Dormindo durante a gravidez

Dormindo durante a gravidez

"Descanse." Esses são maravilhosos conselhos para a sua aventura de nove meses, mas, para algumas mulheres, é mais fácil falar do que fazer. A barriga crescendo, um bebê agitado e mudanças hormonais podem tornar difícil para você ter uma longa noite de sono. Aqui estão algumas interferências no sono comuns durante a gravidez e técnicas para lidar com elas.

Virando e revirando

Uma das queixas de sono mais comuns durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre, é encontrar uma posição confortável para dormir. Tente se deitar de lado com um travesseiro entre os joelhos para o apoio lombar. Você também pode comprar um travesseiro para o corpo, que pode ser moldado ao longo do comprimento do mesmo, oferecendo suporte onde você mais precisa. Algumas mulheres encontram alívio dormindo em uma posição levemente reclinada com muitos travesseiros atrás e em torno delas.

Urinar frequentemente

Quanto mais sua gravidez avança, mais vezes você terá de urinar, e à noite provavelmente não será uma exceção. A necessidade de urinar aumenta à medida em que o útero em crescimento comprime a bexiga. Você não quer cortar os líquidos durante o dia, mas você pode tentar limitar beber antes de dormir.

Na maioria dos casos, urinar frequentemente é apenas um sintoma de estar grávida. Mas você deve estar ciente de que infecções do trato urinário (ITU) também têm esse efeito. A frequência não é o único sintoma de uma ITU: você pode sentir que precisa urinar imediatamente (chamado de "urgência") e sentir dor ou ardor durante a processo. Se você sentir outros sintomas além dessa frequência, entre em contato com o seu médico. Ele provavelmente testará a sua urina para ver se você tem alguma infecção bacteriana.

Movimentos do seu bebê

Algumas mulheres são acordadas pelos movimentos do bebê durante a noite. Não há realmente nada que você possa fazer quanto a isso, nem que você queira: um bebê em movimento geralmente é um bebê saudável. Quando os bebês param de se mexer ou diminuem o movimento, nós ficamos preocupadas com sua saúde. Então, apesar de que isso pode ser frustrante para você, é, na verdade, um sinal da boa saúde do seu bebê! Se seu bebê estiver deixando você acordada durante a noite, você pode tentar dormir um pouco durante o dia. Mesmo uma pequena soneca pode ajudar você a se sentir revigorada.

Dicas para uma boa noite de sono

Aqui estão algumas outras maneiras de ter uma boa noite de sono:

    • Corte a cafeína da sua dieta.
    • Faça algum exercício físico todos os dias. Estudos mostram que exercícios regulares promovem um sono melhor. Caminhar é uma ótima opção para as mulheres grávidas.
    • Tente beber um copo de leite morno antes de dormir.
    • Por fim, não tome qualquer medicação sem receita médica ou preparações à base de plantas para ajudar a dormir. Sempre verifique com seu médico antes de tratar qualquer sintoma por conta própria.

    Também podem te interessar:

    Fraldas

    Pampers Recém-Nascido

    Nossa fralda mais seca e mais suave