23 semanas de gravidez

Você está na semana

lr

23 semanas de gestação

Seu bebê na 23ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de uma pequena berinjela. Seu bebê se parece com um pequeno recém-nascido magrinho, pesando quase meio quilo e medindo de 23 a 25 cm, mais ou menos o comprimento de uma boneca Barbie.

Ouvindo vozes

Agora que os ossos nos ouvidos se enrijeceram, o bebê pode ouvir a sua voz. Dê ao seu pequeno um carinho diário, lendo, conversando ou cantando para ele. Quanto mais o bebê ouvir a sua voz, mais familiar ela soará no nascimento.

Superbolsa

O líquido amniótico que envolve o bebê é o lugar perfeito para ele se transformar em um recém-nascido saudável. O fluido salgado mantém o bebê quente, protege-o de infecções e é flutuante o suficiente para ele exercitar o corpo em desenvolvimento. Neste momento, o saco amniótico contém cerca de meio litro de líquido, que é renovado a cada três a quatro horas.

Sua gravidez na 23ª semana

Faça um curso

A maioria dos cursos preparatórios para parto é criada para começar por volta da 32ª semana de gravidez. É uma boa ideia se matricular em um curso que termine pelo menos algumas semanas antes da data prevista para o nascimento, no caso de seu pequeno decidir aparecer antes da hora.

Puxando ferro

Muitas mulheres são ligeiramente anêmicas antes de engravidar e 20% das mulheres recebem tratamento para anemia por deficiência de ferro durante a gravidez. Os sintomas incluem fadiga, fraqueza, falta de ar e episódios de desmaios. Você pode tratar a anemia ingerindo alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, fígado, melaço, lentilhas e hortaliças, como espinafre e couve.

Checando a pré-eclâmpsia

Se a sua pressão arterial for muito alta, o seu médico pode ficar atento à pré-eclâmpsia, uma complicação da gravidez caracterizada por pressão arterial elevada, edema (inchaço) e proteína na urina. Essa condição afeta cerca de 7% das mulheres grávidas e detectar isso cedo é crucial. Se não for tratada, a pré-eclâmpsia pode causar diminuição do fluxo sanguíneo para a sua placenta. Se você notar qualquer um dos sintomas de pré-eclâmpsia, incluindo visão turva, dores de cabeça, inchaço súbito das mãos e pés, ligue para seu profissional de saúde imediatamente.

Você sabia?

O peso do bebê dobrará nas próximas quatro semanas, mas agora a pele dele fica solta no corpo, até o desenvolvimento de gordura alcançar esse ponto. Além disso, o pequeno pode ouvir a sua voz, então passe um tempo falando ou cantando para ele. –O bebê vai reconhecer a sua voz no nascimento! 

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave