Passo a passo para as mudanças de humor da gravidez

Passo a passo para as mudanças de humor da gravidez

Leia para saber mais as emoções ( e a monta russa emocional!) que vem com a gravidez.

A gravidez é uma experiência comovente.

Médicos, amigos e família estão normalmente focados nos aspectos físicos da sua gravidez. A principal preocupação dessas pessoas, é a saúde do bebê, e os elementos físicos da gravidez mais concretos e observáveis para os outros. Mas muitas grávidas concordam que as emoções e as mudanças de humor são tão desafiantes quanto os sintomas físicos.

O que faz a gravidez tão emotiva? E como você pode fazer para lidar com a ampla gama de sentimentos e humores que tem chace de acontecer?

A surpresa e o choque da gravidez


Muitas mulheres esperam pela gravidez e pela maternidade em algum momento da vida, porém quando engravidam seus sentimentos podem ser diferentes da expectativa que tinham.

Mulheres que esperavam se sentir assustadas podem ficar surpreendentemente tranquilas, enquanto aquelas que imaginavam que estariam prontas experimentam momentos de incerteza.

De fato, os sentimentos das mulheres podem mudar a cada trimestre, e cada fase traz sues próprios problemas emocionais. No primeiro trimestre, você pode ter dificuldade com o fato de estar grávida. Durante o segundo trimestre, você pode estar focada na impressão de que realmente vai ter um bebê. No terceiro trimestre, você provavelmente vai estender esse pensamento e vislumbrar as responsabilidades - e prazeres - de ser mãe. Alguns ajustes são necessários!

Mudança de lugares


Uma gravidez também muda a dinâmica das suas relações familiares. Se é seu primeiro bebê, você vai deixar de ter obrigações apenas para si e para outros adultos e passar a ser plenamente responsável por uma criança completamente dependente.

Se for o segundo bebê( ou terceiro ou quarto!), mudanças ainda acontecem dentro da família junto com o aumento das suas responsabilidades. Trazer o bebê para sua família pode ser estressante em alguns momentos, mesmo nas circunstâncias mais felizes.

Ainda que ter um bebê seja uma parte normal e maravilhosa da vida, pode também parecer ser esmagador. E seus sentimentos podem ser aumentados pelas mudanças hormonais que ocorrem em seu corpo.

O que você pode estar sentindo


Aqui estão algumas emoções e reações que muitas mulheres grávidas relatam. Por favor perceba que nem todos eles são negativos:

• Prazer, felicidade e agitação
• Incerteza
• Irritabilidade
• Calma
• Grande dependência do seu companheiro ou de membros da família
• Orgulho por estar realizando um milagre
• Desenvolver um apego mesmo antes do bebê nascer
• Reações positivas ou negativas quanto as mudanças corporais
• Se sentindo distraída
• Tristeza sobre a perda das coisas como eram antes
• Ansiedade quanto as finanças, arranjos de moradia, babás, perda da independência, mudanças na relação com seu parceiro, trabalho e nascimento, e sobre se você se será uma boa mãe
• Impaciência (Sentindo como se estivesse grávida para sempre)
• Hipersensibilidade com comentários ou conselhos dos outros
• Choro frequente
• Devaneios sobre o bebê

Mantendo as emoções sobre controle


Mesmo que tudo esteja certo, você pode adotar medidas para amortecer suas mudanças de humor durante este momento excitante - mas estressante.

Mantenha-se fisicamente saudável: Coma bem, se exercite e descanse bastante. Se você não estiver se sentindo bem ou estiver cansada, provavelmente estará ansiosa ou chateada.

Informe-se: Sente-se e leia livros e dicas durante o pré-natal, sobre a gravidez e o parto. Sabendo o que esperar, escutando o conselho de profissionais e conhecendo outros futuros pais, pode ajudar a aliviar o stress.

Abra-se: Compartilhe seus pensamentos e sentimentos com seu parceiro, amigo e familiares.

Descanse: Evite se desgastar demais com a casa ou o trabalho.

Lembre-se: Se as emoções são muito potentes ou fazem você se perder a cabeça, consulte-se com seu médico antes de tomar medicações.

Comentários (0)


Escrever um comentário

Eu confirmo que escrevi por completo o conteúdo e concordo com as regras da comunidade e termos e condições
*Texto obrigatório
  • Mostrar comentários

Basquete de Bebê

Crianças de todas as idades vão adorar essa brincadeira clássica.

Saiba mais

  • Local

    Ambiente Fechado

  • Promoção

    Diversão & Brincadeiras

  • O que você vai precisar

    Variedade de bolas em tamanhos diferentes, cesta de plástico ou vime, meias

Histórias de parto: Esteja pronto pra qualquer coisa!

Uma mãe relembra sua história sobre dar a luz a gêmeos - de duas formas diferentes! - e oferece conselho no que você pode fazer para se preparar.

Saiba mais

Aprendendo a fazer seu bebê a dormir: 5 coisas que acordam seu bebê ( e o que fazer com elas)

Uma fralda molhada pode fazer com que seu bebê se mexa muito na cama - assista a uma mãe ajudando seu pequeno a ficar confortável para uma boa noite de sono

Saiba mais