Desde os primeiros dias de vida até os 21 anos de idade, seu filho tem consultas regulares com o médico

Aprenda por que os exames de saúde do seu filho são importantes, qual é a programação típica e como ter uma boa frequência de consultas.  

 

Cronograma de check-up por idade do bebê  

Os exames de saúde da criança são cruciais para manter seu filho saudável e seguro à medida que ele cresceu e se desenvolveu. Abaixo, você encontrará o cronograma padrão de exames de puericultura nos três primeiros anos, junto com alguns exemplos do que pode surgir durante cada exame. A partir dos 3 anos de idade, a maioria das crianças fazer consultas anuais de puericultura. Lembre-se de que o médico de seu filho pode recomendar consultas adicionais e você sempre pode agendar uma consulta extra entre as consultas se o seu filho precisar de cuidados médicos.  

 

Na primeira semana  

Essa visita geralmente acontece 72 horas após o seu-nascido recém-chegar em casa - geralmente quando ele tem cerca de 3 a 5 dias de vida. Como parte desse exame, a cor da pele do seu filho pode ser verificada quanto aos sinais de icterícia. O médico do seu filho também pode dar uma olhada dentro da boca do recém-nascido em busca de sinais de língua presa. Se você estiver amamentando, o médico pode responder a quaisquer perguntas que você tem sobre os mamilos, por exemplo. O médico também pode recomendar um consultor de lactação para obter ajuda e suporte adicional. 

 

1 mês de idade   

Durante esta consulta, o médico do seu filho pode verificar itens como os reflexos e o tônus muscular do bebê, além de examinar os pontos fracos na cabeça do bebê, chamados de fontanelas. Se houver algo específico que você gostaria que o médico de seu filho verificasse, vá em frente e mencione. O médico também pode perguntar você sobre como está a alimentação. Por exemplo, você pode ser questionado sobre a quantidade de fórmula que está oferecendo ou com que frequência amamenta seu bebê.  

 

Se você planeja voltar ao trabalho em breve enquanto continua amamentando, o médico do seu recém-nascido pode aconselhá-la sobre como bombear e armazenar o leite materno. Você também pode usar esta oportunidade para perguntar como encontrar uma boa creche. Use este compromisso para fazer quaisquer perguntas que você tenha sobre como se ajustar à vida de pai ou mãe. Por exemplo, se você suspeita que pode ter de pós-parto ou não está se recuperando como espera após o parto, trazendo isso tona também. Se você é o pai, pode perguntar o que pode fazer para se relacionar com seu bebê.  

 

2 meses de idade   

Nessa consulta, seu bebê pode receber algumas vacinas, incluindo como vacinas DTaP, Hib e IPV. Como vacinas serão aplicadas em vários exames de saúde da criança, vale, portanto, a pena dar uma olhada no calendário de vacinação ou pedir orientação ao médico de seu filho sobre quais vacinas esperar e quando. A saúde do coração e dos pulmões do seu bebê pode ser verificada. O médico do seu filho dominou um estetoscópio para ouvir os batimentos cardíacos do bebê em busca de sinais de irregularidade e para ouvir os pulmões do bebê em busca de sinais de dificuldades respiratórias. Se o seu bebê tem assaduras, o médico do seu filho pode recomendar pomadas ou cremes para tratamento e prevenção. O médico do seu filho também pode informa-lo sobre outras erupções cutâneas comuns em bebês para ficar de olho.  

4 meses de idade   

  

Nesta visita, o médico do seu bebê pode examinar os olhos do seu filho e rastrear os movimentos oculares. O médico também pode mover as pernas do bebê para verificar se as articulações estão desenvolvendo bem e pressionar suavemente a barriga do bebê para verificar se os órgãos estão se formando bem. O sono é uma parte importante do desenvolvimento do seu bebê e, portanto, o médico do seu filho pode perguntar sobre os hábitos de sono diurnos e noturnos do bebê. Ele também pode oferecer conselhos sobre horários de soneca e hora de dormir e como ajudar seu filho a dormir durante a noite.  

6 meses de idade   

  

Nesse mês, o médico de seu filho pode oferecer dicas sobre a introdução de sólidos e informá-la sobre os sinais de uma reação alérgica a ser observadas conforme você introduz novos alimentos, um de cada vez. O médico também pode dar conselhos personalizados sobre quais alimentos começaram, como estabelecer hábitos alimentares saudáveis e como realmente alimentar com alimentos sólidos o seu bebê.  

9 meses de idade   

  

Quando os dentes do seu bebê começarem a crescer, o médico do seu filho pode verificar seu crescimento e recomendar um bom dentista pediátrico em sua área. O médico do seu bebê também pode mostrar como cuidar dos primeiros dentes minúsculos. Outros tópicos que podem surgir neste exame incluem como desmamar seu bebê da mamadeira quando chegar à hora, quando começou a dar leite de vaca e quando colocar utensílios e um copo com canudinho.  

1 ano de idade  

  

Durante esta consulta, o médico do seu filho pode perguntar sobre certas habilidades motoras, como por exemplo, seu filho pode ficar de pé, andar sozinho ou com a mão segura, ou usar o dedo para apontar os objetos que deseja. Você pode perguntar ao médico de seu filho quando ele pode começar o andar, se ainda não fez; quais medidas de proteção ao bebê deve você tomar em casa agora que seu filho está ficando mais agitado; e onde obter sapatos adequados para seu filho.  

 

1 ano e 2 meses de idade  

O médico do seu filho pode perguntar como são as habilidades interpessoais, de linguagem e cognitivas de seu filho. Por exemplo, ele pode perguntar se seu filho está começando a explorar de forma mais independente, se ele aponta para objetos comuns quando você diz seus nomes e se ele pode seguir instruções simples como "dê a colher para o papai". Se você está planejando ter outro bebê em breve, pergunte ao médico como apresentar ao seu filho o conceito de ter um irmão ou irmãzinha.  

 

1 ano e 5 meses de idade  

  

À medida que seu filho fica mais ativo e independente, você pode perguntar ao médico de seu filho sobre estratégias para mantê-lo seguro em seu ambiente doméstico. Este também é um bom momento para discutir maneiras de controlar o comportamento de seu filho e estabelecer regras e limites apropriados para a idade. Se seu filho tiver certos fatores de risco, os testes de triagem relevantes podem ser oferecidos neste check-up. Por exemplo, os testes de triagem podem ser recomendados para coisas como audição, visão, atrasos no desenvolvimento ou autismo. O médico também pode trazer à tona o tema sobre desfralde e repassar alguns dos sinais de prontidão para começar o treinamento do penico.  

 

2 anos de idade  

Antes desta visita, você pode estar se perguntando sobre os próximos "terríveis dois anos" e como você deve lidar com os excessos de raiva e os inevitáveis colapsos no supermercado. Esta visita é uma ótima oportunidade para levantar suas dúvidas e preocupações sobre como o comportamento e a personalidade de seu filho pode estar evoluindo. O médico do seu filho explica o que é normal durante este estágio de desenvolvimento e como apoiar a crescente independência de seu filho. A pré-escola pode estar chegando no próximo ano ou dois, e seu médico pode ajudá-lo a encontrar uma pré-escola que seja adequada para seu filho.  

2 anos e meio  

Além das verificações habituais, um tópico que pode surgir durante esta visita é o processo de desfralde se o seu filho começou a deixar as fraldas e não está indo bem, ou se você não tem certeza de como iniciar o processo, seu médico pode oferecer sugestões. Este exame também pode ser um grande momento para conversar com o provedor de cuidados de seu filho sobre o temperamento e a personalidade de seu filho. Por exemplo, se você tem alguma preocupação sobre como seu filho está interagindo com outras crianças, ou se seu filho particularmente parece tímido, você pode querer trazer isso à tona para ver que conselho ou garantia o provedor de seu filho pode dar.  

 

3 anos  

  

Durante esta sessão, o médico do seu filho pode perguntar sobre qualquer coisa que esteja perturbando o sono do seu filho, como pesadelos, por exemplo, e como lidar com outros problemas de sono. O tempo de tela também pode aumentar. Você pode falar sobre quanto o tempo de tela uma criança de 3 anos deve ter e que tipo de programação é boa para uma criança dessa idade.  

O que acontece na consulta de uma criança saudável?  

