Ajuda para ensinar a usar o vaso: Assentos e conselhos

Ajuda para ensinar a usar o vaso: Assentos e conselhos

Qual é a personalidade de seu banheiro? Se você gosta de ficar bem equipada, há muitos equipamentos para escolher. Há assentos de vaso no chão, assentos conversíveis, suportes que já foram vasos, assentos com alças, assentos com estofados, assentos que se prendem ao vaso para adultos, assentos móveis que permitem aos adultos usar o mesmo vaso, assentos decorados e estofados e assentos cheios de água, com pequenos patos flutuando dentro. Para não falar de assentos musicais, que tocam uma melodia durante a descarga. E para a criança que quiser participação total, há lenços que podem ser jogados na descarga e calças de treinamento que se parecem com roupas íntimas, mas são mais absorventes.

Escolhendo o vaso

Quando se trata exatamente disso, o único equipamento necessário para começar você já possui: um vaso sanitário. Hoje em dia, porém, muitos pediatras e pais recomendam ignorar o vaso, que pode ser intimidador, e começar o processo com um vaso que seu filho pode chamar de seu. Alguns pais também descobriram que, se uma criança pequena ajudar a esvaziar seu próprio vaso, as chances de uso aumentarão.

Um vaso no chão traz mais vantagens para uma criança pequena. É pequeno, assim como ela. Também é facilmente acessível, então ela pode se acostumar a sentar nele sem ajuda, e não precisa usar a descarga (embora o que seja bom para crianças pequenas às vezes significa mais trabalho para a mãe). A altura exata de um vaso no chão significa que seu filho pode colocar seus pés firmemente no chão, o que é importante para empurrar durante movimentos intestinais. Procure por um vaso com base ampla o suficiente para evitar ser derrubado quando a criança se apoiar de lado para conferir seu progresso.

Assentos de adaptação

Se seu filho ficar intrigado com o vaso grande e quiser usá-lo assim como mamãe e papai, você pode escolher um assento que possa ser preso ao vaso sanitário. Assegure-se de prender o assento firmemente, para não ficar deslizando; se não estiver firme, seu filho pode se sentir inseguro para usá-lo. Alguns pediatras recomendam este tipo de assento porque facilita a transição para o vaso de adultos.

Se você optar por um assento que fica preso ao vaso sanitário, compre também um apoio para colocar debaixo dele. Isso permitirá que seu filho se estabilize ao empurrar durante os movimentos intestinais. Ele também precisará de menos ajuda para sentar e descer. Um apoio pode ter duas funções no banheiro: Depois de usar no banheiro, seu filho pode empurrá-lo para a pia e lavar as mãos.

Duas funções

Alguns vasos infantis oferecem o melhor dos mundos, com assentos que se prendem ao vaso sanitário quando seu filho estiver pronto. Outros se dobram, para funcionar como apoio. Se você optar por um assento simples ou por um modelo de função dupla, procure por um que seja robusto—deve ser leve o bastante para seu filho movê-lo, mas sólido o suficiente para aguentar todo o seu peso. Vasos independentes e modelos anexáveis devem ter assentos acolchoados e moldados para bumbuns pequenos.

Calças de treino, toalhinhas e mais

Algumas mães usam calças de treinamento descartáveis, que se parecem mais com roupas íntimas, para ajudar seus filhos pequenos com a tarefa de tirar e recolocar suas calças. Menos complicadas que fraldas, elas também diminuem o trabalho para a mãe quando acidentes acontecem (e eles sempre acontecem), e uma criança pequena pode ajudar ao descartá-las sozinha. Trocar as fraldas por calças descartáveis pode ser um grande evento para uma criança pequena   no caminho para roupas íntimas, mas com proteção extra. Algumas mães usam este tipo de calça de proteção também à noite, ao invés de fraldas, quando seus filhos pequenos dominaram sua bexiga durante o dia, mas ainda têm acidentes de noite.

Você também pode ensinar higiene ao seu filho pequeno, ajudando-o a se limpar e mostrando a ele como lavar suas mãos sempre que usar o vaso. Toalhinhas pré-umedecidas podem simplificar esta tarefa para uma criança pequena: Elas são mais fáceis de manusear pelas pequenas mãos durante a limpeza e podem realizar uma limpeza mais completa do que apenas um tecido seco. Procure por toalhinhas criadas para serem jogadas no vaso.

Limpar acidentes é parte do ensino sobre como usar o vaso, mas você pode eliminar alguns derramamentos ao dar algo para seu pequeno garoto mirar. Há alvos biodegradáveis, no formato de peixe, disponíveis comercialmente, e alguns pais gostem deles pelo mesmo propósito.

Embora você não possa apressar o processo, você pode ajudar seu filho a fazer a transição ao oferecer os equipamentos certos, seu apoio e incentivo, além de muitos elogios e reforço positivo.

 

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil