Gravidez saudável  

Dicas essenciais 

  • Lembre que o exame de translucência nucal deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semanas de gestação.Translucência Nucal (TN) é um exame extremamente importante durante a gestação, pois é capaz de detectar diversas doenças genéticas e malformações. Estima-se que a triagem por TN pode detectar cerca de 75% dos fetos com Síndrome de Down. 

  • Caso você ainda não tenha feito o exame para descobrir o fator Rh do seu bebê é aconselhado que faça. 

  • Consumir pelo menos 85 miligramas de vitamina C todos os dias 

  • Comece a aprender sobre a amamentação e outros tópicos de cuidados do recém-nascido 

  • Comece um diário do bebê. Anote como se sente, adicione fotos da sua barriga e  fotos do ultrassom. Use sua criatividade! Esse diário será um presente para o seu filho no futuro. 

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

Resumo

Você chegou às suas 11 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie