Pintura com os dedos para crianças pequenas

Pintura com os dedos para crianças pequenas

E pintar com os dedos, que as crianças gostam tanto? Ter permissão para fazer uma bagunça é a grande parte da diversão! Eis como sujar suas mãos enquanto controla a bagunça.

Cubra tudo

Escolha um cômodo na sua casa em que você se sinta confortável com seu filho usando tinta. Espalhe jornais pelo chão e na mesa. Arregace as mangas e ajude sua criança a colocar um avental, jaleco ou uma camiseta maior, para proteger suas roupas.

Brinque com texturas e cores

Pintar com os dedos é um jeito divertido de seu filho experimentar texturas e cores. Por exemplo, coloque mais água para mostrar que a tinta fica mais escorregadia ou combine cores primárias, para que ele veja como elas mudam.

Compartilhe com seu filho

Converse sobre como seus dedos sentem a tinta. Incentive-o a usar palavras ou metáforas descritivas.

Faça uma impressão

Você pode fazer a impressão da pintura com dedo do seu filho ao colocar outra folha de papel sobre a superfície da pintura e pressionar suavemente. Prenda na geladeira, para que todos admirem!

A pintura com os dedos é uma das melhores maneiras das crianças se expressarem criativamente. Além de passar tempo com seus pais, elas também fortalecem os músculos das mãos e dos dedos, e aprendem sobre combinação de cores.

Do que você precisará

  • Jornais
  • Avental ou uma camiseta velha
  • Papel resistente à água, incluindo papéis mais brilhantes para pinturas
  • Tintas para dedos nas cores primárias, compradas em lojas ou feitas em casa (veja a receita abaixo)

Alternativas

Se seu filho estiver relutante em sujar suas mãos com tinta, você pode substituir outros materiais, como sabão líquido, creme de barbear com uma gota de colorante ou até mesmo pudim de chocolate!

Faça sua própria tinta

Receita 1:

  • 1 a 3 colheres de sopa de amido líquido
  • 1 colher de sopa de tinta guache

Espalhe o amido líquido (ao invés de água) na superfície da pintura. Adicione guache.
Receita 2:

  • 4 xícaras de água fria
  • 1 xícara de amido de milho
  • 1 colher de chá de tinta guache ou colorante

Misture a água ao amido de milho. Cozinhe em fogo médio até ficar espesso, mexendo constantemente. Apague o fogo e adicione tinta ou colorante, ou divida a mistura em três partes e adicione três cores diferentes.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Pants

Até 12h* sequinho, fácil de pôr e tirar