Dicas para ensinar boas maneiras à criança

As crianças também precisam aprender boas maneiras e etiqueta para conviver bem em sociedade. E uma criança com boas maneiras, certamente chamará atenção, positivamente, claro! Até porque, muitas vezes, eles não sabem o quão incorreto é interromper, colocar o dedo no nariz ou fazer comentários altos apontando para outras pessoas. É importante ensinar, fazer com que eles sejam exemplos e também não “esqueçam” estas boas maneiras quando os pais saem de perto, né? Continue lendo para saber mais informação e dicas sobre como educar os pequenos da melhor forma possível.

A importância de uma boa educação infantil

A boa notícia é que você provavelmente já começou a ensinar boas maneiras ao seu filho porque sabe que educação é um ensinamento constante e é fato que as crianças que não aprendem o respeito, boas maneiras e como se comportar com os outros podem ser rejeitadas pelos seus colegas, professores e familiares, além de ter problemas em situações sociais quando adultos.

Infelizmente, ensinar boas maneiras às crianças não é fácil. Se crianças em idade pré-escolar pudessem desenhar uma imagem do universo, elas se colocariam no centro. Elas não estão particularmente interessadas nas necessidades de qualquer outra pessoa.

Educando seu filho

Apesar de dizer "por favor" e "obrigado" ser um ótimo começo, é apenas um começo. Há muito mais a ensinar ao seu filho. No geral, ensinar boas maneiras é incentivar o bom comportamento em várias situações. Estas são algumas dicas que podem ajudar:

Ensine por favor, e obrigado (a)!

A hora de começar a ensinar as palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpe, com licença, bom dia, boa noite, etc, é desde bebezinho. Especialmente dando exemplos ao falar com a própria criança. Diga a ele que a regra sempre será:

1- Quando for pedir algo, diga Por Favor!

2- Quando receber algo, diga Obrigada (o)!

Diga o quanto ‘’ interrupções são feias’’

Diga a ele que se precisar interromper uma conversa entre adultos, diga: com licença e aguarde sua vez de falar. No segundo em que você atender o telefone ou começar a falar com alguém, é normal que uma criança em idade pré-escolar tenha uma necessidade irreprimível, de falar com você. Enquanto, a  isso, você pode ensinar seu filho a educadamente dizer "com licença”, ou cutucar o seu braço em vez de gritar. À medida que ele fica mais velho, você pode explicar a diferença entre boas e más razões para interromper. 

Dê exemplos de uma linguagem educada sem xingamentos

Não zombe ou deboche de ninguém, por nenhum motivo na frente do seu filho. Provocações demonstram fraqueza de sua parte, além de ser cruel. A frase não faça para ninguém o que não gostaria que fizessem com você sempre vale. Boas maneiras e bom comportamento não são apenas para os de fora de casa, mas sim para os de dentro. Eles precisam ser parte da rotina diária.

Mostre que educação vai além das palavras

  1. Ensine a sempre bater em portas fechadas antes de entrar, e aguarde uma resposta.

  2. Ensine que quando tossir ou espirrar, cubra a boca com a mão. E nunca cutuque seu nariz em público, é desagradável para quem olha.

  3. Se você estiver em um teatro ou apresentação que considera chata, seja educado e faça de conta que está interessado. Quem apresenta está dando seu melhor.

Estabeleça e faça cumprir as regras

O limite do que é educado deve ficar maior à medida que seu filho fica mais velho. Então, se ele exigir que você vá para a sala de estar e traga o ursinho de pelúcia que ele deixou lá, diga-lhe que ele terá de fazer isso sozinho. E se ele não agradecer por servir o copo grande de leite que ele pediu, tire até que ele agradeça.

Por fim, mantenha suas expectativas razoáveis. A realidade é que ensinar boas maneiras é um processo que levará anos. Enquanto isso, você precisa estar preparada para lembrar seus filhos dezenas de vezes todos os dias antes de a mensagem ser realmente assimilada.

Respeite o seu filho acima de tudo

Se o seu filho se comportar mal, leve-o para algum canto e discuta o assunto em particular. Criticar o seu filho na frente dos outros o deixará com vergonha e pode levá-lo a ser ainda mais mal-educado mais tarde como uma forma de tentar se vingar de você.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Resumo

Assim como os adultos, as crianças também precisam aprender boas maneiras. É importante ensinar, fazer com que eles sejam exemplos e também não “esqueçam” estas boas maneiras quando os pais saem de perto, né?

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie