9ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 9 semanas de gravidez. Nesta fase, seu bebê já tem o tamanho de uma cereja. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Como é o desenvolvimento do bebê nas 9 semanas de gravidez

Durante a 9ª semana de gestação, a criança já é considerada um feto e o marco é caracterizado pela perda da cauda do embrião e o início do desenvolvimento de alguns órgãos como pâncreas e fígado. Nessa fase, a cabecinha do bebê já está mais redonda e os dentinhos, estão aparecendo dentro da gengiva.

O coração e o sistema arterial de um bebê continuam a se desenvolver à medida que as costelas e o esterno se formam, enquanto o pâncreas, o fígado e os ductos biliares se formam.

Nessa fase, o bebê já se mexe, se curva e se balança, e esses movimentos podem ser vistos no ultrassom, mas a mulher pode não sentir ainda.

Desenvolvimento do corpinho

Na nona semana de gravidez, o bebê continua seu rápido desenvolvimento e toma uma aparência mais humana. As demais características, sejam elas físicas, de desenvolvimento de órgãos e sistemas do corpo ainda estão em desenvolvimento.

A cabeça tem metade do tamanho, o rosto é largo, os olhos são arregalados e as pálpebras continuam se desenvolvendo, no entanto, ainda não é possível abrir os olhos. Nesta fase, pequenos brotos dentários começam a se formar em cada gengiva, que se desenvolvem em dentes labiais que mais tarde caem durante a infância.

Com o tempo, a cauda embrionária vai desaparecendo e os pés ficam em formato de remo e os dedinhos começam a aparecer.

Acompanhamento médico

O tamanho do bebê na 9ª semana de gravidez é de 2,5 a 3 centímetros. As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez. Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. Além de realizar Ecografia (tranvaginal) e ver seu bebê evoluindo. Geralmente nesse período é possível visualizar: 

  • O esboço dos membros inferiores; 

  • Identifica-se perfeitamente o contorno embrionário; 

  • O polo cefálico cresce e aparecem novas vesículas no seu interior; 

  • Pode-se identificar o tubo neural em corte longitudinal; 

  • Começam os movimentos embrionários; 

  • A cavidade amniótica aumenta dentro da cavidade coriônica e alcança 50% desta; 

  • Visualiza-se bem o cordão umbilical e a sua inserção .  

Exames da 9ª semana

Os exames na gravidez são importantes para que o obstetra acompanhe o desenvolvimento e a saúde do bebê, assim como a saúde da mulher, já que interfere diretamente na gestação. Assim, em todas as consultas o médico avalia o peso da gestante, a pressão arterial e a circunferência abdominal, e indica a realização de alguns exames como exames de sangue, de urina, ginecológicos e ultrassonografias. 

Na 9ª semana da gestação é normal o médico pedir os seguintes exames:  

  • Hemograma 

  • Tipo sanguíneo e fator Rh 

  • Glicose em jejum 

  • Exames para identificar infecções - Sífilis,HIV, Rubéola, Citomegalovírus, Toxoplasmose,Hepatite B e C.  

É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas e prever possíveis problemas de saúde. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra  

Que tamanho o feto alcançará durante a 9ª semana de gravidez?

Na nona semana de gravidez, o tamanho do feto será semelhante a uma cereja. Seu filho medirá entre 1,5 e 1,7 cm e pesará aproximadamente 3,4 g. 

Seus sintomas nas 9 semanas de gravidez

Mudanças em seu corpo

Nesta semana, com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, o estômago começa a aparecer, e a mulher pode continuar a sentir enjoos matinais, azia ou aumento da necessidade de urinar. Além disso, coceira nas mamas, possível escurecimento dos mamilos, peso e sensibilidade nas mamas devido a alterações hormonais são comuns nessa fase.

Embora aumentem durante a gravidez, a sensibilidade deve diminuir até o final do quarto mês. Você também pode notar pequenas protuberâncias brancas em suas aréolas. Essas glândulas, chamadas Tubérculos de Montgomery, produzem óleos para manter os mamilos úmidos durante a amamentação. Saiba mais sobre amamentação.

Cuidados

Durante a 9ª semana da gestação, é importante tomar algumas medidas que podem auxiliar nos desconfortos que podem surgir:   

  • Náusea matinal: Em casos de náusea intensa, o médico pode recomendar medicamentos para aliviar os enjoos durante a gravidez. No entanto, é uma boa prática fazer refeições pequenas e frequentes durante o dia e manter-se bem hidratada.

  • Incentive a micção frequente: não retenha a urina e beba bastante líquido para hidratar o corpo. Se você sentir uma sensação de queimação ao urinar, informe o seu médico, pois isso pode indicar uma infecção do trato urinário.

  • Azia: Optar por pequenas refeições durante o dia para comer menos durante à noite, bem como alimentos muito temperados ou gordurosos, pode ajudar a reduzir esses sintomas.

  • Fadiga: Ter um período de descanso durante o dia e considerar deitar-se mais cedo à noite pode contribuir para diminuir a sensação de cansaço e aumentar a vitalidade.

  • Coceira nos seios: A aplicação de cremes ou óleos hidratantes pode ser útil para aliviar esse desconforto. É recomendável consultar seu médico, pois ele pode prescrever produtos adequados para uso durante a gravidez.

  • Cólicas leves: Repouso, relaxamento e descanso podem ser eficazes para aliviar as cólicas leves. No entanto, é fundamental informar seu obstetra para avaliação e, se necessário, ele pode recomendar alguns remédios para aliviar o desconforto. Em casos de cólicas graves, entre em contato imediatamente com seu médico ou dirija-se ao pronto-socorro mais próximo.

Dica extra de cuidados e exercícios na gravidez

Caia na piscina!

Muitos especialistas consideram a natação como o melhor exercício para mulheres grávidas, porque não força as articulações. O hormônio relaxina que agora está percorrendo seu corpo faz com que as articulações fiquem soltas para que sua pélvis possa se expandir durante o parto. Apesar disso ajudar durante o parto, certifique-se de evitar quaisquer exercícios que possam colocar pressão demais sobre as articulações nesse meio tempo. Saiba mais como exercitar-se durante a gravidez.  

Aliviando os enjoos

O enjoo na gravidez é um sintoma normal e pode ser tratado com medidas simples e caseiras.  Leia também: Gravidez saudável 

Geralmente, o enjoo é mais frequente pela manhã ou pode ocorrer várias vezes ao dia e estar associado a vômitos. Esse desconforto pode ser sentido pela maioria das grávidas no primeiro trimestre e tende a desaparecer após essa fase da gestação. No entanto, em alguns casos, o enjoo também pode durar toda a gravidez. 

Algumas formas naturais para aliviar os enjoos na gravidez são:

  • Beber chá de gengibre  

  • Chupar picolé de limão 

  • Comer alimentos frios 

  • Comer bolacha de água e sal  

  • Beber 2 litros de água por dia 

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

Resumo

Você chegou às suas 9 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie