O meu filho está realmente pronto para a pré-escola?

O meu filho está realmente pronto para a pré-escola?

Cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, de modo que a prontidão para a pré-escola e a prontidão social podem florescer em tempos diferentes. Algumas crianças estão mais do que prontas aos 18 meses, enquanto outras crianças precisam ter três ou quatro anos antes de pegar uma mochilinha ou lancheira.

Leve o seguinte em consideração:

  • Seu filho pode trabalhar sozinho?

    Ele deve ser capaz de se concentrar e completar um quebra-cabeça, um desenho ou um bloco de construção por si mesmo sem supervisão direta ou apoio de um adulto. Se ele não puder, tente ajudá-lo a desenvolver essa habilidade em casa, trabalhando na conclusão de uma atividade de 5 a 10 minutos sem você no quarto.
  • Ele pode cuidar de sua higiene básica?

    A maioria das escolas quer crianças que saibam ir ao banheiro sozinhas ou, pelo menos, mostrando fortes sinais de prontidão. (Se uma criança estiver no limiar, o exemplo das outras crianças muitas vezes funciona como um motivador.) Ele pode lavar e secar suas próprias mãos? Ele pode comer um lanche sentado calmamente em uma cadeira ou no chão sem supervisão constante?
  • Ele pode participar de atividades em grupo?

    Apesar de essa ser uma habilidade que ele desenvolverá na pré-escola, ele tem de estar pronto para começar. Ele deve ser capaz de sentar-se em círculo para a hora de ouvir o professor e as outras crianças, e acompanhar histórias e atividades apresentadas em um grupo. Programas de bibliotecas, grupos de brincadeiras e atividades organizadas de "manhãs da mamãe" são exemplos de situações em que você pode observar se o seu filho pode ser parte de um grupo.
  • Ele pode se separar de você por algumas horas?

    Se o seu filho aceitar babás ou for facilmente para a creche, há uma boa chance de que ele esteja pronto para separar-se para uma experiência pré-escolar, apesar de que todas as crianças precisarão de algum apoio e tempo para se adaptarem. No entanto, se o seu filho ainda se apegar e gritar sem deixar você o largar, você pode tentar separações mais curtas primeiro. Também pode ser bom trabalhar com a criança em idade pré-escolar no desenvolvimento de um plano de transição gradual.
  • Ele pode aguentar os horários da pré-escola?

    Pré-escolas são lugares cheios, geralmente com atividades, um lanche, brincadeiras ao ar livre na parte da manhã e um tempo de silêncio ou cochilo à tarde. Se você tiver um filho que ainda seja dorminhoco de manhã ou tiver problemas com várias atividades na parte da manhã, ele pode não estar pronto para a pré-escola.

Cada criança é diferente; elas amadurecem e se desenvolvem em um ritmo diferente. Se o seu filho não estiver pronto para a pré-escola, espere para que ele possa ter uma experiência feliz, positiva quando for pela primeira vez.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil