Quando ensinar a usar o vaso - dicas úteis

Quando ensinar a usar o vaso - dicas úteis

Embora a maioria das crianças anseie por poder usar o banheiro sozinha, elas podem facilmente se frustrar com os inevitáveis acidentes. Atravessar a transição entre fraldas e roupas de baixo pode ser difícil para você, também.

Eis algumas dicas para facilitar ao máximo o treinamento sobre o uso do vaso para todos.

Espere que seu filho esteja pronto

Tentar ensinar a usar o vaso para uma criança que não está pronta pode até prolongar o processo. Tente evitar começar a ensiná-lo quando houver outras grandes mudanças na vida do seu filho, como doença, divórcio, morte em família (mesmo de um animal de estimação) ou se mudar para uma nova casa.

Um passo a cada vez

Para dar partida ao processo, você pode querer começar deixando um vasinho no chão do banheiro por alguns dias. Diga ao seu filho que aquele vaso pequeno é para ele e o maior, para os adultos. Alguns dias depois, peça para que ele se sente no vaso (pode ser vestido). Depois de mais alguns dias, pergunte ao seu filho várias vezes ao dia se você pode tirar a fralda dele, para que ele se sente em seu assento especial.

Compre o vaso certo

Vasos infantis devem ser baixos o suficiente para que os dois pés fiquem com firmeza no chão. Evite os defletores de urina (placas que se prendem na frente do vaso, para manter a urina dos garotos dentro do vaso). Isso parece uma grande ideia, mas às vezes machucam os meninos que não se sentam direito, e a última coisa que você quer é que seu filho associe ir ao banheiro com dor.

Não dê descarga na frente dele, ao menos no começo

Embora algumas crianças fiquem fascinadas e queiram dar descarga repetidamente, outras podem se assustar, acreditando que uma parte delas está indo embora pelo vaso...

Reduza ou elimine líquidos uma hora antes de dormir

Isso aumentará as chances de que seu filho acorde seco, o que elevará sua confiança.

Aprenda a reconhecer os sinais

Quando você vir a dança dos joelhos unidos, balançando de lado, encontre um banheiro rapidamente.

Seja positiva, mas não muito

Muita empolgação com o conteúdo de uma fralda pode dar à criança a ideia de que ela produziu algo de certo valor, o que pode resultar em ela querer guardar aquilo para ela (dentro do seu corpo, se necessário).

Torne isso divertido

Meninos na fase inicial do aprendizado do banheiro são famosos pela sua má mira. Colocar alguns cereais de forma circular ou outros alvos na água, ou colocar um pouco de colorante azul (que vira verde com a urina amarela), pode deixar a urinação mais divertida para seu filho e menos suja para você.

Não se preocupe em ensinar à noite, por algum tempo

Espere pelo menos até que seu filho acorde seco regularmente das sonecas e, ocasionalmente, seco pela manhã. O controle noturno da bexiga não surge em geral por um ano ou mais, depois do controle durante o dia.

Coordene sua abordagem com outras cuidadoras

Exceto todas as demais grandes mudanças na vida, uma vez que você começou a ensinar como usar o banheiro, não há volta. Comunique a todas as professoras e cuidadoras o que você está fazendo em casa, e peça que façam o mesmo.

Evite transformar parte do aprendizado do banheiro em punição

É impossível forçar uma criança a usar o banheiro, se ela não estiver pronta ou não quiser. Crianças que se sentem pressionadas tentam, às vezes, recuperar o controle da situação ao se recusar a largar a fralda ou a evitar o banheiro por completo. Isso pode levar à constipação ou a outros problemas, que precisarão ser tratados pelo seu pediatra.

Tenha coerência e paciência: você ficará’ surpresa com a rapidez que seu filho dominará esta nova habilidade!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil