Tosses em bebês e crianças pequenas

Tosses em bebês e crianças pequenas

A tosse é o sintoma que mais frequentemente leva os pais a procurarem atendimento médico para seus filhos. Na maioria das vezes, ela pode ser cuidada com tratamento simples em casa em vez de usar medicamentos ou remédios para a tosse.

O que causa a tosse?

Quando as terminações nervosas na garganta, traqueia ou dos pulmões sentem a irritação, um reflexo faz com que o ar seja ejetado vigorosamente através das passagens.

A irritação mais comum é o muco. Quando muito disso é secretado – durante um resfriado, por exemplo – esse fluido se acumula na parte de trás da garganta e pode desencadear uma tosse. Tosses estão geralmente associadas com doenças das vias respiratórias, tais como constipações, gripe e bronquiolite, mas também podem ser causadas por alergias, ou por engolir um objeto estranho.

Por que nem todas as tosses têm o mesmo som?

Na maioria das vezes, o local da infecção determina o som da tosse. Por exemplo, uma irritação na traqueia ou brônquios tem sons mais profundos e roucos do que quando localizada na laringe. Resfriados mais comuns são acompanhados por uma tosse seca ou molhada que pode durar mesmo após outros sintomas sumirem.

Quando é que uma tosse precisa de atenção médica?

Chame o seu profissional de saúde imediatamente nos seguintes casos:

  • Se seu bebê tiver menos de três meses, tosse, tiver uma febre de 38 graus ou mais ou respirar de forma irregular;
  • Se a criança com mais de 3 meses tiver uma febre de 38 graus ou superior que durar mais de 48 horas;
  • Se tossir torna difícil para o seu filho respirar;
  • Se seu filho estiver respirando depressa, –40 a 50 respirações por minuto – e ele "puxar ar" entre as costelas com cada respiração - se a tosse for dolorosa, persistente e/ou acompanhada por um som de "convulsão";
  • se o seu filho tossir com tanta força que seus lábios ficam azuis ou escuros; a tosse aparece de repente e está associada a febre;
  • se a tosse começar depois que seu filho se engasgar com comida ou outro objeto; 

Tratando uma tosse

Uma vez que a maioria das tosses é causada por infecções virais, os antibióticos não são normalmente recomendados para tratá-la. Deixe-a percorrer o seu curso. Uma infecção viral pode durar duas semanas ou mais. Em qualquer caso, há pouca evidência de que esses produtos sejam eficazes em crianças, então evite-os, a menos que seu profissional de saúde recomende especificamente.

Mantendo o seu filho com tosse confortável

A maioria das tosses vai embora por conta própria, mas até que isto ocorra, você pode fazer o seguinte para ajudá-lo a se sentir mais confortável:

  • Incentive ingerir líquidos extras para manter as vias aéreas úmidas e seu filho bem hidratado.
  • Ligue um umidificador ou vaporizador, especialmente se sua casa for muito seca.
  • Sente-se com seu filho em um banheiro fechado enquanto um chuveiro quente estiver ligado; isso pode soltar e aliviar qualquer tosse, especialmente antes de dormir.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil