Medidas de conforto durante o parto

Para algumas mulheres com mais sorte, o parto é menos desafiador. Para outras, pode ser bem desconfortável e doloroso — mas não deve ser assim. Há vários meios para você ficar mais confortável durante o parto. Você pode aprender e praticar técnicas naturais de alívio da dor antes do parto e testar outras enquanto seu parto avança. Medicamentos e procedimentos médicos também estão disponíveis, conforme necessário.

Você deve pesar os benefícios e os riscos de cada um antes de decidir qual medida ou combinação de medidas escolherá para o grande dia. Estas são suas opções:

Alívio não-medicamentoso para dor

  • Técnicas de relaxamento. Instrutores de pré-natal, enfermeiras e mulheres que usaram esta abordagem a recomendam mais que às outras, por ser um meio não invasivo de reduzir a tensão muscular e a dor durante o parto. O relaxamento progressivo do corpo – dar uma "caminhada" para reduzir a tensão – é algo que você pode aprender e praticar antecipadamente, para estar confortável para usar no parto.

  • Massagem. Peça ao seu parceiro para massagear seus braços, pernas ou costas durante o parto, ajudando você a relaxar e diminuir a tensão e a dor.

  • Balanço. Passe o máximo possível de seu parto em uma cadeira de balanço, movendo-se suavemente enquanto você respira e relaxa.

  • Caminhada. Caminhar ou andar ao redor da cama diminui o desconforto e ajuda a fortalecer suas contrações e torná-las mais regulares.

  • Mudar de posição. Não fique na mesma posição por mais de uma hora e não se deite com as costas retas. Em vez disso, tente se sentar na cama ou em uma cadeira, deitar de lado, agachar-se, balançar em uma bola para parto ou inclinar-se para frente, sobre o encosto da cadeira ou na cama de parto.

  • Hidroterapia. Tente se sentar debaixo de um chuveiro com um jato de água em suas costas ou deitar-se em uma banheira de hidromassagem. Nem todas as maternidades ou hospitais têm uma banheira ou chuveiro no quarto, portanto, se quiser usar este método de relaxamento durante o parto, organize-se com antecedência para dar à luz em uma unidade que tenha esses equipamentos.

  • Aplicação de calor ou frio. Uma superfície de aquecimento ou um pacote de gelo colocado nas suas costas pode reduzir a tensão muscular, melhorar a circulação e amortecer a dor.

  • Respiração controlada. Padrões específicos de respiração podem ajudá-la a manter-se relaxada e concentrar sua atenção em outra coisa que não a dor durante uma contração. Três técnicas (lenta, modificada e padronizada) são usadas durante o parto.

  • Música. Leve suas músicas preferidas para relaxamento em seu celular, iPod ou laptop. Não se esqueça de seus fones de ouvido.

Muitas das medidas acima são ensinadas nas aulas Lamaze ou em cursos pré-natal.

Medicação e anestesia

  • Medicação relaxante. Medicamentos podem ser dados de forma injetável, para ajudá-la a relaxar se estiver se sentindo tensa, embora também possam deixá-la nauseada. Medicamentos podem ser usados a qualquer momento, durante o parto. Às vezes, um relaxante, junto com as técnicas não-medicamentosas listadas acima, é tudo o que você precisa para aguentar as contrações.

  • Anestesia epidural. Uma anestesia epidural – uma injeção de medicamento em sua coluna dorsal – remove a maioria das sensações de suas contrações. O efeito ocorre em cerca de 30 minutos. Embora esta anestesia ofereça alívio quase completo para a maioria das mulheres, há riscos: se for dada muito cedo, antes de você entrar em trabalho de parto, a anestesia pode retardar ou parar o parto, exigindo outras intervenções para manter o parto em andamento.

    Uma anestesia epidural pode fazer com que sua pressão sanguínea caia, o que aumenta a chance de seu médico ter de usar fórceps durante o parto, devido ao maior relaxamento abdominal e sua menor capacidade de empurrar. Essa menor capacidade de empurrar e o relaxamento abdominal podem resultar até na necessidade de uma cesárea, se o parto não avançar

    Anestesias epidurais também elevam a temperatura da mãe, exigindo que ela seja separada do bebê após o parto, para eliminar infecções. Discuta as vantagens e as desvantagens com seu médico antes de o parto começar.

É difícil saber antes qual medida de conforto não-medicamentosa ou alívio medicamentoso para dor você usará. Depois de entrar em trabalho de parto, você poderá tomar decisões conforme a intensidade e a duração do parto. O mais importante agora é fazer sua lição de casa. Descubra tudo o que puder sobre suas opções, fale com seu médico e confie em si mesma para tomar as decisões certas.

Leia sobre o que mais esperar nessas últimas semanas de gestação e mais ainda do que esperar durante o parto.

Resumo

Há vários meios para você ficar mais confortável durante o parto. Você pode aprender e praticar técnicas naturais de alívio da dor antes do parto e testar outras enquanto seu parto avança. Medicamentos e procedimentos médicos também estão disponíveis, conforme necessário.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie