Você está na semana

lr

Gravidez Semana a Semana: Semana 30

Gravidez Semana a Semana: Semana 30

Quando você entrar no final da 10 semana de gravidez, você e seu bebê vão estar passando por mudanças. De desenvolvimento cerebral a uma coceira na barriga, leia par ver o que esperar durante a 30 semana e além.

Seu bebê


O cérebro do seu bebê continua seu incrível desenvolvimento. Até esse ponto, ele tinha a superfície bem lisa. Nessa semana, o cérebro começa a assumir sua distinta aparência enrugada. Essas rugas são chamadas convolações e permitem que o cérebro tenha mais células - o que é sempre uma boa coisa!

Enquanto algumas coisas se desenvolvem, outras desaparecem, como o lanugo, um pelo ultra fino que cobre o corpo do seu bebê (mesmo que ele ainda tenha áreas cobertas nas costas e nos ombros).

Seu bebê pesa cerca de 1 quilo e 300 gramas nessa semana é um pouco maior do que 27 centímetros da cabeça ao quadril. A comprimento total, incluindo as pernas deve ser de 43 centímetros - quase do tamanho de um pepino!

Comer bem é tremendamente importante no terceiro semestre, pois o bebê está recebendo nutrientes diretamente de você para acumular as suas reservas internas e ganhar peso. O cálcio do leite que você bebe vai diretamente para construir os ossos dele, e o ferro da suas vitaminas pré-natais e nos alimentos ricos em ferro reforçam o suprimento de ferro do bebê, que vai durar até que ele tenha de 6 a 9 meses.

Proteína também é crucial nesses últimos meses, porque auxilia o crescimento celular por todo o corpo do seu bebê.

Sua gravidez


A essa altura, o topo do seu útero estará cerca de 10 centímetros acima do seu umbigo. A pele estivada na sua barriga vai pode coçar - isso é completamente normal!

Tente massagear seu abdômen gentilmente com uma loção hidratante. Ainda que seja tentador, não coce, porque piorar a coceira. Você pode ainda sentir coceira nos braços, pernas, dedos e pés, também. As mesmas regras se aplicam. Acima de aliviar a coceira, você também que fazer boas coisas para usa pele como um todo - e isso é uma boa coisa.

Você pode ainda querer nessa época começar a procurar um pediatra, médico da família, ou profissional da saúde para seu bebê. Você provavelmente vai se sentir mais confortável em escolher um provedor de saúde se separar um tempo agora para tomar decisões, mas bem informadas. Caso contrário, você terá que tomar uma decisão rápida no hospital depois que der à luz!

É importante encontrar um médico que te deixe à vontade - você vai ver ele ou ele muitas vezes, especialmente durante o primeiro ano do bebê. Peça recomendações a seus amigos, e invista tempo em entrevistar cada candidato.

Dos especialistas


Você já começou a fazer compras para seu bebê?

"Quando você começar a montar o berço ou berço de vime (Moisés), preste atenção especial em como o lençol do berço se encaixa", diz a especialista e enfermeira registrada Linda Jonides. "Lençóis soltos podem ser perigosos para seu bebê, contendo risco de asfixia”.

Comentários (0)


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários

Estrias

As estrias se desenvolvem em 90 por cento das mulheres durante a gravidez – leia mais para saber o que eles são e o que você fazer com elas.

Saiba mais

Como Fazer um Classificador de Formas para Círculos e Quadrados

Com uma caixa de sapatos e algumas ferramentas comuns, você consegue fazer este ótimo jogo educacional para o seu pequeno em apenas alguns minutos!

Saiba mais

  • Local

    Ambiente fechado

  • Promoção

    Alfabeto e números

  • O que você vai precisar

    Caixa de sapatos, vários itens redondos e quadrados, estilete

O Vínculo Papai-bebê

Leia a seguir um relato pessoal de vínculo pai-bebê e o motivo pelo qual ele é importante.

Saiba mais