Cada visita pode ser um pouco diferente com base na idade e estágio de desenvolvimento de seu filho, em quaisquer necessidades específicas de seu filho e na maneira como o profissional de saúde de seu filho faz as coisas. No entanto, aqui estão algumas das coisas que normalmente acontecem em uma visita de uma criança pequena nos primeiros anos:   

 

  

  • Um exame físico que pode incluir checar as orelhas, olhos, boca, pele, membros, barriga e outras partes do corpo do bebê   

  • Uma avaliação do desenvolvimento físico do seu filho, incluindo seus movimentos e habilidades motoras   

  • Uma avaliação de seu desenvolvimento emocional e cognitivo; por exemplo, verificar se seu filho está reagindo e interagindo normalmente para a idade e se está aprendendo de forma adequada para a idade   

  • Como imunizações podem ser dadas  

  • Testes de triagem ou outros testes podem ser recomendados, se necessário   

  • O médico do seu filho pode dar conselhos sobre alimentação e nutrição ou recomendar vitaminas ou suplementos extras, como vitamina D ou ferro, se forem necessários  

  • Seu médico pode compartilhar ideias sobre a próxima fase do desenvolvimento de seu filho. Se seu filho não está se desenvolvendo conforme o esperado, o médico também pode oferecer recomendações sobre tratamento ou terapias para ajudar seu filho a voltar aos trilhos.  

  • O médico do seu filho respondeu a quaisquer perguntas que você tem sobre os pais ou sobre a saúde e o bem-estar do seu filho. Nenhuma pergunta é muito grande ou muito pequena. Você pode perguntar alguma coisa, já que seu filho dormir deve durante o dia até quando mudar o assento do carro voltado para trás para frente.  

  • O médico do seu filho pode fornecer informações sobre os recursos em sua área e sobre como fazer certas coisas, como escolher uma boa babá encontrar, um dentista pediátrico acessível ou selecionar a pré-escola certa.  

Benefícios da consulta   

Os exames de saúde da criança são inestimáveis para você e seu filho. Aqui estão apenas alguns dos benefícios das verificações de crianças pequenas:  

 

 

  • Identificando problemas cedo. O profissional de saúde do seu filho usará essas visitas para ficar de olho em quaisquer problemas, para que sejam tomadas medidas para colocar seu filho de volta no caminho certo. Por exemplo, se seu filho está ganhando muito peso, seu provedor pode dar conselhos sobre nutrição para que seu filho volte a ter um peso saudável.  

  • Prevenindo problemas. Por exemplo, garante que seu filho está imunizado contra certas doenças infantis ajuda a evitar que seu filho adoeça com uma doença evitável.  

  • Obtendo respostas. Você pode ter algumas perguntas que não são urgentes o suficiente para justificar uma consulta médica em separado. Saber que uma consulta de parto está chegando dá a chance de reunir todas as suas perguntas e recebê-las de um médico profissional de sua confiança. Lembre-se de que não existem "perguntas tolas" quando se trata da saúde e do bem-estar de seu filho.  

  • Aprendendo sobre o que está por vir. O médico do seu filho pode dar ideias e informações sobre o próximo estágio de desenvolvimento do seu filho. Isso significa que certas coisas podem ser menos surpreendentes quando acontecem. Por exemplo, o médico do seu filho pode dizer que o tipo de mudanças comportamentais esperou dos "terríveis dois anos" e como lidar com as birras que se seguem.  

  • Criar um relacionamento forte com o médico de seu filho. 

Como aproveitar ao máximo como consultas  

Existem algumas coisas que você pode fazer para garantir que obtenha o máximo dos exames de saúde do seu filho:   

  • Se para possível, agende a consulta para um horário em que você achar que seu filho estará bem descansado e bem alimentado, e tente escolher um horário em que você mesmo não está com pressa. Além disso, considere o quão ocupado o médico de seu filho está. Pode ser mais fácil se você conseguir o primeiro compromisso do dia, ou um que não seja durante a "hora do rush".  

  • Se para possível, ambos os pais devem estar nas primeiras visitas para garantir que vocês conheçam o médico de seu filho e obtenham as mesmas informações básicas sobre cuidados com o bebê recém-nascido  

  • Embale tudo o que você precisa, como informações de seu seguro, histórico médico de seu filho e sua bolsa de fraldas (cheia de fraldas extras, lanches e brinquedos)  

  • Considere manter um registro físico ou digital do que foi discutido em cada consulta de puericultura. Mantenha cópias dos resultados laboratoriais do seu filho e evidências de vacinações no mesmo local ou também formato. Ter todas essas informações em um único lugar desde o início lance mais fácil olhar para trás e encontrar as informações quando você precisar delas. Quando seu filho entra na pré-escola ou na escola, você pode precisar fornece documentação de certos detalhes médicos.  

