Pular para navegação
Pampers© amor sonhos & brincadeiras
Bem-vindo(a)  
Cadastre-se   ou   Entrar 
Brasil

O desenvolvimento do seu bebê

0   Pessoas comentaram
nesse artigo
 
0
 
0
Social Sharing

Ler este artigo

Todos os pais querem ouvir boas notícias do pediatra: “Seu bebê está saudável e crescendo bem!” Para determinar isso, os médicos examinam os ouvidos, olhos, nariz, boca, reflexos, alinhamento da coluna e outros indicadores. Um deles, porém, é uma ferramenta especialmente importante para acompanhar o desenvolvimento do seu filho: a tabela de crescimento padrão.

O que é.
Os pediatras usam a tabela internacional de crescimento padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar o progresso de recém-nascidos e crianças com até 2 anos. A tabela mostra a altura, o peso e a circunferência da cabeça médios de meninos e meninas a cada mês. Em geral, se as crianças se enquadrarem na faixa correspondente à sua idade, isso é um indicador de boa saúde. Mas seu bebê não se enquadrar nessa faixa, isso não é necessariamente uma má notícia: há crianças saudáveis de todos os tipos e tamanhos. O pediatra é a pessoa certa para determinar como seu filho está crescendo e se desenvolvendo.

Depois de seu filho completar anos, o pediatra passará a acompanhar o crescimento de acordo com as tabelas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, cuja orientação se estende até os 18 anos.

Como funciona.
A cada consulta, o profissional de saúde medirá a altura e o peso de seu bebê, comparando-os com uma tabela de percentuais, e informará você sobre como a criança se compara com outras da mesma idade. O que significa, por exemplo, o percentil 40? Significa que, a cada 100 bebês nos Estados Unidos, seu filho é maior do que 39 deles e menor do que outros 59. Não fique comparando seu filho às crianças dos vizinhos. A tabela é apenas uma maneira de ajudar os médicos a identificar possíveis problemas. Se seu bebê estiver ganhando peso, crescendo proporcionalmente e em ritmo estável, ele está indo muito bem!

É bom saber.
As tabelas da OMS baseiam-se no crescimento de crianças que amamentam no peito por pelo menos quatro meses; assim, o tamanho do seu bebê poderá variar um pouco se você o alimenta com fórmula. Por exemplo, bebês saudáveis amamentados no peito tendem a ganhar peso mais lentamente do que os bebês alimentados com fórmula a partir do terceiro mês. No entanto, é importante lembrar que a faixa considerada “normal” é bem ampla. Além disso, como os bebês crescem aos “saltos”, a tendência geral de crescimento é mais importante que do as medidas obtidas em uma única consulta ao pediatra.

Toda consulta médica traz consigo a empolgação de saber tudo o que está acontecendo no crescimento e desenvolvimento de seu filho. Aproveite cada minuto com o bebê — ele não será pequeno por muito tempo!


 
Social Sharing
 
0

Comentários dos membros

Você pode gostar de

Pampers Recém-Nascido. Proteção 5 estrelas para o seu pequeno milagre.

Saiba mais sobre Pampers Recém-Nascido
Pampers Recém-Nascido