Sinais do trabalho de parto - Como ler os sinais do seu corpo

Sinais do trabalho de parto - Como ler os sinais do seu corpo

À medida que o grande dia se aproxima, você pode se perguntar se saberá quando está em trabalho de parto. Não se preocupe: O corpo da mulher quase sempre dá os sinais de que ela precisa e a sabedoria interior para reconhecê-los.

Sinais de que o trabalho de parto está perto

Existem dois indicadores principais de que você entrará em trabalho de parto dentro de um ou dois dias.

1. Ruptura das membranas (bolsa amniótica)

Você também pode ter ouvido isso sendo chamado de "estouro da bolsa". A quantidade de fluido amniótico que escapa da bolsa e flui para fora da vagina difere de mulher para mulher. Para algumas é um pingo; para outras pode ser um jorro. Surpreendentemente, esse precursor do trabalho de parto é um primeiro sintoma em menos de 25 por cento das mulheres; e pode ocorrer durante o parto, em vez de antes dele. Mas quando isso acontece antes do parto, há uma boa chance de que o trabalho de parto comece dentro de 24 horas. Se sua bolsa estourar, avise o seu médico ou parteira imediatamente. Observe que horas ela estourou, a cor e a quantidade de fluido, e se houve algum odor estranho. Dê todas essas informações para o seu médico.

2. Tampão mucoso

Um ou dois dias antes das contrações começarem, você pode notar um corrimento mucoso rosado ou com listras de sangue. Esse "jorro de sangue" é, na verdade, o tampão mucoso que fechava o colo do útero durante a gravidez. Nem todas as mulheres notam essa secreção, e algumas mulheres começam as contrações antes do tampão mucoso ser secretado. Além disso, tenha em mente que o tampão mucoso não é o mesmo que a secreção acastanhada e sangrenta que poderá ocorrer depois de um exame vaginal em uma consulta pré-natal, a qual não é motivo para preocupação.

Os primeiros sinais de trabalho de parto: Contrações

A grande dica de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, essas primeiras contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor ou as cólicas se tornam mais fortes e duram mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm a cada três a cinco minutos. Para cronometrar as contrações, anote o tempo exato que cada uma começa e quanto tempo dura.

Trabalho de parto real ou falso?

Trabalho de parto real

Trabalho de parto falso

As contrações são regulares e seguem um padrão previsível (a cada oito minutos, por exemplo).

As contrações são irregulares e imprevisíveis, e ocorrem, por exemplo, em intervalos de dez minutos, depois de seis minutos, dois minutos, oito minutos, etc.

Você passa por três tipos de progressão: As contrações se tornam a) progressivamente mais próximas, b) progressivamente mais longas, e c) progressivamente mais fortes.

Nenhuma progressão é vista com o tempo.

Cada contração começa a ser sentida na região lombar e, em seguida, irradiando para a frente, na parte inferior da virilha.

As contrações são sentidas como um aperto geral no abdômen.

Uma mudança na atividade ou na posição não diminui ou para as contrações.

Uma mudança na atividade ou posição pode fazer as contrações diminuírem ou pararem.

Pode haver tampão mucoso.

Geralmente não há tampão mucoso.

A bolsa pode estourar.

A bolsa não estourará.

O seu médico ou parteira notará mudanças cervicais, como o amadurecimento (amolecimento), supressão (desbaste) ou dilatação.

Nenhuma alteração cervical ocorre.

Fazendo a ligação

Você deve ligar para o seu médico se achar que está em trabalho de parto. Tenha suas anotações com você enquanto faz a chamada para que possa dar informações precisas sobre seus sintomas. Não tenha medo de ligar a qualquer hora do dia ou da noite. O seu médico sabe que o trabalho de parto nem sempre começa no horário comercial, e quando os médicos ou parteiras estão de plantão, eles esperam que o telefone possa tocar - a qualquer hora.

Além disso, tenha em mente que você pode não precisar ir para o hospital imediatamente. Na verdade, se esse for seu primeiro bebê, a maioria dos médicos ou parteiras sugere que você fique no conforto da sua casa até que as contrações cheguem a intervalos de cinco minutos. Se você já teve um trabalho de parto anterior e um nascimento, pode ser pedido que você venha ao hospital mais cedo, porque o seu trabalho de parto pode acontecer mais rapidamente.

Perceber que você está em trabalho de parto trará uma mistura de sentimentos, incluindo emoção, descrença e apreensão. Tente manter-se calma e focada. Organize-se para que o seu parceiro ou um amigo esteja com você para ajudá-la a lembrar-se dos seus sintomas, fazer companhia e levá-la para o hospital quando chegar a hora. Acima de tudo, saiba que você consegue fazer o trabalho que vem pela frente: trazer seu bebê ao mundo!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave