7ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 7 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Se você quer entender com mais detalhes sobre a sua semana de gestação, visite nosso Calendário de Gravidez Pampers®.

Como funciona o crescimento do bebê durante a 7ª semana de gravidez

Na 7ª (sétima) semana de gravidez (5ª semana de vida) o comprimento do embrião é de cerca de 13mm. A reorganização e fusão dos arcos branquiais e da proeminência frontal formam a face. Começa a distinguir-se as narinas e o sulco das gengivas. Os olhos em cada lado da cabeça são pontos escuros. O corpo embrionário é uma estrutura em forma de “C”. Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não funcionam. 

Surgem os sulcos interdigitais (divisões dos dedos) que conduzirão à separação final dos dedos das mãos e dos pés. O cérebro atravessa uma fase de grande desenvolvimento. Estabelecem-se as primeiras ligações nervosas entre a retina e o cérebro. 

Os testículos e os ovários são, ainda, um aglomerado de células. O sexo é determinado no momento da fecundação (cromossoma XY para embrião masculino e cromossoma XX para embrião feminino, onde a presença do cromossoma Y origina a formação dos testículos e a sua ausência origina a formação dos ovários). 

Hora de ir ao médico

O tamanho do embrião com 7 semanas de gestação é de 12 a 18 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de um mirtilo.  

Nesta semana em específico da gestação, é notável que a placenta tenha crescido significativamente em relação ao tamanho da criança, junto a formação do cordão umbilical. Os olhos, que anteriormente estavam localizados nas laterais da cabeça, agora começam a se aproximar, e as pálpebras iniciam seu desenvolvimento. O rostinho do bebê adquire uma definição mais marcante com a formação do nariz e boca, por exemplo.

Durante esta fase, o bebê até pode se mexer, entretanto a mamãe provavelmente só sentirá maiores movimentos com 18 semanas de gravidez.  É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas e prever possíveis problemas de saúde. 

Leia também: Encontrando um bom obstetra

O cordão umbilical

Nesta importante semana, pode ter certeza que se você já sentia uma ligação inquebrantável com seu bebê, agora ela é acompanhada pela formação do cordão umbilical, condutor de oxigênio, nutrientes e também responsável pela eliminação de resíduos.

Se você agendou uma consulta pré-natal nos próximos dias e vai fazer um ultrassom, poderá ver e ouvir os batimentos cardíacos do seu filho. Não se preocupe se o seu médico ainda não o tiver prescrito.

Seus sintomas nas 7 semanas de gravidez

Mudanças em seu corpo

Seus seios podem estar sensíveis ou formigando por causa do aumento do fluxo sanguíneo; isso é apenas o seu corpo se preparando para amamentar. 

Nessa fase da gravidez o nível de progesterona do seu corpo aumenta, o que pode deixar o seu trato digestivo mais lento. Por esse motivo, algumas mulheres podem ficar constipadas, isso é normal. 

Como comentamos antes, durante a gravidez existe uma grande mudança hormonal no seu corpo. Além dos enjoos, essas alterações podem deixar você bastante cansada e fazer o seu humor mudar constantemente. Fale com o seu médico sobre o seu nível de ferro, o cansaço pode aumentar se ele estiver baixo.  

Exercícios regulares, uma dieta equilibrada com alimentos ricos em fibras e boa hidratação podem ajudar nesse problema. 

Gravidez: os resultados

Um teste de gravidez caseiro deve mostrar um resultado positivo graças ao hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) liberado pela nova placenta. Esse mesmo hormônio é amplamente responsável pela náusea, ou enjoo matinal, que muitas mulheres experimentam no primeiro trimestre. 

A maioria dos testes de gravidez são precisos após a primeira menstruação atrasada, mas podem ocorrer falsos negativos. Se você teve uma menstruação atrasada, mas um teste de gravidez caseiro deu negativo,é melhor consultar seu médico.  

Ao final do 2º mês, é possível saber o sexo do bebê através do exame de sexagem fetal, feito através da análise de uma amostra de sangue materno. 

Aliviando os enjoos 

O enjoo na gravidez é um sintoma normal e pode ser tratado com medidas simples e caseiras.  Leia também: Gravidez saudável  

Geralmente, o enjoo é mais frequente pela manhã ou pode ocorrer várias vezes ao dia e estar associado a vômitos. Esse desconforto pode ser sentido pela maioria das grávidas no primeiro trimestre e tende a desaparecer após essa fase da gestação. No entanto, em alguns casos, o enjoo também pode durar toda a gravidez. 

Algumas formas naturais para aliviar os enjoos na gravidez são 

  • Beber chá de gengibre  

  • Chupar picolé de limão 

  • Comer alimentos frios 

  • Comer bolacha de água e sal  

  • Beber 2 litros de água por dia 

7ª semana de gravidez: coisas para fazer

  • Tome ácido fólico e outras vitaminas pré-natais para obter os nutrientes essenciais de que você precisa.

  • Tome a vacina contra a gripe assim que a temporada começar.

  • Leia sobre o pré-natal e procure informações sobre as consultas e exames que o médico irá solicitar nos próximos meses.

  • Use nossa calculadora de ganho de peso na gravidez para descobrir quantos quilos eles podem recomendar que você ganhe durante o restante deste período.

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez.

Resumo

Você chegou às suas 7 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie