Crianças tímidas: superando a timidez

Crianças tímidas: superando a timidez

O que causa a timidez, exatamente? Como podemos ajudar uma criança a superar estes sentimentos?

Causas da timidez

Pesquisadores descobriram dois caminhos aparentes para a timidez.

1. Biológico

Cerca de uma em cada cinco crianças parece ter nascido com uma pré-disposição para a timidez. Desde quando engatinhavam – e às vezes, mesmo antes – estas crianças estavam desconfortáveis com pessoas e ambientes novos. Crianças tímidas tendem a comer minuciosamente, evitando novos alimentos e relutantes em assumir novos desafios. Metade dos bebês que exibem este padrão ainda será tímida quando tiver seis anos de idade; um quarto deles ainda será tímido quando adolescentes e provavelmente ficará um pouco tímido por toda a vida.

2. Situacional

Para estas crianças, a timidez é uma reação temporária ao estresse. A doença dos pais, mudança para uma casa nova ou de creche pode acionar a timidez em uma criança pequena – mesmo em uma criança mais velha. A timidez geralmente desaparece assim que a situação causadora for resolvida ou a criança se acostumar.

Ajudando a criança tímida

Crianças tímidas podem aproveitar várias coisas que ajudam a melhorar a confiança em si mesmas e suas habilidades sociais. Eis algumas sugestões:

  • Dê apoio
    Lembre-se de que, ao lidar com uma criança tímida, sua atitude deve ser de incentivo gentil e apoiador, ao invés de pressionar. Crianças tímidas se sobrecarregam emocionalmente com facilidade.
  • Ela não’ é “só tímida”
    Tente não dizer coisas como "Sara é só tímida" quando ela se comportar dessa maneira – especialmente não diante de Sara, que pode acreditar que seu comportamento é uma característica e não um estado temporário. Crianças pequenas também podem interpretar este rótulo como uma desculpa legítima para sair de situações sociais desconfortáveis. Ao invés disso, diga algo como "Sara tem dificuldade em conhecer novas pessoas, mas está trabalhando nisso".
  • Sem provocar
    Não provoque sua filha sobre sua timidez. Isso apenas a constrangerá e piorará o problema.
  • Pratique
    Ensaie atividades sociais estressantes em casa. Para algumas crianças em idade pré-escolar, a combinação de novas pessoas, novos ambientes e novas atividades é demais. Se, por exemplo, sua filha não ficar confortável em cantar com outras crianças na pré-escola, ajude-a a ensaiar cantando com ela em casa. Este ensaio ajudará a tirar o temor de cantar na escola, aumentando a diversão.
  • Pequenos passos
    Tente não sobrecarregar sua filha com muitas companhias ou muitos estímulos. Crianças tímidas se sentem mais frequentemente confortáveis ao brincar com um amigo por vez, ao invés de um grupo de amigos. Não force sua participação em atividades com grupos grandes.
  • Assumindo a liderança
    Incentive uma criança tímida a brincar ocasionalmente com outra criança, um ou dois anos mais nova. Isso coloca a criança tímida em posição de liderança, o que é algo que ela raramente sente entre seus pares. Sua confiança também pode aumentar com isso, quando ela brincar com crianças da sua própria idade.

Embora a timidez não seja algo digno de preocupação, em geral, incentivar isso desde o começo ajudará sua filha a elaborar as habilidades sociais quando ela chegar à idade de ir para a escola.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil