20 semanas de gravidez

Você está na semana

lr

20 semanas de gestação

Seu bebê na 20ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de uma banana pequena. Seu bebê pesa cerca de 212 a 255 g e mede aproximadamente 21,5 cm. Você poderia colocar esse pequeno na palma da sua mão.

Nesta semana, seu bebê está completamente coberto pelo vérnix, a substância cremosa que protege a pele delicada do líquido amniótico.

Fazendo sentido

O cérebro do bebê tem trabalhado horas extras para desenvolver os centros nervosos dedicados aos sentidos. À medida que esses nervos ganham vida, o pequeno fica mais sensível aos movimentos da mãe, aos sons no ambiente e até mesmo ao sabor do líquido amniótico.

Sentiu o soluço?

Além de sentir o bebê rolar, mergulhar e chutar, você também pode sentir espasmos rítmicos. A maioria dos bebês tem soluços no útero, possivelmente devido ao diafragma imaturo tendo espasmos. Não há necessidade de se preocupar,–isso não causa nenhum dano.

Cobrindo a cabeça

Este novo cabelo não é o lanugo; agora é de verdade. Mas a maior parte dele vai cair cerca de duas semanas após o nascimento. Em outro lugar na cabeça do seu bebê, os ossos do ouvido interno estão agora totalmente formados e o nariz está começando a tomar forma.

Sua gravidez na 20ª semana

Semana da curva

Parabéns!–Você está na metade do caminho! Na 20ª semana, o útero cresceu três vezes em relação ao seu comprimento original. Quando o seu profissional de saúde medi-lo, ele provavelmente constatará que a parte mais alta agora está mesmo no seu umbigo. De agora em diante, o útero crescerá cerca de um centímetro por semana até o bebê nascer.

Útero com vista

Nesta fase, seu médico pode querer realizar um ultrassom para verificar o desenvolvimento do bebê, confirmar a data de nascimento dele, examinar para verificar certos defeitos congênitos e garantir a saúde da placenta e do cordão umbilical. Querendo ou não saber o sexo, esta espiada dentro do útero pode fazer a maternidade iminente parecer mais real.

Você sabia?

O que é aquele solavanco rítmico que você talvez sinta? O diafragma imaturo do bebê pode ter espasmos, o que causa soluços! O cabelo do seu pequeno continua crescendo no couro cabeludo, assim como as sobrancelhas, mas qualquer cabelo presente no nascimento provavelmente será substituído por um novo nas primeiras semanas de vida.

Dica rápida para a mamãe:

Você está a meio caminho andado e definitivamente pode sentir o bebê se movendo pela barriga! Se começar a ser incomodada por hemorroidas (veias inchadas em seu reto), beba muito líquido, adicione fibras à sua dieta e mantenha-se ativa com exercícios. Você também pode ver com o seu profissional de saúde opções de cremes seguros e que não precisam de receita médica que proporcionam alívio.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave