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Gravidez Semana a Semana: Semana 9

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Semana oito significa que o embrião é agora um feto plenamente desenvolvido! Leia mais para ver quais outras partes do desenvolvimento vêm depois de passar o seu segundo mês de gravidez.

Seu bebê


Parabéns! O embrião dentro de você tem um novo nome essa semana: um feto!

E este feto está se parecendo cada vez menos como uma bolha rosa. A cauda embrionária desapareceu e a forma do corpo está agora a emergir, em parte graças ao alongamento e estiramento da área do tronco.

O feto está com cerca de uma polegada (2,5 cm) de comprimento esta semana - ou do tamanho de um clipe de papel padrão.

Este é um período crítico para o desenvolvimento dos braços e das pernas. As pernas têm aumentado, e os botões que acabaram por se tornar os dedos começam a brotar. Enquanto isso, os braços ficaram mais longos e começam a dobrar no cotovelo.

A estrutura básica de mão também está se formando! Dedos e polegares são claramente diferenciados e o abdômen está se desenvolvendo: As estruturas que serão o fígado, vesícula biliar, baço e glândulas suprarrenais estão se tornando especializadas.

Este é também o início do período de dança! Seu pequeno começa a se mover vigorosamente, mesmo em resposta a estímulos de fora do seu corpo, como luz e barulho. (No entanto, você não vai ser capaz de sentir esse movimento até bem no seu segundo trimestre).

Sua Gravidez


Até agora, você já deve ter percebido mudanças significativas em seus seios. Eles estão provavelmente mais cheios, mais pesados e podem estar sensíveis ao toque. Apesar de seus seios continuarem a crescer enquanto a gravidez avança a sensibilidade geralmente desaparece até o final de seu quarto mês.

Você também pode começar a ver pequenas protuberâncias brancas em suas auréolas (a parte de cor escura do mamilo) - eles são chamados tubérculos de Montgomery, as glândulas que produzem óleos para manter seus mamilos úmidos durante a amamentação.

Se você não estivesse ativo antes de você engravidar, agora é um grande momento para escolher uma atividade segura que você possa praticar no resto de sua gravidez: Natação, caminhada e yoga são excelentes escolhas.

Muitos especialistas consideram a natação, em particular, como o melhor exercício para mulheres grávidas. Natação não só lhe dá um grande exercício cardiovascular, mas também é suave com suas articulações, que são mais propensas a lesões durante a gravidez.

O hormônio relaxante também está fazendo as articulações mais soltas assim sua pélvis pode se expandir durante o parto. Consequentemente, devem-se evitar exercícios que poderia colocar muita pressão sobre as articulações, como abdominais ou alongamentos para alcançar os dedos dos pés.

Dos Especialistas


Comer queijo é uma ótima maneira de começar o seu quociente de cálcio, mas tente ficar longe de queijos-creme, como Brie, enquanto estiver grávida.

"Os queijos-creme podem conter uma bactéria chamada listeria, que pode ser prejudicial para você e seu bebê", diz a especialista e enfermeira Margaret Comerford Freda.


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