Embarazo

Às vezes é difícil interpretar os sinais que seu corpo está enviando. Se você suspeita que pode estar tendo os primeiros sinais de gravidez, provavelmente está ansiosa para saber o resultado. Listamos aqui alguns dos primeiros sinais de gravidez, mas lembre-se de que você pode notar apenas alguns deles. Se você estiver em dúvida se está grávida, um teste de gravidez caseiro ou o seu médico pode confirmar.

  • Atraso no período menstrual. Um dos primeiros sinais de gravidez é a falta de menstruação, embora se você tiver um ciclo menstrual irregular, esse sinal pode ser enganoso. 

 

  • Sangramento de implantação. Na verdade, manchas podem ser um sinal muito precoce de gravidez, pois pode ser sangramento de implantação, que ocorre quando o óvulo fertilizado se fixa ao revestimento do útero.

 

  • Cólicas. Algumas futuras mamães têm cólicas uterinas leves durante o primeiro trimestre. Para acalmar o baixo ventre, coloque uma bolsa de água quente, enrolada em uma toalha, sobre a barriga ou tome um banho quente.

 

  • Calor. Níveis elevados de hormônio da gravidez e um metabolismo acelerado podem levar a um aumento na temperatura corporal central, de modo que você pode estar se sentindo um pouco mais quente do que o normal. Seu corpo compensa isso suando mais para ajudar a esfriar você.

 

  • Coração acelerado. As alterações hormonais também podem causar palpitações cardíacas, mas se durarem mais do que alguns segundos, ou se acontecerem com frequência, entre em contato com seu médico para fazer um check-up para ter certeza de que está tudo bem.

 

  • Mudança de humor. Descobrir que está grávida é um grande marco, e é natural sentir de tudo, desde alegria e empolgação até ansiedade e confusão. Conversar com pessoas próximas ou parentes queridos sobre seus sentimentos pode ajudar.

 

  • Inchaço e prisão de ventre. À medida que o sistema digestivo desacelera, você também pode sentir-se inchada (semelhante ao que pode sentir no início da menstruação) e constipado. Coma alimentos ricos em fibras, beba muita água e - se puder - acrescente exercícios ao dia.

 

  • Azia. Isso acontece porque durante a gravidez os músculos que mantêm os ácidos digestivos fora do esôfago tendem a relaxar. Faça refeições pequenas e frequentes e evite alimentos fritos, frutas cítricas, chocolate e alimentos picantes ou fritos para ajudar a prevenir a azia.

 

  • Acne. O excesso de produção de sebo (óleo) na pele pode causar surtos de espinhas durante a gravidez. Limpe suavemente a pele todos os dias, use cosméticos não oleosos e consulte seu médico sobre medicamentos anti-acne que são seguros.

 

  • Tontura. Níveis baixos de açúcar no sangue, estresse e fadiga podem fazer você se sentir tonta ou desmaiar. Faça refeições pequenas e regulares e tente manter o estresse sob controle.

 

  • Ganho de peso. Algumas mulheres ganham entre 1 a 4 quilos nos primeiros meses de gravidez, mas seu médico poderá aconselhá-la sobre o ganho de peso de uma gravidez saudável certo para você.

 

  • Nariz entupido. No início da gravidez, as membranas mucosas do nariz incham, ressecam e sangram com facilidade. Para ajudar a aliviar a congestão, considere o uso de um umidificador ou experimente gotas de soro fisiológico ou enxágue com solução salina e lembre-se de se manter hidratado.

 

  • Dores de cabeça. As dores de cabeça podem ser um sinal precoce da gravidez à medida que os níveis de estrogênio aumentam. Você também pode sentir dores de cabeça tensionais, que podem ser causadas por estresse ou fadiga. Verifique com seu médico sobre possíveis medicamentos; para a maioria das mulheres grávidas, o paracetamol (por exemplo, Tylenol) é considerado seguro para tratar a dor de cabeça estranha.

 

  • Micção frequente. Se você precisar fazer xixi com mais frequência do que o normal, pode ser um sinal de gravidez, pois seus rins estão processando mais fluidos, que acabam na bexiga. Não beba menos água, pois manter-se hidratada é muito importante.

 

  • Seios sensíveis e inchados. No início, seus seios podem ficar mais sensíveis e maiores, mas à medida que seu corpo se ajusta às mudanças hormonais, o desconforto pode diminuir.

 

  • Enjoo matinal. Este é um sintoma clássico da gravidez, e os enjôos matinais geralmente começam cerca de um mês depois de você engravidar. Para algumas mulheres, os enjôos matinais ocorrem em outros momentos do dia, não apenas pela manhã, enquanto outras mulheres nem mesmo sentem. Coma alguma coisa antes de sair da cama e, em seguida, faça pequenas refeições regulares ao longo do dia para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

 

  • Desejo ou aversão por comida e sensibilidade a cheiros. Os sinais de gravidez precoce também incluem mudanças no paladar, cheiro e ânsias. Mantenha uma dieta balanceada e converse com seu médico se você deseja alimentos não alimentares (como giz ou sujeira).

 

  • Cansaço. É natural sentir-se cansado durante a gravidez, principalmente no início. Seu corpo está trabalhando muito para sustentar seu bebê, então dê a si mesma bastante tempo para descansar e relaxar.

 

  • Mudanças na pele. Você pode notar alterações na pigmentação da pele, como escurecimento da pele ao redor dos mamilos, manchas escuras no rosto ou o aparecimento de uma linha escura do umbigo ao osso púbico.

Todas as mulheres têm sintomas de gravidez precoce?

Cada futura mamãe e cada gravidez são únicas, então você pode notar apenas alguns desses primeiros sinais de gravidez. Por exemplo, você pode notar alguns sinais de gravidez antes mesmo de atrasar a menstruação; alternativamente, atrasar a menstruação pode ser sua primeira pista de que está grávida. Além do mais, os sintomas que você nota em uma segunda gravidez podem ser diferentes dos que você sentiu na primeira vez.

Se você acha que pode estar grávida, um teste de gravidez caseiro irá confirmar. Se você sentir algum dos sintomas do início da gravidez, mas o teste der negativo, ainda há uma chance de que você esteja grávida. Espere uma semana e faça o teste novamente. Se o teste for positivo, marque uma consulta com seu médico para confirmar a gravidez. Você também pode usar nossa calculadora de data de vencimento para descobrir a quanto tempo está grávida.

Flexible Banner V2