Você está na semana

lr

Gravidez Semana a Semana: Semana 23

pregnancy-week-by-week-week-23

O seu bebê está começando a se parecer mais com um clássico recém-nascido! A semana 23 é sobre usar palavras e músicas para que os novos ouvidos possam ficar familiarizados com o som da sua voz. Leia a seguir dicas para criar laços e o que esperar à medid

Seu Bebê


Agora que os ossos do ouvido endureceram, o bebê pode te ouvir e prefere a sua voz à todos os outros sons. Dê à ele um agrado e leia, fale, ou cante. Se você se sentir meio idiota ao ler para a sua barriga, lembre-se que quanto mais o seu bebê ouvir a sua voz, mas familiar ele ficará à ela quando nascer!

O seu bebê se parece com um pequeno e frágil recém-nascido. Ele agora pesa cerca de 450 gramas e mede entre 23 e 25 centímetros - mais ou menos do tamanho de uma boneca pequena.

O líquido amniótico que o cerca é o local perfeito para ele crescer e se tornar um recém-nascido saudável. O líquido salgado o mantém aquecido, protegido de infecções e é flutuante o suficiente para ele exercitar o corpo em desenvolvimento. Agora o saco amniótico contém cerca de 500 ml de líquido, que é trocado a cada três ou quatro horas.

A Sua Gravidez


Se você ainda não se inscreveu para um curso de preparação para a maternidade, agora é a hora de se inscrever, pois as aulas podem ficar lotadas rapidamente. A maioria dos programas são desenvolvidos para ter início na 32ª semana de gravidez. É uma boa ideia se inscrever para um curso que termina ao menos algumas semanas antes da data de nascimento, caso o seu pequeno decida aparecer antes.

Neste momento da gravidez, você deve se certificar de estar ingerindo ferro o suficiente. Ferro é necessário para a produção de células sanguíneas vermelhas, que ajudam na circulação do oxigênio para você e o seu bebê.

Muitas mulheres estão um pouco anêmicas antes de ficarem grávidas, e 20% das mulheres são tratadas para anemia por deficiência de ferro durante a gravidez. Os sintomas de anemia (que podem ser sutis) incluem fadiga, cansaço, respiração ofegante e desmaios.

Para tratar a anemia por deficiência de ferro, procure por alimentos que adicionem mais ferro a sua dieta! Carne vermelha, melaço, lentilha, e folhas verdes como espinafre e couve, contém ferro. A maioria das mulheres também precisa tomar suplemento de ferro, que geralmente é dado como parte da vitamina pré-natal.

Também é importante que o seu médico forneça monitoramento da sua pressão sanguínea à cada visita pré-natal. A pressão sanguínea é normalmente um pouco maior durante a gravidez devido à expansão do volume sanguíneo e a força das contrações do seu coração. Certifique-se de que a sua pressão sanguínea está em um bom nível para manter o seu bebê - e você - saudável para passar pelo terceiro trimestre.

Dos Especialistas


Agora que você está começando a mostrar, você pode ficar preocupada se a sua barriga recebe uma topada.

"O útero e o saco amniótico fornecem uma ótima barreira para o seu feto," diz a especialista e enfermeira registrada Margaret Comerford Freda. "Mas se você está preocupada, sempre é melhor verificar com o seu médico."


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários

Estrias

As estrias se desenvolvem em 90 por cento das mulheres durante a gravidez – leia mais para saber o que eles são e o que você fazer com elas.

Saiba mais


O Vínculo Papai-bebê

Leia a seguir um relato pessoal de vínculo pai-bebê e o motivo pelo qual ele é importante.

Saiba mais