Como as crianças aprendem a dizer as coisas

Como as crianças aprendem a dizer as coisas

Muitos pais se preocupam com o desenvolvimento da linguagem da criança. É’ uma parte vital do desenvolvimento de cada criança e este guia ajudará você a saber o que esperar, e quando.

Como os bebês se comunicam

Mesmo antes de poderem falar, as crianças são bastante habilidosas na obtenção de suas necessidades —seja chorando para sinalizar que estão com fome, dando gritinhos quando estão felizes, afastando o rosto de um alimento que elas não gostam, ou apontando para um brinquedo que querem. Esses sons e gestos iniciais são formas simples de comunicação que estabelecem a base para uma comunicação mais rica baseada em linguagem mais tarde.

Assim como os adultos que estão aprendendo uma língua estrangeira, as crianças normalmente entendem mais do que podem falar. Especialistas em desenvolvimento infantil fazem uma distinção entre o que as crianças podem entender (chamado de "linguagem receptiva") e o que elas podem dizer (chamado de "linguagem expressiva"). É fácil determinar o que o seu filho pode dizer; você só tem que ouvi-lo. Mas como você pode determinar o que seu filho entende? Uma maneira é observar como ele reage às coisas que você diz.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele?

Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você. Mas certifique-se de que ele está realmente reagindo ao nome, e não apenas para o tom ou ao som de sua voz.

Quando meu bebê dirá suas primeiras palavras?

As crianças geralmente começam a dizer suas primeiras palavras por volta da época de seu primeiro aniversário. Mas quando eles tiverem cerca de 20 meses de idade, muitas crianças aprendem até nove novas palavras todos os dias—mais de 250 novas palavras todo mês! E quando elas tiverem cerca de 2 anos de idade, as crianças muitas vezes atingem outro marco: Eles começam a combinar palavras em duas palavras "frases", como "leite acabou" (que significa tanto "Eu terminei o meu leite" ou "Eu derrubei minha xícara de leite da cadeirinha").

É difícil apontar uma idade específica em que se espera que cada criança atinja um determinado estágio de aprendizagem da fala. No entanto, a maioria das crianças alcança as metas básicas da linguagem dentro de um par de meses entre um estágio e outro. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o desenvolvimento da linguagem do seu filho, não se esqueça de levá-lo ao seu profissional de saúde.

Lista de verificação de desenvolvimento de discurso:

9 meses

  • Será que ele vira a cabeça quando você o chama gentilmente pelo nome?
  • Ele faz sons balbuciando, como "ma-mã", "pa-pá", ou "ba-bá"?

12 meses

  • Diz pelo menos uma palavra?

18 meses

  • Diz várias palavras soltas?

2 anos

  • Reconhece nomes das pessoas da família, objetos e partes do corpo?
  • Aponta para um objeto ou imagem quando dizem o nome desse objeto para ele?
  • Repete palavras ouvidas na conversa?
  • Usa "frases" de duas palavras?
  • Segue instruções simples?

Ajude o seu filho a desenvolver o seu discurso

1. Comece cedo

Desde o dia em que ele nasceu, você pode falar, cantar e ler para seu filho para ajudar a iniciar o seu caminho na aprendizagem. Tente falar ou cantar durante as refeições, hora do banho e até mesmo durante a troca de fraldas. Será valioso para ele e divertido para ambos. Ao ler para ele, fale sobre a história e as ilustrações.

2. Fale com—Não para—seu filho

Mesmo quando seu filho ainda estiver na fase do balbucio, vocês dois ainda podem ter "conversas". Trate o balbucio do seu filho como uma linguagem, e responda com palavras de verdade como se você entendesse o que ele está dizendo (mesmo que não). Em seguida, deixe-o "responder" com um pouco mais de balbucios. Pode parecer um jogo bobo, mas você está ensinando seu filho como as conversas funcionam, e como se revezam em falar e ouvir.

3. Brinque de "Jogo do Nome"

Você pode ajudar seu filho a aprender novas palavras, dizendo os nomes das coisas favoritas dele enquanto vocês dois usam essas coisas: "Aqui vem a bola" ou "Mmmm... cereal." Depois que seu filho pega o jeito de uma palavra, você também pode verificar a sua compreensão, perguntando: "Onde está a bola?", e deixe-o responder apontando para a bola. Ou, uma vez que ele esteja um pouco mais velho e saiba como dizer a palavra, você pode perguntar: "O que é isso?", e deixá-lo dizer: "Bola!".

4. Construa e expanda

Quando seu filho falar em frases de uma ou duas palavras, inclua seu pleno significado na sua resposta. Por exemplo, se ele diz: "Não pato", você pode responder com: "Você não quer o pato?" (ou, em um contexto diferente, "Você não consegue encontrar o pato?"). Dessa forma, você pode confirmar que você entende o que ele quer dizer e, simultaneamente, apresentar a estrutura da frase completa.

É importante lembrar que a maior parte do desenvolvimento da linguagem surge naturalmente a partir dos tipos de atividades que você e seu filho fazem todos os dias.

Aproveite as oportunidades para falar, ler, cantar e brincar com seu filho. Isso ajudará a criança a aprender e também a fortalecer o vínculo entre vocês. O mais importante: vocês dois se divertirão fazendo isso também.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil