Dicas de como dar banho em recém-nascido

O banho em recém-nascido precisa ser uma experiência que ajuda a formar um vínculo de amor entre você e seu bebê. A maioria dos pequenos acaba adorando a hora do banho e, mesmo que você demore para pegar o jeito, em alguns dias, já é possível dar um banho profissional.

A hora do banho em recém-nascido é um ritual de limpeza da pele, ajudando no desenvolvimento da percepção sensorial e proporcionando uma conexão especial entre vocês. 

Pensando em ajudar nessa missão, trouxemos este artigo com informações importantes para a higiene do seu bebê.

Banho do recém-nascido: dúvidas frequentes

1. É necessário esperar que o umbigo cicatrize para dar banho ao bebê?

O recém-nascido pode tomar banho logo nos primeiros dias de vida, mesmo quanto o coto umbilical ainda não caiu. Depois do banho, seque muito bem o coto umbilical e a região do umbigo para ajudar a cicatrizar convenientemente. Leia mais em: Cuidados com o Cordão Umbilical

2. É preciso comprar um termômetro para medir a temperatura da água?

O termômetro pode ser muito útil nos primeiros banhos, enquanto não se sente segura sobre a temperatura da água. A temperatura ideal do banho do bebê é entre os 35-37 graus.

Com a experiência, poderá usar o seu cotovelo para “medir” a temperatura da água. Comece por colocar água fria e depois a quente, até atingir a temperatura ideal. Nunca coloque o bebê na banheira com as torneiras abertas.

3. Devo usar uma esponja ou usar a mão para banhar o bebê?

Não precisa de usar esponja para dar banho ao bebê. Se usar, tenha em atenção que as esponjas, por estarem num ambiente úmido, facilmente ganham bactérias e fungos. Por isso, devem ser muito bem limpas e secas após cada utilização.

A sua mão é suficiente para limpar a pele do bebê. A pele do bebê é muito sensível e não deve ser esfregada. Os primeiros banhos devem ser breves. Não mais de 5 minutos. Quando for maiorzinho, o banho é um dos momentos mais apreciados pelo bebê. Nessa altura, pode ser mais prolongado para poder brincar na água.

5. A pele do recém-nascido deve ser hidratada com creme?

A pele do recém-nascido é muito frágil, sensível e, normalmente, seca, pelo que é necessário hidratá-la diariamente. Use uma loção específica para bebês ou óleo de amêndoas doces.

Quando colocar o creme, aproveite para fazer uma massagem ao seu bebê. Os bebês adoram ser massajados. Para além das vantagens do contacto das suas mãos com o corpo do bebê, as massagens são muito reconfortantes, relaxantes e prazerosas.

Antes do banho, prepare o ambiente e tudo o que necessita para não deixar o bebê sozinho ou sem supervisão.

Dicas essenciais para dar banho em recém-nascido

1. Escolha um horário

Algumas mães preferem as manhãs, quando os bebês estão geralmente alerta e com energia. Outras mães escolhem as noites, como parte de um ritual relaxante para dormir.

2. Junte tudo o que você precisa antes de começar 

Pegue uma muda de roupas, uma fralda limpa, duas toalhas de rosto, outra toalha grande, um sabão leve para bebês e um recipiente com água morna (não quente). Teste a água com o lado de dentro do seu pulso.

3. Mantenha seu bebê confortável

Assegure-se de que o quarto esteja aquecido antes de despir seu bebê. Coloque uma toalha úmida e aquecida sobre as partes do bebê que você não limpará no momento, para que ele fique confortável.

4. Comece pela parte de cima do bebê, como a cabeça.

Comece pelo rosto e cabeça, usando uma toalha de rosto sem sabão, para não irritar os olhos ou a boca do bebê. Preste atenção especial ao pescoço e à área abaixo do queixo. Os espaços entre os dedos das mãos e dos pés, sob os braços e atrás das orelhas também ficam surpreendentemente sujos. Esfregue cuidadosamente ao redor do coto do cordão, garantindo que continue seco. Se você acidentalmente molhar o coto do cordão, basta secar com uma toalha suave. Limpe a área da fralda por último, sempre apoiando a cabeça e o pescoço do seu bebê!

5. Proteja as partes importantes

Se seu filho foi circuncidado, lave o pênis dele apenas com água até que cicatrize (geralmente de uma semana a 10 dias após a cirurgia). Se ele não for circuncidado, basta lavar as demais partes do corpo.

6. Seque seu bebê com cuidado

Termine ao secar seu bebê com uma toalha com capuz, colocando uma fralda nova e dando um beijinho na sua barriga suave e limpa. Para finalizar, aplique uma pequena quantidade de creme de barreira de maneira uniformeme na área da fralda e deixe secar antes de colocá-la. Escolha cremes de barreira que estejam em um tubo em vez de uma banheira/frasco para evitar contaminação. Verifique as datas de validade e use por símbolos na embalagem e evite compartilhar cremes de barreira entre crianças. Tudo está limpo, parabéns!

Apenas uma pequena quantidade de creme de barreira precisa ser aplicada uniformemente na área da fralda e deixar secar antes de colocar a fralda. Escolha cremes de barreira que estejam em um tubo em vez de uma banheira/frasco para evitar contaminação. Verifique as datas de validade e use por símbolos na embalagem e evite compartilhar cremes de barreira entre crianças.

Suzy Tinker, (Heróe De Sha Hygiene, Enfermeira De Dermatologia Pediátrica)

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie