À medida que seu bebê cresce e se torna uma criança, há muitas maneiras pelas quais ele se torna cada vez mais independente. Você vai adorar ver todos esses marcos de desenvolvimento empolgantes ir e vir, mas um em particular pode exigir um pouco de sua atenção. É quando seu filho deixa as fraldas e começa a usar o penico.

O desfralde é um processo complexo e pode ser difícil saber qual é a melhor abordagem porque cada criança aprende de forma diferente, os meninos podem aprender de forma diferente das meninas e não há uma maneira melhor de ensinar as habilidades necessárias.

Não tenha medo de iniciar o processo ou pisar no freio para começar, todo bebê tem seu próprio tempo, e comparações não são bem-vindas nesse momento. Mas para auxiliar ele nesta fase, experimente utilizar as fraldas Pampers Grandinhos, que são desenhas especialmente para essa etapa da vida do bebê.

Dicas para treinar seu filho a usar o penico no processo de desfralde

Para ajudá-lo na aventura de treinamento do penico do seu filho(a), trouxemos uma lista de dicas para ajudá-lo a pegar o jeito:

1. Certifique-se de que seu filho está pronto. Tente não apressar o processo e começar o desfralde muito cedo, antes que seu filho seja realmente capaz de alcançar o sucesso. Procure sinais de prontidão em seu filho antes de começar a treiná-lo com o penico.

2. Inclua seu filho na escolha do penico. Se possível, compre uma cadeirinha ou o penico com seu filho. Isso o fará se sentir mais incluído e mais animado para usar seu penico novo.

3. Compre roupas íntimas de criança grande como um sinal de encorajamento. Compre roupas íntimas divertidas, se possível com o personagem de desenho animado favorito ou desenho de super-herói ou princesa. Explique ao seu filho que assim que aprender a usar o penico, ele poderá usar essas divertidas roupas de criança grande. Você também pode deixar ele experimentar as roupas enquanto treina no penico. Esteja preparado para alguns acidentes.

4. Coloque o penico em um local conveniente. O banheiro é o local óbvio (e colocá-lo lá pode ajudar seu filho a fazer a conexão de que ir ao banheiro é ir ao banheiro), mas você também pode colocar o penico no quarto do seu filho para fácil acesso após cochilos, ou na sala de jogos.

5. Faça uma programação. Depois que seu filho começar a treinar, implemente um cronograma simples. Por exemplo, você pode incentivar o uso do penico depois da refeição ou depois da hora de dormir. Isso permite que seu filho saiba que ir ao banheiro é uma coisa rotineira.

Ehub Pampers LATAM Imágenes artículos 03 720x432

6. Use um gráfico de adesivos para rastrear (e recompensar) o progresso.  Baixe este gráfico útil aqui. Você pode pendurá-lo perto do penico ou no banheiro e, sempre que seu filho fizer um bom trabalho, deixe-o colocar um adesivo no local.

7. Crie uma música para o usar no processo.  Se seu filho parece nervoso com a ideia de usar o penico, um incentivo musical pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado e entrar no ritmo. Você pode cantar a música enquanto vocês dois vão para o penico, ou podem cantar juntos enquanto ele está usando o penico. Existem muitos vídeos online de ideias de músicas, ou você pode inventar sua própria cantiga.

8. Regue seu bebê com elogios. Quando o seu filho fizer um bom trabalho no penico, o elogie! Você também pode cumprimentá-lo com um abraço ou fazer o que quer que funcione para manter sua motivação elevada e reforçar que ele está fazendo um ótimo trabalho.

9. Dê um livro ao seu bebê. Leia para seu filho um livro sobre como ir ao penico enquanto ele está realmente no penico, ou deixe-o olhar um de seus livros de gravuras favoritos para fazê-lo passar o tempo e se sentir mais relaxado.

10. Tenha tempo nu. Alguns pais optam por essa tática no processo de desfralde. A ideia básica é que deixar seu filho ficar nu em casa incentiva-o a usar o penico, já que não tem fralda para controlar. Para as crianças que ainda têm dificuldade em abaixar as calças na hora de usar o penico, essa abordagem pode ser especialmente útil. Essa estratégia pode funcionar melhor durante os meses quentes de verão, mas, como acontece com todas as dicas neste artigo, pode não funcionar para todas as crianças.

11. Ir ao penico antes de dormir e depois de acordar. É uma boa ideia levar seu bebê ao penico antes de ir para a cama e assim acordar de manhã. Você pode gostar de levá-la para usar o penico durante qualquer despertar noturno também. Mostrar a ele a rotina de ir ao penico em horários regulares, e isso o ajudará a criar bons hábitos e também a prevenir alguns acidentes noturnos.

12. Treine pelo exemplo. Leve seu filho com você na próxima vez que precisar ir ao banheiro e mostre como é fácil fazer xixi e cocô. Os pais podem achar mais fácil ensinar os meninos, e as mães podem demonstrar o processo para as meninas. No entanto, não existe uma regra rígida e rápida, e você deve escolher o que funciona para sua família.

13. Truques de mágica. Adicione um pouco de tinta azul (ou apenas um pouco de limpador de vaso sanitário azul) em seu vaso sanitário. À medida que seu filho faz xixi, a cor da água do vaso sanitário muda de azul para verde. Uma alternativa é colocar sabão em pó no banheiro. Quando seu filho fizer xixi, ele vai adorar vê-lo espumar e borbulhar.

14. O encoraje a usar o banheiro em vez do penico. Você pode preferir começar com seu filho em um banheiro com uma cadeira infantil em vez de um penico independente. Se sim, reforce a ideia de que o banheiro é para onde os adultos vão e que essa é uma ótima chance de fazer coisas “de adulto”. Uma escadinha ou banquinho o ajudará a chegar ao banheiro com mais facilidade e também a manter o equilíbrio.

15. Dê a seu filho tempo extra. Às vezes, os meninos precisam de mais tempo do que as meninas para aprender a diferença entre fazer um número 1 e 2. É uma boa ideia começar ensinando-o a fazer xixi sentado antes de ensiná-lo a fazer em pé.

16. Use a prática de tiro ao alvo para encorajar seu filho. Quando seu filho estiver pronto para tentar fazer xixi em pé, você pode começar a ensiná-lo a mirar. Uma maneira de fazer isso é jogar um pedaço de cereal em forma de O no vaso sanitário ou no penico. Em seguida, incentive seu filho a mirar. A satisfação de acertar a meta servirá como reforço positivo.

17. Um cocô menos assustador. Para o seu filho, evacuar pode ser assustador. Sua relutância pode levar à retenção, o que pode levar à prisão de ventre. A evacuação de fezes duras também pode ser dolorosa, e seu filho pode associar cocô com dor. Ensine seu filho (talvez assistindo a um desenho animado sobre o assunto ou lendo um livro infantil sobre como usar o penico) que fazer cocô é um processo natural e que não há nada a temer.

18. Mostre e conte. Outra tática é encenar uma cena de “ir ao banheiro”. Use uma boneca ou ursinho de pelúcia favorito para representar como a boneca usa o banheiro ou o penico. Você pode até mesmo pedir ao se filho para mostrar como a boneca vai ao banheiro para reforçar a lição.

19. Não lave imediatamente. Se você estiver usando o banheiro para treinar, não dê descarga logo depois que seu filho usar o penico. O som da descarga pode ser assustador nos estágios iniciais do desfralde. Apresente o conceito de enxágue gradualmente, talvez depois que seu filho tiver aprendido a usar o banheiro, e faça disso um jogo divertido - quase como deixar seu filho apertar o botão do elevador.

20. Não espere milagres em alguns dias. Alguns pais acreditam no desfralde de 3 dias, que é uma espécie de treinamento que ocorre em um cronograma estritamente cronometrado. Embora isso possa funcionar bem para alguns, não é para todos os pais ou filhos.

Ehub Pampers LATAM Imágenes artículos 06 720x432

21. Experimente a psicologia reversa. Se você acha que seu filho está tendo dificuldade para se acostumar com a idéia de usar o penico, ou simplesmente se recusa a fazê-lo, experimente a psicologia reversa. Por exemplo, você pode perguntar gentilmente se ele prefere continuar usando fraldas mesmo quando for grandinho. O truque com essa tática é não passar a aplicar muito estresse ou pressão em seu filho, pois isso pode ter o efeito oposto e torná-lo ainda mais resistente ao uso do penico.

22. Não puna os erros. Embora as lutas para treinar no penico possam ser frustrantes às vezes, resista ao impulso de ficar com raiva ou punir seu filho. Em vez disso, diga a ele que está tudo bem e que pode tentar novamente mais tarde. Pressão demais não o ajudará a aprender mais rápido. Também pode ser que seu filho ainda não esteja pronto, então considere colocar o treinamento do penico em espera por alguns dias ou semanas.

23. Lembre-se de que os atrasos podem acontecer. Durante a fase de treinamento do penico, você pode encontrar obstáculos ou contratempos. Esta é uma parte normal e natural do processo de aprendizagem. Não desanime se isso acontecer. Seja paciente. Experimente outra técnica. Dê tempo ao tempo.

Para ajudar você e seu bebê nesse processo, recomendamos o uso de Pampers Grandinhos, que veste como roupinha, possui uma Fita Elástica 360°, que se ajusta ao corpinho do seu bebê, além de macio e confortável.

Espere os resultados

Esperamos que essas dicas possam ajudar você e seu filho durante o processo de desfralde. Não perca a esperança se não estiver acontecendo tão perfeitamente quanto você gostaria. Com uma dessas técnicas, ou talvez com outra técnica que você descobrir que funciona para você, seu filho acabará pegando o jeito.

A propósito, com o aplicativo Pampers Club você pode ganhar grandes presentes ao verificar as facilidades que está usando durante o desfralde. Você vai adorar os presentes disponíveis, incluindo, cupons, dinheiro de volta e muito mais. Você merece isso!

Veja todas as fontes

Crianças saudáveis: é verdade que os meninos costumam ir ao banheiro mais tarde do que as meninas?

Livro: Cuidando de seu bebê e criança pequena do nascimento até os 5 anos de idade, Brochura Sexta

Edição - 2 de novembro de 2014 pela American Academy of Pediatrics (Autor)

Flexible Banner V2