Viajando com duas ou mais crianças

Viajando com duas ou mais crianças

É hora de arrumar as malas para aquela viagem em família, há muito adiada. Ou tavez você esteja se aprontando para fazer muitas coisas na rua, levando seu filho à reboque. De qualquer modo, não é incomum sentir-se um pouco sobrecarregada, e se perguntar se não seria mais fácil ficar quieta em casa.

Os pais geralmente acham que, como dominaram a organização de suas vidas com um filho, pode não ser mais difícil trazer mais crianças. Mas a logística de sair de casa e de viajar com mais de uma criança pode ser desafiadora, no mínimo. Planejar cuidadosamente com antecedência, um pouco de sorte, muita paciência e uma bolsa cheia de truques podem fazer uma viagem se tornar possível e até agradável. Se você considerar a viagem uma aventura, seus filhos também o farão. Se você puder fazer uma viagem divertida, as crianças resistirão menos ao confinamento.

Dar muito tempo para a sua viagem é um elemento chave para reduzir o estresse. Se suas tarefas fora de casa geralmente levam uma hora com um filho, planeje ao menos duas horas para fazer a mesma coisa com dois ou mais filhos. E, de todas as formas, nunca recuse ofertas de ajuda para as suas saídas. Estas mãos extras podem realmente facilitar as coisas.

Lembre-se que viagens em família ou fazer coisas na rua são oportunidades de aprendizado: conhecer os lugares que vocês visitarão e aprender importantes lições sociais como compartilhar, revezar e paciência. Estas viagens são uma forma de reunião familiar, gerando maravilhosas memórias de família.

Siga estas orientações para ajudar sua viagem a ser a mais agradável e tranquila possível.

Considere a idade e o estágio de desenvolvimento de seu filho

Bebês engatinhando, por exemplo, têm atenção curta, e eles aprendem ao tocar tudo. Assim, para idas ao supermercado, leve a criança mais velha com você, mas deixe o bebê ou criança pequena em casa com um dos pais ou uma babá. Se você tiver de levar todos os filhos ao supermercado, faça uma lista de compras para percorrer os corredores mais rapidamente. Leve um brinquedo para o mais novo, para mantê-lo ocupado e menos propenso a pegar as coisas na hora de pagar. Nunca deixe crianças sozinhas no carro, mesmo se você só precisar algumas poucas coisas e puder retornar rapidamente. Para viagens mais longas com toda a família, as crianças mais novas precisarão de mais brinquedos ou objetos para distraí-las, enquanto crianças mais velhas podem passar mais tempo com menos atividades.

Planeje com antecedência

Ainda que o estímulo de atividades/saídas de casa seja divertido, as mudanças na rotina podem ser difíceis para crianças, ainda mais para crianças pequenas e em idade pré-escolar. Avise as crianças com antecedência e inclua-as no planejamento, ao máximo possível. Para viagens mais longas, os pais devem fazer as malas das crianças mais novas, porém devem incentivar as mais velhas a fazerem suas próprias malas, sugerindo roupas e brinquedos apropriados. Tente ter tudo pronto no dia anterior, para reduzir a tensão do último minuto. Incentive as crianças em idade pré-escolar a aprenderem sobre os lugares que planejam visitar, incluindo o uso de mapas, previsão do tempo e assim por diante.

Tome precauções para evitar doenças

Ficar em aeroportos ou estações de trem lotadas, ou mesmo confinados em um carro apertado, com paradas em lugares públicos, pode ser fonte para muitas doenças. Lavar as mãos frequente e completamente, quando possível, ou usar antissépticos para a mão pode ajudar a reduzir a disseminação de germes. Chupetas, mordedores ou brinquedos que caiam no chão ou sejam manipulados por outras pessoas devem ser lavados e limpos com antissépticos frequentemente. Amamentar um bebê também pode ajudar a evitar doenças.

Viajar à noite

Para viagens longas de carro, algumas famílias sugerem dirigir à noite ou sair de madrugada, esperando que as crianças durmam por boa parte do caminho.

Não se esqueça do conforto

Verifique duas vezes se você está levando chupetas (leve muitas) ou o cobertor favorito das crianças que precisam disso.

Organize as "coisas" não perecíveis com antecipação

Isso inclui roupas para cada filho, assim como brinquedos e livros, carrinho, bolsa de fraldas, mochilas, bebês conforto, etc.

Incentive as crianças a escolher jogos, livros e brinquedos para a viagem

Você pode incluir DVDs, CDs (cantar junto é bom) ou audiolivros; muitos deles podem ser retirados por empréstimos de bibliotecas locais. Alterne as atividades durante a viagem, para reduzir o tédio.

Crie caixas de viagem

Se houver espaço em seu veículo, leve uma caixa de sapatos para cada filho, com materiais de atividade apropriados à idade de cada um, como livros de pintar com lápis de cera ou canetinhas, adesivos, bonecas de papel, etc. Não leve tesouras no carro, pois podem ser perigosas em caso de freada brusca.

Inclua jogos ou atividades fáceis de aprender

Pergunte às crianças mais jovens quais cores elas veem ou peça para contar os caminhões. Crianças mais velhas podem querer fazer um desenho do que veem pelo caminho.

Leve muitos lanches e bebidas saudáveis, em utensílios plásticos

Isso economiza tempo e dinheiro, e pode reduzir as discussões sobre onde e quando parar para comer. Deixe as crianças participarem das escolhas. Tente criar um plano de alimentação, para que a viagem não se torne uma desculpa para comer o dia todo.

Pare com frequência

Pare para ir ao banheiro, para esticar as pernas e para gastar um pouco da energia. Mesmo correr por 10 a 15 minutos, jogar bola ou pular corda podem tornar as próximas horas toleráveis. Dependendo da sua rota, você pode parar em um parque estadual no caminho para dar uma pequena caminhada ou encontrar um parquinho.

Dirija com segurança

Sempre use os cintos de segurança e mantenha bebês e crianças firmes no bebê conforto. Dirigir pode ser estressante, e você pode precisar parar se o barulho, brigas ou cansaço prejudicar a segurança.

Com bom planejamento e um pouco de sorte, você pode transformar sua viagem em família em uma experiência agradável e memorável para todos.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Pants

Até 12h* sequinho, fácil de pôr e tirar