Assim como o resto de nós, os bebês adoram ser tocados, e seu bebê pode desfrutar de uma massagem de vez em quando. A massagem pode ajudar a fortalecer o vínculo entre pais e bebês e também pode ajudar a relaxar seu pequeno(a) - e não existe nada melhor do que um bebê calmo e contente! 

Saiba mais sobre os benefícios potenciais da massagem infantil e como você pode massagear seu filho no conforto da sua casa.

O que é massagem infantil e quais são os benefícios?

A massagem infantil é uma terapia calmante que envolve tocar e acariciar suavemente seu bebê de uma forma que transmita seu amor e carinho.

Os benefícios de massagear seu bebê podem incluir:

 

  •   Promover um vínculo mais forte por meio da interação pele a pele com seu bebê.

  •   Ajudando seu bebê a se acalmar, relaxar e dormir melhor.

  • Ter um efeito positivo sobre os níveis de estresse do seu bebê.

  • Reduzir o choro.

  •  Ajudando seu bebê prematuro a crescer e se desenvolver.

 

Como você massageia seu bebê?

Com apenas um pouco de preparação e algumas técnicas básicas de massagem, você está pronto para começar a massagear seu filho. Siga estas cinco etapas fáceis:

1. Escolha um ambiente.

Encontre um ambiente aconchegante e calmo, como uma sala silenciosa ou um local com sombra ao ar livre em um dia agradável. A massagem pode ser feita no chão ou no chão, em uma cama ou no trocador. Mas não deixe seu bebê sozinho em uma superfície alta, pois ele pode rolar e cair. Mantenha sempre a mão sobre ele durante a massagem.

 

2. Prepare seu bebê. 

Você pode considerar massagear seu bebê após o banho, pois o banho pode ajudar a acalmá-lo com antecedência. Separe o óleo se estiver planejando usá-lo. Quando estiver pronto para começar, coloque seu bebê em um cobertor ou toalha. Remova as roupas, exceto a fralda, e diga-lhe baixinho que é hora de uma massagem.

 

3. Preste atenção ao seu toque. 

Comece massageando seu filho com movimentos suaves em cada parte do corpo, incluindo cabeça, pescoço, parte superior das costas, ombros, mãos, cintura, coxas e pés. À medida que ele fica mais velho e mais acostumado com a rotina, você pode aumentar gradualmente a pressão ou a firmeza do seu toque. Evite fazer cócegas ou irritar seu bebê, mas faça tudo o que o deixar feliz. Você pode tentar algumas das seguintes variações de massagem:

 

  • Acaricie seu bebê com as palmas das mãos abertas.

  • Acaricie-o com os dedos ou polegares.

  • Rode-o com a ponta dos dedos.

  • Bata levemente nele com a ponta dos dedos

  • Use um movimento de torção para massagear seus braços e pernas.

4. Mova-se de cima para baixo.

Comece colocando-o de bruços e esfregando-o suavemente da cabeça às mãos e pés. Se você estiver usando óleo de massagem, não exagere, pois seu bebê pode ficar muito escorregadio. Depois de colocá-lo de costas, estenda e flexione cada um de seus braços e pernas separadamente e simultaneamente. Em seguida, você pode repetir a massagem novamente de cima para baixo. Evite o abdômen do seu bebê se ele tiver comido recentemente. Caso contrário, você pode tentar a massagem abdominal “Eu te amo”, acariciando seu abdômen, enquanto ‘’ escreve ‘’ essas palavras em seu corpo.

5. Seja calmo e comunicativo.

Durante a massagem do seu bebê, você vai querer ficar conectado com ele falando baixinho, narrando a massagem ou cantando uma música ou contando uma história. A maneira como ele responde o ajudará a saber se ele está gostando da massagem ou não. Se ele balança os braços e parece feliz, você está no caminho certo. Se ele se afasta de você, fica inquieto e parece infeliz, então é hora de parar. Você sempre pode tentar novamente em outra hora.

Se você ainda deseja começar a massagem infantil, procure um livro sobre o assunto na biblioteca mais próxima, assista a alguns vídeos online ou entre em contato com o profissional de saúde do seu filho para obter orientação. Pode até haver aulas de massagem infantil no centro médico local ou um especialista em massagens que você pode consultar para obter mais informações.

Se o seu bebê tiver algum problema médico especial, verifique com seu médico antes de começar a massagem.

Quando e com que frequência você deve massagear seu bebê?

Você pode começar a massagear seu bebê o quanto antes. Apenas certifique-se de ser extremamente gentil com os recém-nascidos.

Aqui estão algumas dicas sobre como escolher os horários certos para massagear seu bebê:

  • Aguarde 45 minutos ou mais após a alimentação. Começar muito logo depois de comer pode fazer com que seu bebê vomite.

 

  • Preste atenção ao humor do seu bebê. Se ele parece calmo e olha para você com um olhar firme, provavelmente ele está pronto. Se ele parece agitado, vira a cabeça para longe de você ou fica rígido quando você o pega, pode ser melhor pular a massagem por enquanto.

 

  • Escolha um horário que seja bom para vocês dois. Depende realmente de você e seu bebê quando e com que frequência vocês fazem essa atividade juntos. Você pode decidir massagear seu bebê à noite, por exemplo, como parte de sua rotina na hora de dormir. Isso poderia servir como um ritual calmante para acalmá-la antes de dormir.

O que você pode usar para fazer massagens em seu bebê?

Esta é uma preferência pessoal. Você pode gostar de usar um óleo (que você já pode ter em mãos para cuidar da pele do seu bebê) durante a massagem do seu bebê para ajudar a reduzir qualquer atrito criado entre as suas mãos e a pele delicada do seu bebê. Alguns especialistas recomendam óleo vegetal, que não será absorvido tão rapidamente quanto um óleo de bebê padrão. Ou você pode perceber que usar um óleo é muito difícil.

Se você decidir usar óleo, escolha um que seja livre de produtos químicos e fragrâncias fortes e um que seja comestível, para o caso de entrar na boca do seu filho.

Antes de usar o óleo pela primeira vez, você vai querer testá-lo para avaliar a reação na pele do seu bebê. Faça isso aplicando um pouquinho em uma área de sua pele e espere para ver se há uma reação. Se houver, pare de usar o óleo e considere tentar outro tipo de óleo para bebês, ou pule-o completamente.

Ponto mais importante

Massagear seu bebê é uma ótima maneira de acalmá-lo e de se relacionar com ele. Você pode descobrir que gosta desse tempo juntos tanto quanto ele! Escolha um momento em que ele esteja de bom humor e, quem sabe, isso pode se tornar uma rotina que seu filho(a) venha a amar e esperar ansiosamente.

Entre as sessões de massagem do seu bebê, você provavelmente trocará muitas fraldas. Por que não torná-lo um pouco mais gratificante? 

Baixe o aplicativo Pampers Club, escaneie todas as suas compras de fraldas e lenços umedecidos e ganhe pontos de recompensa. Em seguida, basta resgatar os pontos por recompensas fantásticas, como cartões-presente ou dinheiro de volta.

Como escrevemos este artigo

As informações neste artigo baseiam-se nos conselhos de especialistas encontrados em fontes médicas e governamentais confiáveis, como a Academia Americana de Pediatria (AAP) e o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Você pode encontrar uma lista completa das fontes usadas para este artigo abaixo. O conteúdo desta página não deve substituir o conselho médico profissional. Sempre consulte profissionais médicos para diagnóstico e tratamento completos.