40ª Semana de Gravidez

Que emoção! Você finalmente chegou às suas 40 semanas de gravidez.Fase final da gestação. Essa é a fase final da gestação!

Até chegar nessa fase, o seu corpo já passou por um processo longo de transformação e seu bebê já está prontinho para nascer. Se você tem dúvidas sobre esse processo, estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Como funciona o crescimento do bebê durante a 40ª semana de gravidez

Conforme já falamos um pouquinho, com 40 semanas de gestação, o bebê já está pronto para vir ao mundo. Agora é só aguardar a tão esperada hora.

Uma informação relevante é que, mesmo estando fisicamente preparado para nascer com 39 semanas de gestação, o bebê pode permanecer no útero até a 42ª semana. Isso é completamente normal.

Durante esse estágio da gestação, o sistema imunológico do bebê ainda é bastante sensível e depende dos anticorpos fornecidos pela mãe. Ou seja: quanto mais tempo ele permanecer no útero, maior será o ganho de peso, desde que a placenta continue a desempenhar adequadamente sua função de nutrição. No entanto, à medida que o parto se aproxima, a placenta começa a diminuir sua eficiência e, eventualmente, cessa completamente sua função.

Durante a última semana de gravidez, cada órgão está totalmente desenvolvido e a frequência cardíaca do bebê varia de 120 a 160 batimentos por minuto. Consequentemente, o trabalho de parto pode começar a qualquer momento.

Desenvolvimento do corpinho

Durante esse período, o bebê cresce muito, chegando a medir cerca de 51,2 cm da cabeça aos pés e 36,3 cm de cima para baixo. Além disso, ele pesa cerca de 3,5 kg nesta fase. 

À medida que o desenvolvimento fetal chega ao seu fim, o bebê está se preparando para finalmente conhecer o mundo exterior. Seu corpo está completamente formado, inclusive incluindo órgãos internos que já estão funcionando como deveriam.

Um recém-nascido apresenta uma pele mais delicada, com braços e pernas rechonchudos, com inchaço. A quantidade de cabelo pode variar de bebê para bebê, sendo comum que alguns percam cabelo logo nos primeiros meses após nascerem. Então não se preocupe se isso acontecer!

Os bebês possuem músculos fortes e boa mobilidade articular. Eles também são capazes de reconhecer sons e são particularmente responsivos a vozes familiares, como as de seus pais, ou a outros sons que lhes sejam familiares.

O sistema nervoso está pronto e maduro o suficiente para que um bebê consiga sobreviver fora do útero, mas as células cerebrais continuam a se multiplicar durante os primeiros anos de vida de um bebê.

Acompanhamento médico

Durante o período da 40ª semana de gravidez, as futuras mamães devem ter consultas com o obstetra para outro exame pré-natal. Durante este exame de rotina, o médico realiza uma série de verificações, incluindo a medição da pressão arterial, peso, altura do útero, frequência cardíaca do feto e movimentos do bebê, bem como a determinação da posição do bebê.

Caso a mulher tenha iniciado o trabalho de parto, o médico pode realizar um teste de esforço durante as contrações. Isso envolve a avaliação dos batimentos cardíacos do bebê durante as contrações e a verificação da saúde da placenta. Durante as contrações, é fundamental que a placenta mantenha uma circulação sanguínea adequada para sustentar a frequência cardíaca do bebê.

Para saber, leia também: Tudo sobre Gravidez | Gravidez saudável | O que grávida deve comer

Desafios das 40 semanas de gravidez

Cansaço define a mamãe nas 40 semanas de gestação!! 

A exaustão e a chegada ao seu limite são evidentes já que o tamanho da barriga é muito grande e não se consegue dormir bem, caminhar direito e nem fazer tarefas e aproveitar para deixar a bolsa maternidade 100% prontinha.

Nesta fase, é importante que a mulher tenha tudo preparado para ir para o hospital e também para se preparar para a futura amamentação.

Leia Mais; Bolsa Maternidade | Dicas de maternidade

Seus sintomas nas 40 semanas de gravidez

Mudanças em seu corpo

Tudo que você precisa agora nas 40 semanas de gestação é manter a calma e a paz para ter um parto tranquilo e curtir a chegada do seu bebê. Hora de relaxar um pouquinho!

Se agora nas 40 semanas de gravidez as contrações ainda estão vindo esporadicamente você pode começar a fazer caminhadas. A caminhada ajuda a acelerar o trabalho de parto e a gestante pode caminhar em torno de 1 hora por dia, se atentando ao horário que o sol não está tão intenso.

Durante esta semana, a mulher ainda pode apresentar certos sintomas que envolvem uma fadiga excessiva, além de um inchaço nas mãos ou pés. Também é muito importante que a mulher fique atenta aos sinais do trabalho de parto, como a ruptura da bolsa amniótica, contrações regulares que vão se intensificando e um leito vaginal chamado tampão mucoso.

Leia também:  Sinais de Trabalho de Parto | Medidas de conforto durante o parto | Dar à luz

Dica extra para as mamães

Você decidiu se vai usar cinta pós-parto? 

Veja bem os modelos adequados e nunca compre um número menor que você usa. Usar cintas muito apertadas podem ter o efeito contrário e acabar sendo prejudicial à recuperação da nova mamãe.

Leia também: Tudo sobre Gravidez Cuidados com o Pós-Parto |

Sintomas

Na 40ª semana de gravidez, algumas medidas podem ser tomadas para amenizar certos incômodos:

  • Secreção Vaginal: Embora o desprendimento do tampão seja um indicativo de que o corpo está se preparando para o parto, não implica necessariamente o início do trabalho de parto. Isso pode levar horas ou até mesmo dias. No entanto, é importante comunicar qualquer tipo de secreção vaginal ao seu médico. Se houver sangramento intenso, contrações regulares e repetidas, ruptura da bolsa amniótica ou diminuição ou ausência dos movimentos fetais, é fundamental procurar imediatamente um médico e dirigir-se ao hospital mais próximo.

  • Fadiga Excessiva: Descansar durante o dia, sempre que possível, e dormir  um pouco mais cedo à noite podem ser medidas eficazes para reduzir a fadiga e aumentar a disposição.

  • Ansiedade: Gerenciar a ansiedade pode ser feito através do sono adequado e do descanso, bem como da busca por formas de relaxamento, como meditação, ioga, exercícios de respiração ou ouvir música relaxante.

  • Inchaço nas Pernas ou Pés: Evitar ficar em pé por longos períodos e elevar as pernas acima do nível do corpo ao sentar-se são medidas que podem melhorar (e muito) a circulação sanguínea nas pernas e aliviar o inchaço. Entretanto, se o inchaço persistir, surgir de forma repentina ou afetar as mãos e o rosto, é importante consultar imediatamente um médico, pois isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.

O que fazer quando a bolsa romper?

O primeiro passo é comunicar o seu médico imediatamente e ir até um hospital mais próximo. 

No momento em que a bolsa se rompe, as contrações uterinas marcam o início do trabalho de parto, que pode ocorrer cerca de 5 horas após o rompimento da bolsa. É preciso ficar atento com os tempos para que o seu bebê nasça de maneira tranquila e saudável.

Dicas para a mamãe

  1. Durma de lado e com um travesseiro entre as pernas. Isso trará mais conforto!

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas.

  3. Pense se você gostaria de contratar uma doula, um profissional de suporte treinado

  4. Espere sonhos mais dramáticos ou vívidos, que podem acontecer devido às mudanças hormonais.

  5. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®.

  6. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta

  7. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água

  8. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê

  9. Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê

  10. Confira nossa série de episódios; Nasce uma família

Resumo

Você chegou às suas 40 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie