Você está na semana

lr

Gravidez Semana a Semana: Semana 29

Gravidez Semana a Semana: Semana 29

O seu pequeno continua a crescer - e você também! Leia a seguir sobre desenvolvimentos importantes que acontecem durante a semana 29 e veja o que você pode esperar à medida que o seu segundo trimestre chega ao fim.

Seu Bebê


Essa semana marca um importante passo no desenvolvimento cerebral do seu bebê. O cérebro está maduro ao ponto de ajudar a regular a temperatura corporal. Claro, o seu pequeno ainda não está pronto para fazer tudo sozinho - ele ainda precisa do calor do seu corpo para mantê-lo aconchegante até o nascimento.

Ele continua a desenvolver as células nervosas no cérebro. Quando ele nascer, ele terá centenas de milhares delas. Isso parece muito, mas ele precisa armazená-las, pois não irá produzir mais nenhuma após o nascimento!

Mesmo com o aumento da gordura, o seu pequeno ainda é bastante magro - somente 2 ou 3% dos seus 1,2 Kg são gordura. Da cabeça aos quadris, ele mede 27 centímetro, mas tem mais de 41 centímetros de comprimento da cabeça aos pés, mais ou menos do tamanho de uma abóbora-moranga.

O seu bebê está mais parecido com um bebê completamente feito agora! Ele está ganhando peso sutilmente. A superfície da pele é mais suave e pálida devido a gordura que está começando a se acumular. Essa gordura vai ser um importante fator na habilidade de reter calor.

O seu bebê provavelmente tem cílios - ele pode estar começando a batê-los agora!

A Sua Gravidez


Você está na casa dos alongamentos agora - só faltam 11 semanas! O seu bebê ganhará a maior parte do peso nos próximos três meses, e você também. Você pode esperar um adicional de 5 Kg no último trimestre, mais ou menos 1,5 Kg por mês.

Você está acordando repentinamente com câimbra nas panturrilhas? Câimbras nas pernas são reclamações comuns durante a gravidez, por mais que nem todas as mulheres tenham. Especialistas não têm certeza sobre o que as causam. Alguns dizem que é o peso adicional sobre as pernas, enquanto outros acham que a dor pode ser um mau sinal da reserva de cálcio ou potássio. Elas também podem ser resultado da pressão do útero nos nervos que percorrem as pernas.

Caso você tenha uma câimbra, alongue gentilmente a perna, flexionando o pé e puxando os seus dedos em sua direção. O alongamento durante o dia e logo antes de dormir também ajuda nessas situações. Certifique-se de comer alimentos ricos em cálcio (derivados do leite são a melhor proposta), e também aqueles que possuem muito potássio, como as bananas.

Dos Especialistas


À medida que a data de nascimento se aproxima, você deve considerar qual, se algum, procedimento você gostaria que você usado durante o parto.

"Cerca de 80 a 90% das mulheres nos Estados Unidos fazem uma episiotomia durante o nascimento do seu primeiro filho", diz a especialista e enfermeira registrada Elaine Zwelling. "Uma episiotomia é uma pequena incisão cirúrgica feita na região do períneo para ampliar a abertura vaginal e ajudar o nascimento do bebê."

Comentários (0)


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários

4 Novos dicas de papai para as futuras mães

Essas quatro dicas podem ajudar seu parceiro e você a fazer o trabalho de parto e nascimento uma experiência compartilhada e agradável.

Saiba mais

Rotina da hora de dormir: Leitura para o seu bebê

Ler para o seu pequeno tem inúmeros benefícios. Veja o que a leirura todas as noites pode fazer para o seu filho e encontre uma lista de bons livros para começar.

Saiba mais