Amamentação: Tudo o que você precisa saber

Amamentação: Tudo o que você precisa saber

O leite de cada mãe foi formulado exclusivamente para seu bebê e está cheio de células que combatem infecções e proteínas que ajudarão a manter o bebê feliz e saudável. A amamentação pode ser agradável para ambos.

As primeiras mamadas com seu bebê são momentos especiais. Nenhum outro momento pode aproximar mais o seu pequeno de você ao longo dos primeiros anos.  Ajudar seu bebê a obter os nutrientes importantes de que ele precisa para crescer e se desenvolver é uma coisa maravilhosa, mas o tempo que passam juntos é igualmente tão importante.

Pode precisar de um pouco de prática no início, mas há muitas razões para se esforçar ao máximo para amamentar!

Benefícios da prática da amamentação para a mamãe

A amamentação fornece benefícios de saúde definidos para você, assim como para seu bebê. Além de ser uma maneira ideal de se relacionar intimamente com seu novo filho, amamentar ajuda a estimular os hormônios que encolhem o útero de volta ao seu tamanho de antes da gravidez.

A amamentação também ajuda a perder peso após a gravidez, porque ela usa o tipo especial de gordura que você ganhou durante a gravidez antes que se torne uma parte estabelecida da forma do seu corpo. Amamentar ajuda você a perder peso, exatamente no ritmo certo.

Mulheres que amamentam precisam de um extra de 2,2 a 4,5 kg acima de seu peso de antes da gravidez para manter seu corpo saudável enquanto nutrem seu filho. Se você perder peso muito rapidamente, isso poderia diminuir a sua produção de leite quando o bebê tiver um pico de crescimento e precisar se alimentar mais. Aqueles quilinhos a mais sumirão naturalmente ao longo dos primeiros seis meses.

O que esperar com suas primeiras mamadas

Seu leite materno virá em poucos dias depois de o bebê nascer. Até então, seus seios estarão ocupados produzindo colostro para o seu bebê beber em vez disso. Essa substância espessa, amarelada, é cheia de proteínas e anticorpos que ajudarão seu bebê a combater doenças.

O colostro é destinado a ser o primeiro alimento do seu bebê e sua primeira "imunização" contra as doenças. Ele tem muita água e gordura armazenada para usar enquanto ele ingere este material precioso. A barriga dele só pode conter uma colher de chá de líquido nessa idade, então ele não precisa de muito para enchê-la.

Antes que seu leite venha totalmente, seu recém-nascido pode começar a mamar a cada hora no primeiro ou segundo dia de vida. Isso ajuda seu corpo a criar uma boa produção de leite, uma perfeitamente adaptada às necessidades do seu bebê. Em apenas dois a quatro dias, seu corpo se ajustará a essa "informação", e seu bebê precisará mamar com menos frequência, a cada duas a três horas, ou oito a 12 vezes em um período de 24 horas.

Quando o seu leite vier, ele será muito diferente do colostro; o leite materno normal parece mais com leite desnatado: …um líquido fino branco-azulado.

Estabelecendo um bom suprimento de leite

Quando você estiver amamentando, são essenciais uma boa alimentação, líquidos em abundância e descanso. Durma quando o bebê dormir e beba muitos líquidos saudáveis. Leite, água e suco são todos boas opções - e lembre-se de relaxar.

Você terá de manter uma dieta saudável básica para manter a sua produção de leite materno, mas você não precisa de nada extravagante. Alguns bebês que mamam são bastante sensíveis a certas coisas na dieta da mãe, mas a maioria vai bem, não importando o que você comer.

Em geral, seu corpo reage à fome do’ seu bebê: Se ele’ não comer muito, você não’ produzirá tanto, e se ele comer muito, você produzirá’ bastante!

Quando alimentar seu bebê

Alimente o seu faminto recém-nascido de acordo com a demanda - ou seja, sempre que ele quiser. Ele não mamará muito em uma só mamada nos primeiros dias, pois seu estômago é muito pequeno, mas ele vai querer mamar frequentemente. A maioria dos recém-nascidos precisará de cerca de 10 a 12 mamadas em um período de 24 horas, ou uma alimentação a cada uma a três horas.

Ao estabelecer sua produção de leite, acorde seu bebê para alimentar, se ele dormir mais de três horas durante o dia ou quatro horas durante a noite. Caso contrário, ele acordará com fome demais para conseguir se alimentar bem. Quando as coisas estiverem funcionando, ele acordará você quando precisar.

Quanto é o suficiente?

Como muitas mães que amamentam, você pode não ter certeza de quando o bebê teve o suficiente para mamar. Você saberá que ele está ingerindo algo se você puder ouvi-lo engolir enquanto mama. Outra dica é quão bem o seu bebê dorme após uma refeição. Se a barriga dele estiver cheia e a fralda estiver limpa, ele provavelmente dormirá novamente após a alimentação.

Outros sinais de que seu recém-nascido está recebendo o suficiente para se alimentar:

  • Ele produz cerca de seis fraldas molhadas todos os dias após o seu leite vir, e entre dois e cinco fezes amareladas e soltas a cada dia até que ele tenha seis semanas de idade. Alguns bebês são processadores de leite materno tão eficientes que defecam muito raramente.
  • A urina dele é amarela-alaranjada, ao invés de amarela ou laranja escuro
  • Seus seios ficam macios e "vazios" após cada mamada

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave