17 semanas de gravidez

Você está na semana

lr

17 semanas de gestação

Seu bebê na 17ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de uma pera grande.

Pico de crescimento

Nesta semana, o seu pequeno está realmente começando a ganhar peso. A gordura, também chamada de tecido adiposo, ajuda a manter o bebê aquecido e é importante para o metabolismo, já que é uma grande fonte de energia. Seu bebê pode medir até 17,2 cm e pesar quase 142 g. 

Boas reações

Seu pequeno tem trabalhado em dois reflexos básicos há algumas semanas: a sucção e a deglutição. Até o momento de o bebê nascer, ele terá quase todos os mesmos reflexos que você tem.

Menino ou menina?

Se você estiver esperando uma menina, um conjunto especial de tecidos está se desenvolvendo e se transformando no útero e na vagina. Se um menino estiver a caminho, esses mesmos tecidos seguem por um caminho diferente: o pênis se formou e a próstata está começando a tomar forma. As células secretoras de testosterona recém-formadas são fundamentais nesses desenvolvimentos.

Sua gravidez na 17ª semana

S.O.S guarda-roupa

A época das roupas sem caimento e de sapatos desengonçados já passou: as futuras mamães podem fazer um estoque de roupas de maternidade de alta qualidade e na moda. Usá-las pode ser o primeiro anúncio público de que você está grávida, então desfrute da atenção!

Uma palavrinha sobre o líquido amniótico

Se tiver que se submeter à amniocentese, você provavelmente a fará em breve: a maioria dos médicos realiza o teste antes da 18ª semana de gravidez. “Esse” é o único método mais preciso de identificação de muitos defeitos de nascimento, mas não é um teste que todas as gestantes devem fazer. Geralmente é oferecido a grávidas com idade superior a 35 anos, pois elas apresentam maior risco de ter um bebê com doença genética, como a síndrome de Down. Fale com o seu profissional de saúde sobre os prós e contras. 

Uma dorzinha na...

Essencialmente, hemorroidas são veias no reto que ficaram hiperdilatadas devido ao aumento do volume e fluxo de sangue na região pélvica. Se você for propensa a ter a varizes ou se teve hemorroidas durante uma gravidez anterior, é provável que você as tenha novamente. A melhor estratégia de prevenção? Uma dieta rica em fibras, muita água e exercícios físicos regulares.  

Você sabia?

A gordura corporal do seu bebê está começando a aumentar para fornecer calor. – Na verdade, ela corresponderá a dois terços do peso do bebê ao nascer! O coração agora é regulado pelo cérebro e está batendo regularmente. E mesmo que as pálpebras ainda estejam seladas, o bebê pode perceber a luz.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave