Ansiedade de separação da mãe e sua criança pequena

Ansiedade de separação da mãe e sua criança pequena

Socialização, uma maior mobilidade e um vocabulário crescente preparam as crianças para as mudanças da vida. Essas transições podem ser difíceis em ambos os lados. Um pai olha para o lado com angústia, com medo de que seu filho caia depois de dar esses primeiros passos sozinho. A criança começa a sentir-se triste quando ela tem que dar tchau a um amigo depois de um dia de brincadeiras muito divertido.

Separação e ansiedade

A separação é um desafio quando as crianças se tornam intensamente preocupadas sobre deixar um pai ou cuidador. Um pouco de ansiedade é normal e até esperado. A separação é mais difícil de gerir quando a ansiedade torna-se mais intensa, duradoura e contínua. A criança que não quer ir para a creche é um exemplo comum. Seu filho pode fazer de tudo para ficar em casa com você.

Como ajudar seu filho

Tenha em mente que os problemas com a separação, surgem muitas vezes durante transições de desenvolvimento, como dormir em uma "cama grande de criança" ou ajustando-se a um novo irmãozinho ou irmãzinha.
  • Peça-lhe para compartilharem seus sentimentos
    As crianças pequenas não têm necessariamente as habilidades verbais para compartilharem diretamente as suas experiências, portanto, faça uma brincadeira de criança ou de desenhar para saber mais sobre seus sentimentos.
  • Observe
    Tome nota de quando ocorre a reação intensa. As reações que você vê em seu filho podem guiá-lo nos esforços para gerir as situações de difícil separação. Algumas crianças, por exemplo, não têm problema algum em dizer adeus após uma atividade ou evento terminar. Para outros, a saída é chorosa e dolorosa. Identificar quando a separação vem para o seu filho é uma maneira de estar pronta para responder quando ela ocorrer.
  • Saia rapidamente
    Se o seu filho estiver ficando com uma babá pela primeira vez, uma boa regra nessa situação é tentar fazer a sua saída rápida com um adeus firme que seu filho ouvirá. Dessa forma, ele saberá que você saiu e será capaz de passar pela transição de saber que você está ali, ver você sair e se ajustar a estar com a babá.

Primeiro dia de aula

Ir para a escola pela primeira vez é outra transição importante para as crianças. Explore maneiras de tornar a transição mais fácil. Conheça os futuros colegas de sala de aula e visite a escola no verão anterior para minimizar o medo do desconhecido. Muitas pré-escolas têm programas em que os pais frequentam a escola com seus filhos no início do ano.

Como ajudar a si mesmo

  • Considere seus próprios problemas
    Se o seu filho deixar alegremente seu colo e correr para a sala de aula no minuto em que vocês chegam à escola, você se pergunta: "Espere um minuto! É tão fácil assim para ele dizer adeus?" Apesar de essa ser uma reação normal, humana, é importante pensar sobre se as questões de separação do próprio pai influenciam a criança.
  • Desenvolva um ritualIsso pode ser tão simples quanto acenar e mandar beijos um para o outro. Outra dica é fazer um plano de uma atividade divertida com seu pequeno quando vocês estão reunidos.

Lembre-se: crescer é difícil, para crianças e para seus pais!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Supersec

1 Pampers mantém o seu bebê mais sequinho que outras fraldas* por 1 noite inteira!