25 semanas de gravidez

Você está na semana

lr

25 semanas de gestação

Seu bebê na 25ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de um alho poró.

Coberto por completo

A pele do bebê ainda é fina, enrugada e pálida, mas está ficando um pouco mais gordinha a cada dia, graças à nova gordura e músculo. Capilares minúsculos estão começando a se desenvolver abaixo da pele do seu pequeno, dando-lhe um tom rosado. O seu bebê mede de 30,5 a 33 cm e pesa cerca de 680 g.

Ficando esperto

O córtex cerebral está se desenvolvendo em camadas elaboradas. A maior parte da ação é ainda controlada por outras áreas do cérebro que se desenvolveram muito mais cedo.

Sua gravidez na 25ª semana

Bola dentro

Seu útero está agora com cerca do tamanho de uma bola de futebol, por isso, é natural que seus órgãos estejam se sentindo espremidos. Medindo a partir do osso púbico até meio caminho entre o umbigo e o esterno, o útero tem cerca de 25 cm de diâmetro.

Verificando o diabetes

Realizada entre as semanas 24 e 28, um exame de triagem de glicose procura por sinais de diabetes gestacional, uma condição de altos níveis de açúcar no sangue que afeta de 2% a 5% das mulheres grávidas e que geralmente desaparece após o nascimento. O teste em si é simples: alguns minutos depois de beber uma solução açucarada, seu sangue é extraído e seus níveis de açúcar são testados. Se o nível de açúcar no sangue estiver elevado, outro exame de glicose no sangue é realizado para determinar se você tem diabetes gestacional. O tratamento envolve uma dieta especial e, em alguns casos, medicação.

Idas frequentes ao banheiro

Infecções do trato urinário (ITUs) são comuns durante a gravidez, por isso, não deixe de ir ao banheiro sempre que sentir necessidade. Um sintoma de ITU é queimação, dor ou um cheiro desagradável quando você urina. Se você tiver esses sintomas, entre em contato o seu médico imediatamente, pois as ITUs podem se tornar graves se não tratadas durante a gravidez. 

Você sabia?

Os vasos sanguíneos estão se desenvolvendo nos pulmões e as narinas estão se abrindo, todos se preparando para a primeira respiração do bebê. Os vasos sanguíneos também estão se desenvolvendo sob a pele, dando ao bebê uma aparência rosada.