Você está na semana

lr

Gravidez Semana a Semana: Semana 20

Gravidez Semana a Semana: Semana 20

Parabéns! A semana 2 é a metade da sua gravidez - mas isso não significa que o seu pequeno deixará você ter uma folga. Leia a seguir para ver o que esperar e algumas coisas que você pode ficar surpresa em aprender.

Seu Bebê


Semana passada o vérnix começou a cobrir a pele do seu bebê. Esta semana, ele está completamente coberto com a substância cremosa, que irá proteger a sua delicada pela do líquido amniótico.

Enquanto isso, dentro da cabeça do seu bebê, ele está realmente começando a experienciar o mundo ao seu redor - limitado como deve ser. O cérebro dele está trabalhando horas extras no desenvolvimento dos centros nervosos dedicados aos sentidos, e eles estão se formando. Ele está mais responsivo às mudanças do mundo ao redor dele: a sua atividade, sons ambientes, e até o gosto do líquido amniótico.

O seu bebê pesa entre 215 e 255 gramas e mede aproximadamente 22 centímetros - mais ou menos do tamanho de uma banana.

Você provavelmente sentiu o seu bebê rolando, mergulhando e chutando dentro da sua barriga. Agora você também pode sentir uma reação ritmada. Não, ele não está tocando uma música; ele está soluçando!

A maioria dos bebês soluça no útero, possivelmente devido aos espasmos do diafragma imaturo. Não há nada que você possa fazer para parar os soluços, mas não há motivo para fazê-lo - eles não irão machucar o seu bebê agora nem após o nascimento.

Após estabelecer o padrão de cabelo na cabeça há várias semanas, o seu bebê parte para o próximo passo: crescer o cabelo. E esse não é lanugo - é o cabelo verdadeiro!

Porém, não espere uma juga luxuosa por agora. A maioria desse cabelo irá começar a cair duas semanas após o nascimento. Não se preocupe - o seu pequeno irá crescer cabelo permanente gradualmente, que provavelmente será mais claro que o cabelo existente na hora do nascimento. Em algum lugar na cabeça do seu bebê, os ossos do ouvido interno estão completamente formados, e o nariz está começando a se desenvolver na forma que o conhecemos.

A Sua Gravidez


Parabéns - você está na metade da sua gravidez! Foi um longo caminho nesses quatro meses e meio. O seu útero cresceu três vezes mais do que o seu tamanho original. Quando o seu médico o medir, ele ou ela provavelmente irá ver que o topo está na linha do seu umbigo.

A partir daqui, o seu útero irá crescer aproximadamente um centímetro por semana até a data do parto.

Você teve a chance de ver o seu bebê? Se você fizer a ultrassonografia da metade da gravidez, ela provavelmente acontecerá entre as semanas 18 e 22. O seu médico pode querer uma ultrassonografia por várias razões: para verificar o crescimento e desenvolvimento do bebê, confirmar a data do nascimento, verificar a existência de certos defeitos do nascimento, e avaliar a saúde da placenta e cordão umbilical.

As ultrassonografias dão à você a chance de contar os dedos, deixa você descobrir o sexo (caso queira), e garante que tudo está correndo bem com você.

E claro, essa primeira olhada no seu acrobata (esse que está te deixando acordada com as suas palhaçadas) pode tornar o iminente parentesco algo bem, mas real.

Peça por uma impressão da imagem da ultrassonografia para que você possa começar o álbum do bebê com a primeira foto.

Dos Especialistas


Se a sua vida ou emprego são altamente estressantes, você estará fazendo um favor à você e ao bebê ao tomar medidas para relaxar.

"Enquanto certas quantidades de estresse são benéficas - nos estimulando a realizar ações - estresse severo e constante podem ter efeitos negativos em você e possivelmente no bebê", diz a enfermeira registrada e especialista Elaine Zwelling.

Comentários (0)


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários

Usando tradições para nomear seu bebê

Veja como as tradições consagradas pelo tempo podem ajudar a encontrar nomes únicos e com encaixes perfeitos para seu bebê.

Saiba mais

De mãe para mãe: O que você precisa para a primeira noite do seu bebê sozinho

A primeira noite sozinho é um grande marco para um bebê. Leia a história de uma mãe sua lista de itens que não podem faltar

Saiba mais