  • Ao ir à consulta, vista o seu filho com roupas que são fáceis de tirar e vestir. O seu filho pode ficar sem roupa durante parte da consulta e o médico de seu filho pode precisar de acesso fácil para administrar as vacinas.  

  • Anote todas as perguntas que você tem e leve a lista com você para não esquecer nada importante. Ter uma lista de perguntas também permite que você se concentre nas respostas em vez de pensar no que perguntar a seguir. 

  • Entre as visitas, anote observações sobre o desenvolvimento de seu filho, incluindo quaisquer marcos alcançados, e anote os horários de alimentação e sono do filho.  

  •  

PERGUNTAS FREQUENTES  

Com que frequência são agendadas as consultas de bebês?  

 

Durante os primeiros anos, esta é a programação típica de consultas de crianças pequenas:  

  • Primeira semana  

  • 1 mês de idade  

  • 2 meses de idade  

  • 4 meses de idade  

  • 6 meses de idade  

  • 9 meses de idade  

  • 1 ano de idade  

  • 15 meses de idade  

  • 18 meses de idade  

  • 2 anos de idade  

  • 2 ½ anos de idade  

  • 3 anos.  

 

O que pode esperar de uma consulta de uma criança saudável?  

 

Não existe um tamanho único para todas as respostas. O que acontecerá em cada consulta de puericultura dependerá da idade e do estágio de desenvolvimento de seu filho, de quaisquer problemas médicos de seu filho, de que imunizações ou exames de rotina podem ser necessários, bem como o que o médico do seu filho planeja para cada consulta.  

 

 No entanto, você pode esperar que tópicos sobre o crescimento, a saúde e o desenvolvimento de seu filho apareçam e que o médico de seu filho tente responder a quaisquer perguntas que você tem sobre a saúde e o bem-estar de seu filho.  

 

 O que significa uma consulta de uma criança saudável?  

Este é o termo usado para os exames regulares que seu filho faz com seu médico até a idade de 21 anos. A consulta às vezes é chamada de exame de bebê em estado de saúde ou simplesmente exame de 4 meses, por exemplo.  

  

O que devo perguntar na primeira consulta médica do meu bebê?  

Você pode perguntar qualquer coisa que lhe interesse em termos de saúde e desenvolvimento de seu filho, ou mesmo sobre a paternidade. Alguns exemplos, como:  

  • Como posso saber se meu bebê está comendo o suficiente?  

  • Como posso arrotar meu bebê ou aliviar a gases?  

  • Qual é um ambiente seguro para o sono do meu bebê? De quantas camadas de roupa meu bebê precisa para dormir?  

  • Quanto tempo posso ficar ao ar livre com meu recém-nascido?  

  • Meu bebê chora muito - é cólica? Como posso acalmar meu bebê durante crises de choro?  

  • Que sinais indicam que meu recém-nascido precisa de atenção médica urgente?  

  • Se houver uma emergência médica, a quem devo ligar ou para onde devo levar meu bebê?  

  • Quando exatamente será agendada a próxima consulta de puericultura?  

 

Uma grande imagem  

Os exames de saúde da criança são importantes para seu filho. Eles permitem que o profissional de saúde acompanhe o crescimento e o desenvolvimento de seu filho, aplique vacinas ou testes de triagem necessários e identifique quaisquer problemas precocemente. Trabalhando juntos, você e o provedor de seu filho podem dar a ele o melhor começo de vida possível.   

 

Além disso, cada consulta de puericultura é uma grande oportunidade para você fazer qualquer pergunta sobre a saúde de seu filho e sobre os pais em geral.   

 

Tente não perder os exames agendados para um bebê saudável; eles podem ser uma riqueza de informações e uma forma importante de ajudar a garantir o desenvolvimento feliz e saudável de seu filho. Aproveitando essas sessões individuais com o médico de seu filho, você pode descobrir que ele se torna menos "médico" e mais um parceiro em sua jornada como mãe e pai. 

Flexible Banner V2