Sinais de Trabalho de Parto

Primeiros sinais de trabalho de parto

Embora não haja uma sequência definida de eventos, há alguns sinais comuns que indicam o início do parto. Nem todo mundo passa por eles, mas, se você passar, há uma boa chance de que você e seu bebê se conheçam.

"Na noite antes de eu entrar em trabalho de parto, fiquei com muita energia e limpei a casa toda. Menos de 24 horas depois, conheci minha Lola."

Sandra, mãe de Lola, 8 meses

O trabalho de parto pode surgir a partir das 20 semanas de gestação, no caso de bebês prematuros ou a partir de 37 semanas, para os bebês a termo, e a duração do parto pode variar entre 11 a 24 horas, mas este tempo pode diminuir a cada gravidez.

Os sinais do parto geralmente surgem pouco a pouco, com cólicas parecidas com as da menstruação e que vão se tornando mais intensas e dolorosas.

As contrações uterinas ritmadas e o rompimento da bolsa das águas são uns dos sinais de que o trabalho de parto começou, enquanto que a dilatação do colo do útero e a perda do tampão mucoso, que é uma substância presente no canal vaginal que ajuda a proteger o bebê contra microrganismos, indicam que o parto pode começar dentro de algumas horas ou dias.

Mudanças no corpo para trabalho de parto

Encaixe do bebê

Ocorre quando seu bebê se aconchega em sua pelve, algumas semanas ou horas antes do parto. Chama-se "encaixe" porque o bebê não pressionará seu diafragma e você poderá respirar mais facilmente; você também sentirá mais necessidade de urinar.

Corrimento rosa

Você poderá perceber um corrimento róseo ou manchado de sangue. Ele é originado pelo tampão mucoso, que vedava a cérvix durante a gravidez. Pode ocorrer até duas semanas antes do parto.

Rompimento da bolsa d'água

Apesar do que você vê nos filmes, a maioria das mulheres não sofre um grande jorro de água. O que se sente é um gotejar ou um fio de água, avise seu médico ou parteira imediatamente.

Contrações

As primeiras contrações parecem cólicas menstruais, surgindo a cada 20 a 30 minutos. Elas gradualmente se tornam mais frequentes. Quando ocorrerem regularmente a cada três a cinco minutos, você estará em trabalho de parto. Para cronometrar suas contrações, anote o horário exato em que uma começa (intervalo) e quanto tempo dura (duração). Se você está lendo isso deve estar no terceiro trimestre e se preparando para o parto em breve, então pode ser muito útil nosso guia do que esperar durante o parto.

Dilatação do colo do útero

Outro indicador de que o bebê está perto de nascer é a dilatação do colo do útero, que é o aumento da abertura do colo do útero à medida que o trabalho de parto se desenvolve, mas que só pode ser observado no hospital pelo obstetra, pelo enfermeiro ou pela parteira através do exame de "toque".

É preciso uma dilatação de 10 centímetros do colo do útero para permitir a passagem do bebê.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Dicas para o Parto

  2. Apoio ao parto e a função das doulas

  3. Contrações de Treinamento: O Que São?

Se você quer conhecer o passo a passo do trabalho de parto, consulte nossas Aulas de preparação para o parto

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie