Segurança ao andar de bicicleta

Segurança ao andar de bicicleta

A maioria dos pais se lembra bem de suas próprias tentativas de aprender a andar de bicicleta, quando decidem ensinar a mesma habilidade aos seus filhos. Apesar de algumas quedas e joelhos ralados, a experiência leva a anos de diversão pessoal e em família. Quando seu filho se torna um ciclista — seja em um triciclo ou em uma bicicleta — há muitos incentivos. E lembre-se, andar de bicicleta é uma habilidade complicada, que leva algum tempo para dominar.

Juntos para o passeio: assentos, aros e capacetes

Antes que seu filho esteja pronto para pedalar sozinho, leve-o para passear como passageiro em sua bicicleta. Espere apenas que ele faça 1 ano. Nesta idade, ele poderá se sentar sem suporte e seu pescoço será forte o bastante para aguentar um capacete leve. Lembre-se de que mesmo com a bicicleta mais resistente e o capacete com melhor ajuste, uma criança está sob risco de ferimento se você perder o controle ou se for atingido por um veículo.

Fazer o melhor para seu passageiro envolve:

1. Usar um assento traseiro

que esteja preso com segurança sobre a roda traseira. O assento deve ter correias para evitar que os pezinhos e as mãozinhas se prendam na roda; e um encosto alto e um cinto de segurança rígido, capaz de suportar o peso de seu filho mesmo se ele dormir. Alguns pais escolhem transportar suas crianças pequenas em uma cobertura, geralmente de tela ou de trailer plástico durável. O trailer de metal é preso à saída traseira da bicicleta, e é estável e resistente. As rodas do trailer têm amplo espaço, de forma que é improvável capotar. Seu filho também será preso por um cinto de segurança.

2. Usar um capacete leve para bebê ou criança pequena

em seu pequeno passageiro, para evitar ou minimizar o ferimento na cabeça em caso de acidente. Lojas de ciclismo têm uma maior seleção de capacetes apropriados do que as lojas de brinquedos. Os funcionários da loja de ciclismo poderão aconselhar sobre o encaixe e o ajuste apropriados, então peça a ajuda deles. Prender seu filho no assento da bicicleta

e fixar todos os fechos sempre que vocês passearem juntos.

Pronto para pedalar

Quando seu filho estiver correndo, escalando, pulando e chutando uma bola, estará pronto para o triciclo. Isso é porque ele conseguirá pedalar. A hora chega para a maioria das crianças entre as idades de 2 a 4 anos. Quando chegam a este estágio, as crianças se movem rapidamente, o que aumenta os riscos de cair. Assegure-se de que seu filho esteja usando um capacete aprovado, que se encaixe com segurança e conforto.

Sabedoria do triciclo: Compre um triciclo que fique perto do chão e que tenha rodas grandes. Você pode reparar em outras crianças da idade do seu filho que estão andando em pequenas bicicletas com rodinhas. Mas continue com o triciclo: é mais estável e diminui o risco de queda.

Onde pedalar

Deixe seu filho pedalar apenas em locais seguros, como a calçada de uma rua que não esteja muito congestionada. Assegure-se de ficar perto, para supervisionar.

Não é uma boa ideia deixar uma criança pequena em um triciclo andar na rua, mesmo com supervisão. Ela pensará que é seguro, porque você está lá.

Pode ser óbvio, mas vale a pena afirmar: andar de bicicleta perto de uma piscina ou de carros não é seguro. Uma criança em um triciclo está perto do chão e pode não ser vista por um motorista dando ré, por exemplo.

Insista que seu filho use capacete sempre que andar de bicicleta, mesmo se for em casa.

Bicicleta de criança grande

A maioria das crianças pode começar a andar de bicicleta com rodinhas quando tiver entre 5 a 6 anos de idade. Em geral, as crianças não têm o equilíbrio ou a coordenação muscular para andar de bicicleta sem rodinhas até os 6 ou 7 anos, e às vezes, mais.

Eis como determinar se uma bicicleta tem o tamanho certo para seu filho: Peça que ele se sente com as mãos no guidão. As solas do pé devem estar no chão.

Seja um bom modelo para seu filho ao fazer o que você fala: Use um capacete sempre que der uma volta, sozinho ou acompanhado.

Também podem te interessar: