Você está na semana

lr

Gravidez Semana a Semana: Semana 38

Gravidez Semana a Semana: Semana 38

Assento de carro? Cheque. Mala do hospital? Cheque. Aperfeiçoamento no curso de parto? Cheque. Tira semana 38 como um momento de preparo mental para a grande introdução na paternidade que te espera!

Seu Bebê/h2>
O seu bebê é considerado completo, mesmo que a data oficial ainda seja duas semanas para a frente. 85% dos bebês nascem no prazo de duas semanas da data oficial, então provavelmente você dará a luz a qualquer momento nas próximas quatro semanas!

Isso não significa que você deve deixar tudo e esperar que o parto comece - o seu pequeno pode decidir que é melhor se manter quietinho por um tempo.

A taxa de crescimento do bebê está perdendo velocidade, mas ela ainda está fazendo progresso: O comprimento está próximo aos 51 centímetro, e o peso ao redor dos 3,2 Kg. Daqui em diante, é como carregar uma abóbora inteira na barriga!

Enquanto você está esperando por sinais do parte, o seu bebê está perdendo o lanugo, o fino cabelo que cobriu o corpo dele por meses. Ele pode ter alguns poucos restantes nos ombros, testa e pescoço quando nascer. Ele perderá a maioria, não todo, o vérnix, a cremosa substância cremosa que protegeu a sua pele do líquido amniótico.

Então o que acontece com o vérnix e lanugo perdido? Uma parte deles acaba no intestino do bebê, onde se torna parte do mecônio. Mecônio é a substância preta-esverdeada que irá realizar o primeiro movimento intestinal do bebê após o nascimento. Também é formado por células mortas, líquido amniótico e sobras de produtos do fígado, pâncreas e vesícula biliar do seu bebê. Os rins do seu bebê filtram algumas sobras também, mas eles não estarão completamente funcionais até após o nascimento.

A Sua Gravidez


À medida que o seu bebê cresce, ela coloca mais e mais pressão sob a sua bexiga, que agora está chata como uma panqueca. Você pode estar fazendo mais viagens ao banheiro do que imaginou ser possível!

Por mais inconveniente que pareça, continue bebendo água para manter-se hidratada. Coloque uma grande garrafa de água ao seu lado para que você possa diminuir as idas até a cozinha (e poupar sua energia para as caminhadas até o banheiro).

É hora de repassar as suas anotações das aulas de parto e pensar sobre qual posição você irá querer ficar. Algumas mulheres preferem ficar de pé durante as contrações, enquanto outras acham que ficar sobre os joelhos e cotovelos ajuda mais durante esses eventos. Outras passam a maior parte do tempo em cadeiras de balanço.

Não importa qual posição você escolha, é útil praticar diferentes posições agora - você e o seu parceiro podem não se lembrar de todas as posições quando o grande dia chegar!

Você já comprou um assento infantil para o carro? Caso ainda não tenha comprado, faça isso agora mesmo! Você deve ter um assento instalado de costas para o banco frontal para que você possa seguramente (e legalmente) transportar o seu bebê do hospital para casa.

Lembre-se: Somente 5% dos bebês nascem na data correta, então isso é definitivamente um caso sobre como é melhor planejar com antecedência.

Dos Especialistas


Você pode não ter fome quando começar o trabalho de parto, mas caso tenha, você deve comer coisas leves. "Algumas mulheres experienciam náusea causada pela medicação contra dor ou pela intensidade do trabalho de parto. Se o estômago estiver cheio, a náusea pode causar vômitos", diz a especialista e enfermeira registrada Elaine Zwelling. "Os melhores alimentos são aqueles que não contêm gordura e, portanto são rapidamente digeridos, como torrada, massas simples e sopas."

Comentários (0)


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários
  1. Fraldas

Pampers Premium Care

3.1/ 5

A fralda mais seca e mais suave do Brasil para a pele do seu bebê

P a XXG
6 a +14kg

Não se esquecer de preparar a bolsa

"A maioria das futuras mamães se sentem mais seguras se preparam com suficiente antecedência uma bolsa com tudo o que precisam para sua estadia no hospital. Ler este artigo >"

Saiba mais

Como Ensinar Seu Filho a comer com Talheres

Leia mais para aprender a ajudar seu pequeno a agarrar - literalmente! - como usar talheres.

Saiba mais