4ª Semana de Gravidez

Parabéns! Com muita alegria, você percebeu como o tempo está passando em seu calendário de gravidez e as mudanças em seu corpo estão ficando cada vez mais evidentes. Recomendamos que nos acompanhe com alguns conselhos e informações que escolhemos, a pensar no seu bem-estar e no do seu bebé.

Como é o desenvolvimento do bebê na 4ª semana de gravidez?

Óvulo fecundado

Enquanto você assimila a novidade, as coisas não param de acontecer dentro de você. O óvulo fertilizado se implantará na lateral do útero e se dividirá rapidamente em camadas de células. Este se dividirá em camadas, que formarão o embrião e a criação do cordão umbilical, responsável pelo transporte de nutrientes para o bebê.

As células vão se desenvolvendo até formar alguns órgãos, os sistemas nervoso, muscular e esquelético, mas se você quer saber o que está acontecendo na sua gestação, use o nosso Calendário de Gravidez.

Durante a quarta semana de gravidez, haverá o crescimento do âmnio (responsável por conter o embrião) e do saco vitelínico cuja função será alimentar o embrião.

Nessa fase, o embrião está protegido pelo saco gestacional que vai cobrir e proteger seu bebê de infecções, colaborando na formação da placenta.

Nas próximas semanas, o tubo neural do bebê, que é o principal ponto de partida do cérebro e da medula espinhal, se formará.

Qual o tamanho do seu bebê nas 4 primeiras semanas de gravidez?

Na quarta semana de gravidez, o embrião mede aproximadamente 1 mm (ou seja, como uma pequena semente de papoula).

A placenta

Já pensou na importância da placenta e qual a sua função durante a gravidez? Ela é a encarregada de fornecer oxigênio, nutrir seu bebê e ajudar no desenvolvimento de sua formação, na qual é gerada uma grande conexão entre você e seu bebê.

A placenta, que é um órgão semelhante a um disco que conecta seu sistema vital com o do bebê, começará a se formar e se prenderá à parede uterina em que o óvulo foi implantado

A placenta, de mãos dadas com o líquido amniótico, protegerá o embrião de possíveis lesões e ajudará a controlar sua temperatura corporal. O desenvolvimento adequado dessas estruturas garantirá que seu bebê se desenvolva de forma saudável, pois se a placenta não for formada pode trazer consequências como falta de oxigênio ao nascer.

Seus sintomas nas 4 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo 

Durante a quarta semana de gravidez, os sintomas comuns podem incluir fadiga, irritabilidade, sensibilidade mamária, dor abdominal e nas pernas, dores de cabeça e aumento da vontade de dormir. A barriga também endurecer e ser mais difícil de tocar.

Esses sintomas acontecem por conta das mudanças de hormônio no corpo da mamãe e são parecidos com a Tensão Pré Menstrual, mas neste caso, não estão relacionados. É um bebêzinho vindo a caminho

Cólicas abdominais

Durante esta semana, algumas mulheres têm cólicas abdominais leves ou uma pequena perda de sangue durante o processo de fecundação e confundem esses sintomas com a menstruação, pois isso geralmente ocorre ao mesmo tempo em que deveriam ter seu período menstrual.  

Outros sintomas

  • Náuseas: Durante a quarta semana de gravidez você pode ter náuseas, o que causa uma sensação de tontura a qualquer hora do dia. Esse problema é diferente dependendo da mulher, já que algumas ficam tontas ao se levantar e outras até vomitam. Se o fizer, você não está sozinho, pois aproximadamente 85% das mulheres experimentam algum tipo de náusea durante a gravidez. Além disso, a boa notícia é que geralmente desaparecem durante o segundo trimestre.

  • Fluxo de cor clara: Durante a quarta semana de gravidez é normal que você tenha mais corrimento vaginal do que o normal. Deve ser pegajoso e de cor clara ou branca. Se cheirar mal e você notar ardor ou coceira na área vaginal, consulte o seu médico.

  • Fadiga: Não é de admirar que você se sinta cansado, e isso apenas começou. Seu corpo está trabalhando contra o relógio para proteger o bebê e os níveis do hormônio progesterona estão aumentando, o que é um desgaste considerável. A fadiga faz parte da gravidez, mas também pode ser um sintoma de deficiência de ferro. Recomendamos que você pergunte ao seu médico sobre a ingestão de ferro, pois um suplemento pode prevenir a anemia e a sensação de sonolência.

Dicas para as Mamães

  1. Esse é o momento oportuno para iniciar a prática de atividades físicas como hidroginástica, yoga, caminhada, dentre outras, sempre orientadas pelo obstetra. Assim seus músculos se fortalecerão e você criará um maior apoio do seu próprio corpo para lidar com as mudanças futuras. 

  2. Se você ainda não o fez, agora é um bom momento para começar uma dieta saudável. Certifique-se de comer alimentos com ferro, como espinafre e cereais, para evitar a anemia. Também é bom beber leite, queijo ou iogurte, pois contém muito cálcio e ajudam a fortalecer os ossos do bebê.

  3. Pare de hábitos pouco saudáveis, como fumar ou beber. Substitua o álcool por água ou outras bebidas adequadas para evitar parto prematuro e defeitos congênitos.

  4. Evite o fumo passivo. Vários estudos recentes mostraram que a exposição à fumaça pode causar problemas como aborto espontâneo, gravidez ectópica ou redução do peso ao nascer do bebê.

  5. Relaxe e mantenha os níveis de estresse lá em baixo.

  6. Continue se exercitando se o seu médico autorizar. A maioria das mulheres consegue manter sua rotina esportiva, a menos que haja complicações. Se você nunca se exercitou antes, pergunte ao seu médico se você pode seguir uma rotina simples com atividades como natação, caminhada ou alongamento. O parto é um momento único e delicado, então será melhor se você estiver em forma.

  7. Tome vitaminas pré-natais diariamente para se sentir bem e ajudar seu filho a crescer. Procure aqueles que contenham pelo menos 400 microgramas de ácido fólico, essencial para reduzir a chance de defeitos congênitos.

  8. Baixe nosso guia sobre gravidez para descobrir o que está reservado para você nos próximos meses (por exemplo, os alimentos que você pode comer ou o que acontece nas consultas pré-natais).

  9. Procure um ginecologista para cuidar de você durante toda a gravidez, caso ainda não saiba quem será.

  10. Crie um livro de memórias para documentar a gravidez para seu filho olhar mais tarde. Você pode fazer você mesmo ou comprá-lo em uma loja local ou online. Adicione fotos da barriga semana a semana para ver o progresso e anotar datas especiais, como o dia em que você descobriu que estava grávida ou notou os primeiros movimentos do bebê. Talvez você queira escrever uma carta para seu filho ler em alguns anos ou fazer previsões sobre a cor dos olhos e do cabelo. Quem sabe, você pode estar certo no final.

  11. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  12. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com um especialista da obstetrícia para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez.

Resumo

Você chegou às suas 4 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie