O que a pintura estimula nas crianças?

Mexer com tinta, dá as crianças a possibilidade de explorar diferentes materiais e, se aproximar de uma importante expressão artística. Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação, o que a transforma em algo ainda mais positivo e que deve ser estimulado pelos pais, avós, tios e cuidadores. Continue lendo e veja os 3 principais benefícios dessa atividade que pode ser divertida e transformadora na vida das crianças.

Pintura: benefícios para o desenvolvimento infantil

Desenvolvimento emocional

Crianças pequenas sentem uma satisfação emocional quando se envolvem com criações artísticas, seja a modelagem com argila, o desenho com gizes de cera ou a colagem de retalhos de papel reciclados.

Tal satisfação vem do controle que as crianças possuem sobre os materiais utilizados e a da autonomia que possuem nas decisões que fazem em suas criações. Escolher o que farão e quais materiais usarão pode ser a primeira oportunidade que os pequenos têm de fazer escolhas e decisões independentes.

Aprimoramento da coordenação

A forma de segurar os pincéis e aprender a controlar os traços pode trazer benefícios para o desenvolvimento da coordenação motora. O manuseio desses instrumentos contribui para o domínio sobre grandes e pequenos grupos musculares, assim como para a motricidade fina, que  refere-se à capacidade de utilizar os dedos e as mãos de forma precisa

 Ampliação da criatividade

Com um pouco de tinta na mão ou no pincel, as crianças desenvolvem a imaginação, despejando a criatividade no papel. Um estilo de pintura que pode ser muito convidativo para as crianças é a aquarela. 

Como incentivar o contato com a pintura

Do que você precisará:

  • Jornais

  • Avental ou uma camiseta velha

  • Papel resistente à água, incluindo papéis mais brilhantes para pinturas

  • Tintas para dedos nas cores primárias ( vermelho, azul e amarelo)

  • Cubra tudo

Escolha um cômodo na sua casa em que você se sinta confortável com seu filho usando tinta. Espalhe jornais pelo chão e na mesa. Arregace as mangas e ajude seu filho a colocar um avental, jaleco ou uma camiseta maior, para proteger suas roupas.

  • Brinque com texturas e cores

Pintar com os dedos é um jeito divertido de seu filho experimentar texturas e cores. Por exemplo, coloque mais água para mostrar que a tinta fica mais escorregadia ou combine cores primárias, para que ele veja como elas mudam.

  • Pinte com seu filho 

Converse sobre como seus dedos sentem a tinta. Incentive-o a usar palavras ou metáforas descritivas.

  • Faça uma impressão das mãos

Você pode fazer a impressão da pintura com dedo do seu filho ao colocar outra folha de papel sobre a superfície da pintura e pressionar suavemente. Prenda na geladeira, para que todos admirem!

A pintura com os dedos é uma das melhores maneiras das crianças se expressarem criativamente. Além de passar tempo com seus pais, elas também fortalecem os músculos das mãos e dos dedos, e aprendem sobre combinação de cores.

Quando utilizamos várias cores, permitimos riquíssimas experiências sensoriais, como, por exemplo, a criança misturar as cores para ver que cor pode ficar, ou mesmo misturar a tinta com água, assim realizando de forma muito divertida, várias descobertas. As atividades com tinta possibilitam que a criança descubra um mundo cheio de cores, linhas, formas e sentimentos, a pintura também estimula a comunicação, a sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie