Você está na semana

lr

Gravidez Semana a Semana: Semana 14

pregnancy-week-by-week-week-14

Mesmo que você seja capaz de vê-lo, o seu pequeno está começando a mover o rosto e a boca. A Semana 14 é sobre aprimorar todas as partes que o seu bebê precisará para se comunicar com você.

Seu Bebê


Se o seu filho pudesse entender as suas piadas, ele estaria sorrindo nesta semana. A boca do feto pode se abrir ou fechar e está começando a fazer movimentos de engolir e chupas. Aqueles músculos faciais estão realmente se exercitando!

O esôfago, traqueia, laringe e cordas vocais estão todos posicionados. Claro, as cordas vocais ainda não podem fazer um som, pois o seu pequeno está flutuando em líquidos. Mas elas já estão sendo preparadas para aquele primeiro choro logo após o nascimento.

Com o passar de cada semana, o seu feto está se parecendo mais com a pequena pessoa que você conhecerá no dia do nascimento. Neste momento, os olhos se moveram para o lugar correto na parte superior da face, e as orelhas se moveram do pescoço para os lados da cabeça. A mandíbula se completou há um tempo, e o palato está "se fechando" de frente para trás.

O seu pequeno pesa mais ou menos 56 gramas e mede entre 8 à 11 centímetros de comprimento - mais ou menos do tamanho do seu punho.

A Sua Gravidez


Perdendo a sua cintura? Isso é porque o útero está começando a crescer sobre o seu osso púbico! Você pode não ser capaz de senti-lo, especialmente se essa for a sua primeira gravidez.

Entretanto, o seu médico sabe o que procurar. Ele ou ela irá registrar o tamanho do seu útero ao medi-lo do osso púbico ao topo do útero, chamado fundo uterino, a cada visita pré-natal

Essa medida é uma indicação sobre o quão bem a sua gravidez está indo. Geralmente, a altura do fundo é correlacionada à semana de gestação. Neste momento, a altura do fundo está aproximadamente 14 centímetros acima da crista superior do seu osso púbico. Na 20ª semana, terá mais ou menos 20 centímetros.

Você pode sentir uma congestão anormal. Pode ser alergias ou um resfriado - ou simplesmente outro sintoma da gravidez. Muitas mulheres grávidas sentem o nariz constantemente congestionado, tornando difícil respirar.

A congestão ocorre porque o hormônio progesterona aumenta a circulação para as membranas mucosas do nariz, causando o escorrimento. Está condição é chamada de rinite da gravidez. Infelizmente, não existe muito que possa ser feito para sanar essa situação. Você pode tentar usar um umidificador ou pincelar um pouco de gelatina de petróleo em cada narina para tornar o nariz menos seco. Certifique-se de evitar sprays nasais anti-histamínicos!

Dos Especialistas - ou Três ou Mais!


Em dúvida se está grávida de gêmeos?

"Gêmeos idênticos ocorrem em quatro de cada 1.000 nascimentos, enquanto gêmeos não idênticos ocorrem em diferentes taxas em diferentes grupos étnicos ou de faixa etárias", diz a enfermeira registrada e especialista Magaret Comerford Freda. Se você usou drogas fertilizantes, as suas chances de nascimento múltiplo são muito maiores.


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários

Estrias

As estrias se desenvolvem em 90 por cento das mulheres durante a gravidez – leia mais para saber o que eles são e o que você fazer com elas.

Saiba mais


O Vínculo Papai-bebê

Leia a seguir um relato pessoal de vínculo pai-bebê e o motivo pelo qual ele é importante.

Saiba mais