Bebês prematurosdesenvolvimento

Bebês prematurosdesenvolvimento

Muitos bebês nascidos prematuramente têm dificuldade em permanecer despertos, em perceber imagens e sons e em responder positivamente ao toque. Um bebê prematuro pode usar muita energia para comer, crescer e bloquear a luz e som intensos, restando pouca energia para a interação social.

Às vezes, os pais se sentem incapazes, se não puderem estabelecer contato visual ou sentirem a ligação especial que é criada por respostas positivas ao toque e ao olhar entre si. Fiquem tranquilos, estas dificuldades iniciais são normais.

Deixe seu bebê ser o guia para a interação

Primeiro, quando você tentar olhar e falar com seu bebê, ele pode virar o rosto, dormir ou não se expressar. Seu bebê está sinalizando que não está pronto para olhar, escutar e se mover ao mesmo tempo. Se este for o caso, limite sua interação ao deixar o bebê apenas olhar para o seu rosto. Depois, você pode usar uma voz suave e sussurrante para incentivar o bebê a seguir o movimento de sua cabeça, enquanto você a move de um lado ao outro. Porém, por ora, respeite os sinais de seu bebê ao desviar o olhar ou ficar quieto. Você está dando um tempo para o bebê, até que ele fique pronto para mais interações. Alimentar é um momento especialmente difícil para muitos bebês fragilizados, porque exige muita concentração e organização para comer, olhar e ouvir. Ficar quieto neste momento pode ser a melhor estratégia. Seu bebê indicará quando puder aguentar mais estímulos.

Entendendo os sinais de um bebê prematuro

Sinais de "Estou sobrecarregado", indicando que um bebê prematuro precisa desacelerar ou ter um intervalo, o que inclui:

  • respiração acelerada ou pausas na respiração
  • dobrar-se (como se tendo vontade de defecar)
  • empalidecimento ou avermelhamento da cor da pele
  • bocejo
  • soluços
  • alterar a tensão corporal, como estender as pernas ou braços, ou ainda ficar imóvel
  • movimentos súbitos e atrapalhados, contrações, sustos
  • arqueamento
  • esticar a língua para fora
  • ficar agitado e permanecer assim por muito tempo
  • desviar o olhar durante a interação social
  • dormir quando deveria estar acordado

Sinais de "Estou pronto", indicando que um bebê está mais organizado e podendo receber informações, o que inclui:

  • respiração normal
  • cor de pele estável
  • movimentos suaves dos braços e das pernas
  • estar em alerta tranquilo
  • olhar fixamente para um rosto ou objeto
  • adormecer e dormir tranquilamente nas horas certas, para que tenha energia, quando desperto, para absorver informações

Outras dicas úteis para apoiar seu bebê prematuro:

Proporcionar um ambiente relaxante

Seu bebê pode estar sensível a luz, som ou a novas experiências, portanto tenha cuidado especial quando o bebê estiver cansado ou tentando se concentrar em habilidades difíceis, como se alimentar ou ouvir sua voz. Esteja ciente de lugares e situações que tendem a sobrecarregar o bebê, e tente evitá-los. O simples fato de levar um bebê frágil ao mercado pode ser um grande esforço sensorial; o bebê pode precisar de mais tempo e maturidade para poder lidar com todo o estímulo que uma viagem dessa cria.

Esteja ciente do ritmo e da hora

Seja sensível à necessidade do seu bebê de acordar sozinho. Bebês prematuros estão organizando suas agendas de dormir e acordar, assim como lidando com os cuidados recebidos de pessoas diferentes. Procure por sinais de que o bebê está pronto para brincar, mas dê pausas a ele, quando precisar se recuperar ou tirar uma soneca.

Ofereça continuidade e previsibilidade

Assim como a maioria dos adultos, os bebês precisam saber o que esperar. Isso reduz a ansiedade e os ajuda a interagir melhor. Proporcionar uma agenda diária fixa, usando o mesmo profissional de saúde, e colocando o bebê para dormir na mesma cama, são exemplos de como criar um mundo organizado e previsível para o bebê. Isso ajuda o bebê a se sentir seguro, para que possa relaxar e aprender novas habilidades com mais facilidade.

Complemente os esforços do seu bebê em se ajudar

À medida que crescem, os bebês aprendem a fazer coisas sozinhos, e sentem o prazer do sucesso. Embora pequenos, as tentativas de se acalmarem—chupando o dedo, por exemplo—são recompensadoras e abrem a possibilidade de mais tentativas. Um bebê frágil pode precisar de mais ajuda. Um modo é apoiar seu ombro, para que o bebê possa mover sua mão até a boca para chupar o dedo com mais facilidade. Outro é usar o seu braço para deixar que o bebê abrace seu pé, para que se sinta mais estável. Estes pequenos apoios têm um grande impacto nas conquistas de seu bebê.

Segure e posicione o bebê cuidadosamente

Quando seu bebê estiver acordado, é importante movê-lo suave e lentamente. Bebês nascidos prematuramente ainda trabalham duro para se mover com agilidade e evitar que seus braços e pernas fiquem balançando ou esticando. Segurar seu bebê de perto, para que ele sinta apoio e calor de seu corpo, ou enrolá-lo em uma coberta será necessário até que seus movimentos tenham mais objetivo e controle. Bebês prematuros têm, às vezes, dificuldades com movimentos rápidos, e provavelmente você verá sinais de "estou sobrecarregado" quando forem movidos rapidamente ou sem uma coberta ou apoio corporal.

Fique atenta às próprias estratégias dos bebês para ficarem mais organizados. Estas estratégias podem incluir:

  • agarrar e segurar cobertas, seu dedo ou outros objetos
  • envolver os pés na roupa de cama
  • colocar suas mãos sobre o rosto ou na boca dele
  • chupar chupeta ou um dedo
  • explorar seu corpo ao colocar braços e pernas para frente

Logo, você estará familiarizado com os meios especiais de seu próprio bebê de se comunicar e poderá dar o apoio necessário para que ele interaja com o mundo.

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave