Como fazer as crianças comerem legumes

Como fazer as crianças comerem legumes

Seu pequeno é um clássico inimigo das verduras? Então, tente essas maneiras fáceis de introduzir mais de você-sabe-o-quê nutritivos em sua dieta. E lembre-se de oferecer consistentemente legumes todos os dias, mesmo que ele não os coma. Você ficará surpreso quando, em algum momento, ele decidir dar uma mordida!

1. Seja um bom modelo

As crianças têm seus pais como modelos principais e muitas vezes gostam de copiar o que veem. Se o seu filho vir você comer regularmente legumes, ele se sentirá mais encorajado para experimentá-los por conta própria.

2. Varie os tipos e texturas

Sirva esses legumes de qualquer maneira que você puder: — enlatados, frescos ou congelados. Cada tipo tem um sabor e textura diferentes, portanto, enquanto uma criança comerá apenas vagem enlatada, outra criança preferirá vagens frescas cozidas. Nutricionalmente, são todos praticamente iguais, com exceção de vegetais enlatados com um monte de sal. Basta lavá-los, se você estiver preocupada com isso. Mas lembre-se que o foco está em comer os legumes, sem se preocupar com o sal. Se o seu filho amar a textura de purê de batatas, veja se ele comerá outros legumes que forem amassados ou em purê. 

3. Adicionar coberturas e molhos

Se comer um queijo, molho de manteiga ou ranch fizer toda a diferença entre comer legumes ou não, então deixe a sua criança usar o molho à vontade! Às vezes, apenas saltear queijo derretido no brócolis ou couve-flor tornará esse vegetal aceitável. Ofereça uma batata cozida e incentive seu filho a colocar algumas colheres de sopa de legumes nela antes de cobri-la com molho de queijo ou creme de leite. Crianças gostam de mergulhar o alimento em molhos, assim incentive-as a comer vegetais crus, como tiras de pimentões coloridos, com seu molho ranch favorito. Tenha cuidado com crianças com menos de 2 anos, já que legumes crus apresentam risco de asfixia. 

4. Bota tudo na pizza

Tente qualquer legume que funcione nessa comida eternamente favorita das crianças. Adicione tomates picados ao molho de pizza. Polvilhe abobrinha desfiada, cogumelos frescos ou enlatados, cebola picada, ou anéis de pimentão vermelho ou verde. Algumas crianças gostarão até de "árvores" de brócolis em sua pizza. Se o seu filho realmente amar queijo, certifique-se de adicionar muito disso junto com esses legumes extras. 

5. Bata uma omelete

Salteieé alguns espinafres, cogumelos, pimentão e cebola e adicione-os ao omelete antes de dobrar. Não se esqueça de jogar muito queijo do gosto da criança. 

6. Misture um pouco de salada de repolho

Talvez sua criança pequena receba bem a crocância e cor da salada de repolho. Faça a sua própria com uma mistura de salada pré-embalada (ou pegue a maior cabeça de repolho) e adicione molho com baixo teor de gordura. Aumente a cor e os nutrientes na salada adicionando um pouco de cenoura ralada. Tente servir salada de brócolis também. Se ela já gosta de salada de repolho normal, ela pode realmente gostar dessa "salada verde brilhante de repolho crocante". É uma ótima maneira de colocar mais brócolis ricos em nutrientes em sua dieta. 

7. Entupa de molho de espaguete

Molho de espaguete e todos os tomates em conserva contam como porções de vegetais. Então, prepare espaguete sempre, se os tomates forem um dos únicos vegetais que ela comer. Você poderia colocar algumas abobrinhas ou cenouras no molho de espaguete, mas tenha cuidado com essa ideia, — que muitas vezes sai pela culatra. Mantenha os níveis de sal e temperos baixos. Sempre que você servir palitinhos de pão, ofereça uma tigela de molho de espaguete. Ela adorará mergulhar os palitinhos de pão nesse molho rico em vitaminas e minerais! 

8. Sopas que viram remédio

Uma criança que se recusa a comer cenouras ou milho pode tomar sopa de legumes. Se for esse o caso, então adicione alguns legumes extras enlatados ou congelados na sopa quando estiver aquecendo. 

9. Vá de líquido

Suco de tomate e suco de vegetais contam como porções de legumes. E ambos estão repletos de vitaminas e minerais valiosos.

10. Sirva mais frutas

Se nada funcionar quando o assunto for legumes, não desista! Apenas sirva mais frutas. As frutas têm muitos dos mesmos nutrientes essenciais que os legumes têm, como as vitaminas A e C e fibras. Dobrar o número de frutas garantirá que sua criança pequena ou em idade pré-escolar receba todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável.

No final do dia, com uma criança feliz, saudável e próspera que não come legumes, você provavelmente não tem muito com o que se preocupar. Ela aprenderá a comê-los em algum momento.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil