Plano de dieta para grávidas: Proteína durante a gravidez

Plano de dieta para grávidas: Proteína durante a gravidez

Uma das coisas que você e seu bebê não podem ficar sem é proteína. Ela ajuda a manter um alto nível de energia e proporciona ao seu bebê os aminoácidos necessários para ele crescer.

Quanta proteína você precisa para manter tudo funcionando sem problemas? A ingestão diária recomendada (IDR) para a proteína durante a gravidez é de 60 gramas, embora alguns nutricionistas recomendem 100 gramas; qualquer quantidade entre esses dois números é boa. Para colocar a ideia de "gramas" em perspectiva, um litro de leite tem cerca de 30 gramas de proteína.

O tipo certo de proteína

Você deve prestar atenção não apenas à quantidade de proteína que você consome, mas ao tipo de proteína também. As mulheres grávidas precisam comer o que é considerado proteína de "qualidade", ou seja, proteínas contendo todos os aminoácidos necessários em grandes quantidades. A maioria das proteínas animais é de proteínas de qualidade, enquanto as proteínas vegetais não o são. É por isso que os especialistas recomendam que as mulheres grávidas consumam proteína animal todos os dias. Se você for vegetariana ou vegana, você precisa equilibrar com certos alimentos, como grãos e legumes, por exemplo, para ter certeza de obter todos os aminoácidos recomendados.

Alimentos completos com proteínas

A carne vermelha é provavelmente a fonte mais conhecida de proteína, mas você não precisa comer um filé em cada refeição para cumprir sua cota. Muitos outros alimentos, como peixes, aves e ovos, são ricos em proteínas. Também são os produtos lácteos, oleaginosas e feijão.

Cada um dos seguintes itens contém cerca de 15 gramas de proteína:

    • 2 ovos grandes
    • De 2 a 3 porções de carne, peixe ou aves
    • 2 porções de queijo duro
    • 1/4 de xícara de pasta de amendoim
    • 1 xícara de feijão cozido, ervilhas, ou lentilhas
    • 1/2 xícara de queijo cottage ou ricota
    • 2/3 de xícara de amêndoas

    Algumas mulheres grávidas não estão acostumadas a comer muita carne e produtos lácteos, e se perguntam se ganharão muito peso. No entanto, se você estiver ingerindo uma dieta balanceada, incluindo a quantidade certa de proteína de qualidade, você não precisa se preocupar em calcular os quilos. A gravidez é, afinal, uma época para ganhar peso. Comer bem é uma das melhores maneiras de manter seu bebê crescendo saudável e de se sentir em seu melhor, também.

    Também podem te interessar:

    Fraldas

    Pampers Recém-Nascido

    Nossa fralda mais seca e mais suave