Você está na semana

lr

Gravidez Semana a Semana: Semana 28

pregnancy-week-by-week-week-28

O seu bebê está começando a responder aos sons - incluindo ao barulho do seu estômago caso você esteja com fome! Leia a seguir para aprender o que esperar durante a 28ª semana de gravidez e como você pode se manter feliz e saudável.

Seu Bebê


Semana passada o seu bebê abriu os olhos pela primeira vez nos últimos quatro meses, e ela começa a ver luzes e sombras. Essa semana, se você apontar uma luz brilhante contra o abdômen, ela talvez possa abrir os olhos e se afastar da luz!

A visão do seu pequeno não é o único sentido que está funcionando. Os padrões neurais indicam que ela está respondendo aos sons do ambiente. O que ela é capaz de captar? O som da sua voz, o barulho do seu estômago quando você está com fome, e até barulhos do exterior.

As ondas cerebrais também estão começando a mostrar diferenças durante o sono. Esses ciclos de sono ficarão mais claros e mais distintos à medida que ela se aproxima da data de chegada.

O seu bebê está ganhando peso rapidamente agora! Ela pode pesar cerca de 1 Kg. Da cabeça aos quadris, ela mede 25 centímetros, mas da cabeça aos pés ela pode medir cerca de 38 centímetros - do tamanho de uma berinjela.

Esse é o estágio vital do desenvolvimento pulmonar do seu bebê. As veias sanguíneas estão se formando através dos pulmões, e quando ela respirar pela primeira vez, os seus pulmões irão absorver oxigênio, e então irá mandá-lo para essas veias, que circularão o sangue oxigenado através do corpo.

O seu pequeno também está começando a produzir uma substância, chamada surfactante, que mantém os sacos de ar dos pulmões longe de grudarem um no outro. O surfactante irá permitir que ela respire corretamente após o nascimento. Os tubos bronquiais também estão maturando, se dividindo em ramos menores e menores.

A Sua Gravidez


À medida que a sua gravidez progride, marcas de alongamento podem aparecer pela pele - especialmente no abdômen. Você também pode ver essas linhas rosas, vermelhas ou brancas, nos quadris, seios, coxas e bunda.

Muitos cremes e loções no mercado dizem prevenir as estrias ou mantê-las longe de se espalharem, mas muitos especialistas concordam que não existe muito que se fazer para evitá-las.

Realização da genética - se a sua mãe teve, é provável que você as tenha também. Ainda assim, aplicar cremes na barriga certamente não irá fazer mal, e pode ajudar a sua pele à não ressecar e irritar. (A boa notícia é que as estrias geralmente saem após a gravidez).

Esta se sentindo meio desengonçada esses dias? A mudança do seu centro de gravidade, junto com o relaxamento das articulações, pode fazer muito, desde batidas em mesas até tropeços no seu próprio pé. Infelizmente, não há muito que se fazer. Encontre algum chinelo e diminua o ritmo - as pessoas entenderão!

Dos Especialistas


Você provavelmente não tem náuseas há algum tempo, mas agora você pode enfrentar alguns distúrbios no estômago, azia e indigestão. Por que agora?

"Durante a gravidez, todo o sistema gastrointestinal diminui o ritmo", explica a especialista e enfermeira registrada Margaret Comerford Freda. "Como resultado, os músculos do estômago e esôfago relaxam, permitindo que ácidos digestivos entrem no seu esôfago e boca!"

Coma pequenas e frequentes refeições para manter os ácidos estomacais em níveis otimizados - e tenha certeza de comer sentada! Se o problema é maior do que você possa suportar, entretanto, não hesite em falar com o seu médico.


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários

Estrias

As estrias se desenvolvem em 90 por cento das mulheres durante a gravidez – leia mais para saber o que eles são e o que você fazer com elas.

Saiba mais


O Vínculo Papai-bebê

Leia a seguir um relato pessoal de vínculo pai-bebê e o motivo pelo qual ele é importante.

Saiba mais